Questões de Concurso
Sobre lei de acesso à informação na comunicação social em comunicação social
Foram encontradas 60 questões
No que concerne à comunicação pública, julgue o próximo item.
A Constituição Federal de 1988 juntamente com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais regulamentam de forma abrangente e sem lacunas legais significativas a comunicação pública no Brasil.
O direito à informação cabe primordialmente ao destinatário dela; é um direito puro que deve corresponder à responsabilidade incontornável do profissional de comunicação: o direito — e dever — de informar.
Para usar a LAI, os jornalistas devem
Em relação à comunicação pública, julgue o item a seguir.
A Lei de Acesso à Informação pode ser considerada norma
que favorece os interesses dos cidadãos, estando associada à
categoria de comunicação pública relativa a dados públicos.
I. O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. II. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade. III.O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pessoal e opinativa, não devendo ficar subordinado a nenhuma instituição pública ou privada. IV.A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pelo interesse das empresas de mídia, já que elas são responsáveis pela publicação e venda do espaço publicitário. V. Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação.
Estão corretas apenas as afirmativas
Assessor de Doria demitido após áudio de reunião vazar diz que cometeu 'equívoco de ser informal'
Portal G1 08/11/2017
O assessor da Prefeitura de São Paulo que foi demitido após dizer, em reunião, que iria "botar pra dificultar" o acesso de jornalistas a informações públicas, afirmou que cometeu "o equívoco de ser informal". O caso foi revelado pelo jornal “O Estado de S.Paulo” nesta quarta-feira (8).
No áudio da reunião, também obtido pelo G1, o então chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação, Lucas Tavares, orienta sobre como fatiar e atrasar o acesso aos dados, em alguns casos com o objetivo de fazer o jornalista desistir da reportagem. Entre profissionais de imprensa citados está a produtora da TV Globo Roberta Giacomoni. (...)
Sobre um pedido de informações relativas a buracos na cidade, o ex-chefe de gabinete afirma que vai "botar pra dificultar": “Como buraco é sempre matéria por motivos óbvios - a cidade parece um queijo suíço, de fato -, e a gente está com problema de orçamento, porque precisaria recapear tudo, então tem matéria nisso. Agora, dentro do que é formal e legal, o que eu puder dificultar a vida da Roberta eu vou botar pra dificultar, sendo muito franco”, diz Tavares.
O fato ocorrido na assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo demonstra
Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A comunicação pública, ou a ação de comunicação empreendida pelas instituições públicas, tem apresentado uma trajetória bastante regular no Brasil.
II. A comunicação pública deve ser promovida e estimulada pelo governo e pelos órgãos públicos a fim de dar maior amplitude às informações de caráter político-partidária.
III. Na prática, a comunicação
pública se reveste de formas
pouco variáveis, restringindo-se à
disponibilização de dados públicos
como a Lei de Acesso à Informação.
Julgue o item a respeito das rotinas e dos produtos da assessoria de imprensa.
Em órgãos públicos, o papel do assessor de imprensa é o
de atender as demandas provenientes da Lei de Acesso
à Informação, que impõe que a área de comunicação
mantenha canal aberto e transparente com o cidadão.
Julgue o item a respeito das rotinas e dos produtos da assessoria de imprensa.
Diante do fato de a informação de interesse público ser
um direito fundamental, o assessor de imprensa deve
considerar que a prestação de informações pelas
organizações públicas e privadas, incluindo as não
governamentais, é uma obrigação social.