Questões de Concurso Sobre sociedade civil em sociologia

Foram encontradas 65 questões

Q3047027 Sociologia
Julgue o item subsequente.

A plena cidadania é um direito universal conferido a todos os indivíduos em todos os países do mundo, sem restrições baseadas em nacionalidade, idade ou status migratório, garantindo igualdade total de direitos e responsabilidades civis e políticas.
Alternativas
Q3037209 Sociologia

Leia os textos a seguir, e assinale:


1. Cidadania.

2. Participação Social.

3. Participação Cidadã.

4. Participação Comunitária.


( ) È considerada na Constituição Federal uma das formas mais avançadas de democracia, pois determina uma nova relação entre o Estado e a Sociedade, de maneira que as decisões sobre as ações na saúde deverão ser negociadas com os representantes da sociedade, uma vez que eles conhecem a realidade da saúde das comunidades.

( ) Significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. 

( ) É a redistribuição de poder que permite aos cidadãos, excluídos dos processos políticos e econômicos, serem ativamente incluídos.

( ) É um termo que lança um olhar mais amplo sobre o tema, em que a comunidade pode participar na política, economia, saúde, etc. O fruto dessa participação é um benefício universal.


Assinale a sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2931343 Sociologia

Um projeto social deve ser entendido como o nível mais específico de ações articuladas dirigidas ao campo social. Representa a unidade básica de intervenção e tem sempre por objetivo produzir alterações nas condições de vida de indivíduos, grupos, famílias e regiões.


Dentre os elementos abaixo, utilizados para o desenho e a avaliação de projetos sociais, NÃO é correto o ittem:

Alternativas
Q2931341 Sociologia

Indicador é uma medida quantitativa ou qualitativa utilizada para verificar o alcance dos insumos na implantação dos processos, bem como para aferir mudanças e objetivos de um programa ou projeto social em termos de quantidade, qualidade e tempo. Os indicadores podem ser classificados como indicadores de insumo, processo, produtos, efeitos e impacto.


Em relação a essas categorias de indicadores, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2931324 Sociologia

Em relação à questão da segurança pública no Brasil, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Q2928564 Sociologia

Analise as afirmativas abaixo em relação ao conceito de cidadania:


O conceito de cidadania compreende as dimensões: civil, política e social. O conceito de cidadania não varia no tempo e no espaço. A cidadania é um dos fundamentos constitucionais da República Federativa do Brasil.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905407 Sociologia

Michel Foucault observa que, nos regimes absolutistas o poder se exercia e se reafirmava por meio do severo exercício da punição. Com a Revolução Francesa, surge uma sociedade disciplinar calcada no dispositivo de vigiar e disciplinar. Löic Wacquant assinala que, nos países da Europa, a regulamentação punitiva das parcelas pauperizadas do novo proletariado pós-fordista efetua-se principalmente por intermédio de dispositivos panópticos cada vez mais sofisticados e intrusivos, diretamente integrados aos programas de proteção e assistência. Na França, a Direção da Prevenção e da Ação Social elaborou um sistema de informação que permite construir tipologias das pessoas e lares. Esse sistema tem como objetivo

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905371 Sociologia

A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o Brasil já teve, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã. Entre as suas principais conquistas estão:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905366 Sociologia

Para José Murilo de Carvalho, o processo de aquisição dos direitos civis para o exercício da cidadania no Brasil é ainda hoje difícil de ser resolvido. Historicamente, o autor destaca três empecilhos principais:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905355 Sociologia

A construção da cidadania é um processo longo e difícil. José Murilo de Carvalho relata que no caso brasileiro, até o final do período colonial, a maioria da população estava excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade. A independência não introduziu mudança radical neste panorama. Durante o período do Império, algumas pequenas medidas trouxeram alguns avanços como a aprovação pela Câmara dos deputados, em 1881, da lei que introduzia o voto direto. Entretanto, essa lei trazia uma série de restrições, o que dificultava a ampliação dos direitos civis e que provocaram os protestos de Joaquim Nabuco. Entre estas restrições constavam

Alternativas
Q2796240 Sociologia

Políticos, dirigentes, comunicadores, sociólogos e outros profissionais que têm na comunicação um instrumento de trabalho que, de alguma forma, interagem no meio social, passaram a utilizar o termo Cidadania de forma um tanto exagerada. Porém, o real significado do que ser cidadão é:

Alternativas
Q2796237 Sociologia

O conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo é o que chamamos de Cidadania. São valores da cidadania, EXCETO:

Alternativas
Q2772111 Sociologia
A Revolução das indústrias químicas e metalúrgicas, o domínio da energia obtida pelo vapor e outras inovações científicas e mecânicas ocorridas ao longo dos séculos XVIII e XIX reforçaram a crença de que o conhecimento levaria a humanidade a umpatamar mais elevado de progresso e bemestar material, diretamente associada aos princípios do:
Alternativas
Q2750425 Serviço Social

Nos últimos anos estamos vivenciamos de forma cada vez mais clara duras ameaças de mudanças estruturais propostas pelo capital, advindas dos ideários neoliberais, modelo que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia. De acordo com a charge abaixo, e nos conhecimentos que fazem referência ao neoliberalismo, interprete as assertivas abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


I - Infere que dentre as principais ideias do receituário neoliberal, destacam-se a necessidade de privatização da esfera pública, desregulamentação financeira, flexibilização das relações e condições de trabalho, retração ou diminuição do Estado e reestruturação de políticas sociais.

II - Infere do texto que para continuar alimentando o sistema da dívida em âmbito nacional e regional, o governo sacrifica o povo com pesados tributos, ausência de retorno em bens, serviços e investimentos, e ainda “rifa o patrimônio público”.

III - Infere que essa política econômica com seu forte poder ideológico refletiu em influências e consequências para a mitigação da desigualdade social, onde as camadas mais baixas que vivenciam esta drástica mudança é de fato a população que utiliza dos serviços públicos e que precisa se adequar com os mínimos sociais e enxugamento do Estado com pouca ou nenhuma intervenção do governo.


Seguem como opção (ões) correta(s):

Alternativas
Q2736651 Sociologia

Considerando que cidadania é um direito e dever constitucional, pode-se afirmar que são princípios de cidadania:

Alternativas
Q2716938 Sociologia

“O exercício de certos direitos, como a liberdade de pensamento e o voto, não gera automaticamente o gozo de outros, como a segurança e o emprego. O exercício do voto não garante a existência de governos atentos aos problemas básicos da população. Dito de outra maneira: a liberdade e a participação não levam automaticamente, ou rapidamente, à resolução de problemas sociais. Isto quer dizer que a cidadania inclui várias dimensões e que algumas podem estar presentes em outras”. (CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O longo caminho.)


Atualmente, é usual desdobrarmos a cidadania em direitos civis, políticos e sociais: se o indivíduo não for titular destes direitos, não possui de fato sua condição de cidadão assegurada. Acerca da relação entre estes três tipos de direitos, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2716934 Sociologia

“O problema fundamental em relação aos direitos do homem, hoje, não é tanto o de justificá-los, mas o de protegê-los. Trata-se de um problema não filosófico, mas político”. (BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos).


Acerca da questão da justificativa e da proteção dos Direitos Humanos no mundo contemporâneo, pode-se afirmar, na esteira de Bobbio, que sua justificativa estaria suficientemente assegurada:

Alternativas
Q2716930 Sociologia

“Proponho-me submeter a vosso julgamento algumas distinções, ainda bastante novas, entre duas formas de liberdade, cujas diferenças até hoje não foram percebidas ou que, pelo menos, foram muito pouco observadas. Uma é a liberdade cujo exercício era tão caro aos povos antigos; a outra, aquela cujo uso é particularmente útil para as nações modernas.” (CONSTANT, Benjamim. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos.)


Nesse discurso, proferido no Athenee Royal de Paris em 1819, Benjamin Constant enunciou uma questão crucial para o entendimento da política no mundo moderno, acerca da transformação do sentido e significado da ideia de liberdade. Em seu famoso ensaio “Dois conceitos de Liberdade” (1958), o filósofo Isaiah Berlin retomou esta questão, chamando a liberdade dos antigos de “positiva” e a liberdade dos modernos de “negativa”, e examinando-lhes os matizes mais demoradamente. Sobre estas duas noções de liberdade, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2716928 Sociologia

Onde quer que sejam colocadas em prática, iniciativas de ação afirmativa – a política de cotas raciais sendo recentemente o exemplo mais notório no Brasil – suscitam debates e polêmicas de diversos teores na esfera pública.


Do ponto de vista de sua fundamentação filosófica, os argumentos mobilizados para justificá-las enquanto ações moralmente válidas são:

Alternativas
Q2716923 Sociologia

Em 1776, no início do rascunho que depois se transformaria na Declaração de Independência dos Estados Unidos, Thomas Jefferson escreveu: “Consideramos estas verdades autoevidentes: que todos os homens são criados iguais, dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade”.


A convicção de Jefferson sofreria diversos influxos ao longo da história, culminando na Declaração Universal dos Direitos Humanos, formalizada e adotada pela ONU em 1948. Segundo tal Declaração, os direitos humanos supõem três qualidades encadeadas, sendo portanto direitos:

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: C
5: A
6: C
7: E
8: E
9: D
10: B
11: A
12: D
13: C
14: D
15: C
16: B
17: A
18: C
19: E
20: A