Questões de Concurso
Sobre sociedade civil em sociologia
Foram encontradas 82 questões
“Exatamente porque a expressão ____________ em seu significado oitocentista e hodierno nasceu da contraposição (ignorada pela tradição) entre uma esfera política e uma esfera não política, é mais fácil dela encontrar uma definição negativa do que uma positiva, tanto mais porque nos tratados de direito público e de doutrina geral do Estado (...) nunca está ausente uma definição positiva do Estado: ____________ como conjunto de relações não reguladas pelo Estado, e portanto como tudo aquilo que sobra uma vez bem delimitado a âmbito no qual se exerce o poder estatal”.
(BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: Para uma teoria geral da política. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003 - p. 34.)
As expressões que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:
A plena cidadania é um direito universal conferido a todos os indivíduos em todos os países do mundo, sem restrições baseadas em nacionalidade, idade ou status migratório, garantindo igualdade total de direitos e responsabilidades civis e políticas.
Leia os textos a seguir, e assinale:
1. Cidadania.
2. Participação Social.
3. Participação Cidadã.
4. Participação Comunitária.
( ) È considerada na Constituição Federal uma das formas mais avançadas de democracia, pois determina uma nova relação entre o Estado e a Sociedade, de maneira que as decisões sobre as ações na saúde deverão ser negociadas com os representantes da sociedade, uma vez que eles conhecem a realidade da saúde das comunidades.
( ) Significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o
cidadão está sujeito no seu relacionamento com a
sociedade em que vive.
( ) É a redistribuição de poder que permite aos cidadãos,
excluídos dos processos políticos e econômicos,
serem ativamente incluídos.
( ) É um termo que lança um olhar mais amplo sobre o
tema, em que a comunidade pode participar na
política, economia, saúde, etc. O fruto dessa
participação é um benefício universal.
Assinale a sequência CORRETA é:
De acordo com Ribble (2010), são considerados elementos da cidadania digital, EXCETO:
(Intolerância Religiosa, Sidnei Nogueira, Coleção Feminismos Plurais, São Paulo, editora Jandaíra, 2020, págs. 34/35)
Com relação à Intolerância Religiosa em nosso País, avalie as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal proíbe que sejam oferecidas aulas de uma religião específica nas escolas públicas, já que essa prática violaria o princípio do Estado Laico.
II. O racismo religioso é um fenômeno que vai além da intolerância religiosa, já que evidencia que as agressões não se restringem a um ataque religioso, mas têm como objetivo a negação de uma cultura, por meio de um processo de desqualificação de certas práticas, como é comum observar nas religiões de matriz africana.
III. O ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional como disciplina facultativa nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, conforme decidido na ADI 4439, autorizando, em igualdade de condições, o oferecimento de ensino confessional das diversas crenças.
Está apenas correto o que se afirma em
Julgue o item a seguir.
Os papéis sociais mudaram muito nos últimos anos e
com essas mudanças as estruturas, que antes
funcionavam de uma determinada maneira, estão
diferentes na atualidade, principalmente em relação ao
papel feminino.
O trecho acima se refere ao conceito de
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A globalização, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e o surgimento de gigantescas empresas transnacionais, tem causado redução dos direitos políticos, na medida que diminui o poder dos estados nacionais e o consequente papel que a representação política exerce. ( ) O aumento da desigualdade social provoca uma redução nos direitos civis vivenciados: a diminuição da sensação de segurança e o aumento da criminalidade são fatores de restrição a efetiva liberdade, na medida que aumentam a exposição ao risco e alteram as noções de Justiça e de Estado Democrático de Direito. ( ) Experiências de gestões participativas têm se multiplicado, principalmente no âmbito dos governos municipais e a inclusão digital tem proporcionado formas alternativas de organização e ativismo político. Apesar disso, ainda não se cogita a possibilidade de formas estruturadas e seguras de participação popular nos processos de decisão pública. ( ) O surgimento das ONG’s (organizações não governamentais) como proponentes, facilitadoras, executoras e fiscalizadoras da execução de políticas públicas tem possibilitado uma maior participação da sociedade civil no Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A partir das colocações do texto base e de estudos sobre a opinião na esfera pública e sua relevância para a Sociologia do Direito, assinale a alternativa correta.
Conforme Janoski, cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um Estado-nação, com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item, relativos à cidadania.
Todo homem é tido como culpado até o momento em
que seja declarado inocente.
A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item.
Proveniente do latim civitas, que significa cidade, o
vocábulo cidadania adquiriu, diacronicamente, um
sentido bem mais amplo, tornando-se um dos pilares do
Estado Democrático de Direito.
O termo “cidadania regulada” foi cunhado para descrever, entre outras coisas, um tipo específico de cidadania à braseira onde só é cidadão aquele que está formalmente inserido no mercado de trabalho, com função reconhecida pelo Estado. Segundo autor:
“por cidadania regulada entendo o conceito de cidadania cujas raízes encontram-se, não em um código de valores políticos, mas em um sistema de estratificação social, e que ademais, tal sistema de estratificação ocupacional é definido por norma legal”. (1979, p,75).
O termo “cidadania regulada” foi cunhado por:
A cidadania é definida como a extensão de direitos e deveres a todas as camadas da população, todavia tal conceito se modifica com a dinâmica da própria sociedade, com referência específica a transformações de ordem política, econômica, social e cultural.