Questões de Concurso Sobre direitos autorais em comunicação social em comunicação social

Foram encontradas 56 questões

Q3136666 Comunicação Social
A ética e a responsabilidade na redação exigem o respeito aos direitos autorais, reconhecendo e protegendo a propriedade intelectual de autores e criadores de conteúdo. A violação dos direitos autorais pode ter consequências legais e comprometer a credibilidade do redator, além de prejudicar a produção cultural e a disseminação do conhecimento. Considerando a importância do respeito aos direitos autorais, especifique a prática, a qual NÃO representa uma violação da propriedade intelectual.
Alternativas
Q2380407 Comunicação Social
Na página de créditos da obra, é comum aparecer o símbolo ©, que representa o copyright, palavra de língua inglesa, de uso internacional.
Esse símbolo é indicativo da propriedade
Alternativas
Q2291322 Comunicação Social
Propriedade Intelectual é o conceito relacionado à proteção legal e ao reconhecimento de autoria de obra de produção intelectual. Segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o conceito se divide em duas categorias, que são elas:
Alternativas
Q2056589 Comunicação Social
De acordo com a Lei 9.610/98, sobre a coautoria, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2011560 Comunicação Social
Na elaboração de uma reportagem de TV, não podemos usar imagens
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Produtor Cultural |
Q1758845 Comunicação Social
Sobre o pagamento de retribuições autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2019 - UFMG - Produtor Cultural |
Q1758839 Comunicação Social
Sobre o Direito Autoral é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1259210 Comunicação Social

Considere o trecho a seguir:

“A utilização de uma obra por terceiros deve ter autorização prévia e expressa de seu criador, assim como a transferência de direitos a qualquer título deve pressupor estipulação contratual escrita. Com esse entendimento, os ministros da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenaram uma empresa jornalística a indenizar um repórter fotográfico em R$ 12 mil por violação de direito autoral.

O fotógrafo, que trabalhou nos veículos da empresa por quatro anos, afirmou que por diversas vezes a indicação da autoria de suas fotos havia sido omitida ou dado o crédito a outros profissionais. Ele sustentou ainda que a companhia teria obtido lucro com a venda de suas fotografias para outras empresas sem a sua autorização e sem o pagamento pelo seu acervo.”



(TST condena empresa de jornalismo que revendeu fotografias sem autorização, Consultor Jurídico, 5 de agosto de 2018. Disponível em

<https://www.conjur.com.br/2018-ago-05/tst-condena-empresa-revendeu-fotografias-autorizacao>)

A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q1248903 Comunicação Social

“Organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. Suas licenças de direitos autorais livres e fáceis de usar fornecem uma maneira simples e padronizada, que permite ao público a permissão para compartilhar e utilizar o seu trabalho criativo – sob condições de sua escolha. Estas licenças não são contrárias aos direitos de autor. Elas funcionam complementarmente aos direitos autorais e permitem que o próprio autor modifique seus termos de direitos autorais para melhor atender às suas necessidades.”

A que organização o texto dado faz referência?

Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1183800 Comunicação Social
O conceito de cultura como recurso ganhou legitimidade e deslocou ou absorveu outros conceitos a ela atribuídos. A cultura é hoje vista como algo em que se deve investir, distribuída nas mais diversas formas, utilizada como atração para o desenvolvimento econômico e turístico, como mola propulsora das indústrias culturais e fonte inesgotável para novas indústrias que dependem da propriedade intelectual. A alta cultura torna-se um recurso para o desenvolvimento urbano com os museus contemporâneos (por exemplo, o Guggenheim de Bilbao). Rituais, práticas estéticas do dia a dia, tais como canções, lendas populares, culinária, costumes e outras práticas simbólicas também são mobilizados como recursos para o turismo e para a promoção das indústrias do patrimônio. As indústrias da cultura de massa, em especial as do entretenimento e dos direitos autorais, que vêm integrando cada vez mais a música, o filme, o vídeo, a televisão, as revistas, a difusão por satélite e a cabo, constituem os maiores contribuidores mundiais do produto nacional bruto. Assim, em vez de focalizar o conteúdo da cultura, talvez seja melhor fazer uma abordagem da cultura do nosso tempo, caracterizada como uma cultura de globalização acelerada, como um recurso.

                                                                                                                                 George Yúdice. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Marie-Anne Kremer (Trad.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 11; 25 (com adaptações).
Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

Apesar de apresentar padrão acadêmico e tom impessoal, o texto manifesta explícita crítica à cultura de massa, ao associá-la a mero entretenimento e à comercialização de direitos autorais.
Alternativas
Q1120224 Comunicação Social

São, entre outras, obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como :

1. textos de obras literárias, artísticas ou científicas.

2. conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza.

3. obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe somente por escrito.

4. composições musicais, tenham ou não letra.

5. obras audiovisuais, sonorizadas ou não, exceto as cinematográficas.

Estão corretos, apenas, os itens:

Alternativas
Q1088003 Comunicação Social
É o direito que o autor, a pessoa física criadora de obra intelectual, tem de gozar dos benefícios morais e econômicos resultantes da reprodução de suas criações. Ao criar uma obra de espírito, o autor adquire dois direitos: o moral e o patrimonial. O direito moral é ter o nome citado todas às vezes que a obra for publicada. É irrenunciável e inalienável. O direito _____ é _____ total ou parcialmente, para sempre ou por tempo determinado, independente de se tratar de assalariado ou freelancer. A Lei nº. 9. 610 de 19 de fevereiro de 1998 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais. Não faz distinção, protege todos os autores de obras intelectuais.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q1084669 Comunicação Social
Considerando a Lei N° 9610, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre direitos autorais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1084668 Comunicação Social
Assinale, entre as alternativas abaixo, a única que não é considerada obra intelectual protegida pela Lei N° 9610, de 19 de fevereiro de 1998.
Alternativas
Q1084667 Comunicação Social
O pagamento de direitos autorais pelo uso de músicas em obras televisivas e radiofônicas é fiscalizado, no Brasil, por qual organismo?
Alternativas
Q1007909 Comunicação Social
Com relação ao direito de imagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2019 - UFF - Publicitário |
Q981840 Comunicação Social
De acordo com Strunk (2012), encontrar nomes registráveis é tarefa cada vez mais complexa numa economia globalizada. Só no Brasil, entre 2007 e 2010, 1.098.724 pedidos de registro de marcas foram solicitados. A consulta e o registro de marcas podem ser feitos no:
Alternativas
Q963060 Comunicação Social
A lei que rege os direitos autorais sobre a imagem, no Brasil, é a de número 9.610/98. Ela confere proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais. Como obras intelectuais, de acordo com a lei, são: textos, obras dramáticas, composições musicais, fotografias, dentre outros. Não são obras que possuem direitos autorais:
Alternativas
Q945027 Comunicação Social

Avalie as asserções abaixo sobre a formação do ponto digital nas artes gráficas e a relação proposta entre elas.


I . Para se tornar proprietário de uma marca, no Brasil, é necessário registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).


PORQUE


II . Somente o registro permite garantir o direito dos donos das marcas em caso de conflitos relativos à falsificações e imitações.


Em relação às asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Q843577 Comunicação Social
No que diz respeito aos direitos autorais e ao uso de imagem, o produtor deve ter extrema cautela ao utilizar a imagem, voz ou criações de terceiros. Sempre que for necessário utilizar um desses elementos, é preciso providenciar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C
6: D
7: C
8: B
9: B
10: E
11: D
12: D
13: E
14: B
15: B
16: D
17: E
18: B
19: D
20: B