Questões de Concurso
Sobre características da comunicação pública em comunicação social
Foram encontradas 463 questões
Sobre a Comunicação Pública, marque “V" para as afirmativas verdadeiras e “F" para as falsas:
I. A comunicação pública tem como um de seus pressupostos fortalecer a democracia, tornando-se um indicador de qualidade do sistema político e da participação.
II. O debate publico e a transparência são partes fundamentais da comunicação pública.
III. Sistemas de propaganda e marketing do poder executivo são paralelos ao sistema público de comunicação.
IV. A opinião pública justifica o planejamento da comunicação pública.
V. As tecnologias e as redes sociais podem contribuir para fortalecer o espaço público, no sentido de aproximar Estado e sociedade, transformando as pautas governamentais em assuntos mais sedutores e persuasivos.
Acerca de comunicação, democracia e desenvolvimento da opinião pública e dos tipos e técnicas de pesquisa de opinião, julgue o próximo item.
A comunicação contribui, de forma substancial, para que a população acesse a informação corretamente, contribuindo para o conhecimento e a manutenção de direitos e liberdades e para a participação popular na tomada de decisões do país.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação pública.
A comunicação pública, embora envolva a troca de informações entre órgãos do governo e a sociedade, tem um papel pouco relevante quando se trata de promover transparência, acessibilidade e engajamento cívico.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação pública.
A adoção de linguagem simples é fundamental para garantir que a mensagem a ser transmitida seja entendida por todo o público.
Acerca da comunicação no âmbito do setor público, julgue o próximo item.
Uma vez que o emprego da linguagem simples no setor público gera mais inclusão e acessibilidade, a informalidade de tratamento deve ser adotada no atendimento ao cidadão.
Acerca da comunicação no âmbito do setor público, julgue o próximo item.
A comunicação pública relaciona-se diretamente com a viabilidade da comunicação de interesse público, envolvendo não apenas o Estado, como toda a sociedade.
I.A comunicação pública deve ser orientada pelos princípios da administração pública, como legalidade, publicidade e eficiência, garantindo a transmissão de informações de interesse coletivo.
II.O assessor de imprensa, no contexto da comunicação pública, deve atuar como mediador, assegurando que as informações divulgadas respeitem a transparência e a ética.
III.A comunicação pública pode ser utilizada para atender aos interesses políticos de gestores públicos, desde que não comprometa a estrutura administrativa.
Está correto o que se afirma em:
I.A comunicação organizacional nos campos governamental e corporativo começou a ser encarada como algo fundamental e uma área estratégica nas últimas décadas, considerando que o poder público tem obrigação de prestar contas à sociedade.
II.A instituição pública/governamental deve ser hoje concebida como instituição aberta, que interage com a sociedade, com os meios de comunicação e com o sistema produtivo.
III.A comunicação pública possui como pilares essenciais característicos de seu espectro: a causa pública, os princípios democráticos e o interesse público.
Está correto o que se afirma em:
No que concerne à comunicação pública, julgue o próximo item.
Os processos de comunicação pública incluem a interação com a sociedade, sendo a promoção da transparência e da participação cidadã um de seus principais objetivos.
No que concerne à comunicação pública, julgue o próximo item.
Instrumentos de comunicação pública podem incluir canais como websites institucionais, redes sociais, boletins informativos e audiências públicas.
No que concerne à comunicação pública, julgue o próximo item.
A comunicação pública é exclusiva das instituições governamentais, não sendo praticada no âmbito de organizações do terceiro setor ou organizações privadas.
No que concerne à comunicação pública, julgue o próximo item.
A Constituição Federal de 1988 juntamente com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais regulamentam de forma abrangente e sem lacunas legais significativas a comunicação pública no Brasil.
“Parece-nos que a especificidade brasileira se repousa no fato de que as fontes não se limitaram a tentar intervir sobre a agenda da imprensa tradicional e partiram para difundir, elas mesmas, diretamente à opinião pública, constituindo para tanto seus meios de comunicação(...). Com isso, passa a existir uma inversão de papéis no cenário tradicional da difusão de informações: as fontes assumem o papel de difusor, qui sa de broadcaster. Estes atores sociais atuam com critérios editoriais próprios para definir seus parâmetros de noticiabilidade e para selecionar os temas a serem divulgados (framming)”.
(SANT’ANNA, s/d)
O fenômeno tratado no texto, que pode ser exemplificado por iniciativas como a TV Senado e a TV Câmara, é denominado
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.