Questões de Concurso Sobre lei de acesso à informação na comunicação social em comunicação social

Foram encontradas 60 questões

Q3104634 Comunicação Social

No que concerne à comunicação pública, julgue o próximo item.



A Constituição Federal de 1988 juntamente com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais regulamentam de forma abrangente e sem lacunas legais significativas a comunicação pública no Brasil.

Alternativas
Q2265118 Comunicação Social
Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação: Lei Federal nº 12.527/2011, são considerados informação:
Alternativas
Q2248481 Comunicação Social
A respeito das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue o item a seguir.

O direito à informação cabe primordialmente ao destinatário dela; é um direito puro que deve corresponder à responsabilidade incontornável do profissional de comunicação: o direito — e dever — de informar.
Alternativas
Q2105944 Comunicação Social
A consulta a informações produzidas por órgãos públicos brasileiros, desde que os dados não estejam protegidos por sigilo legalmente estabelecido, é garantida pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Para usar a LAI, os jornalistas devem
Alternativas
Q2048912 Comunicação Social
O Manual de jornalismo público editado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), defende princípios, valores, objetivos e diretrizes que sustentam a cobertura jornalística das mídias do órgão. Para a EBC,
Alternativas
Q1942468 Comunicação Social
Em comunicação pública, dizem respeito exclusivamente ao cidadão, à empresa ou à instituição as informações
Alternativas
Q1919266 Comunicação Social

Em relação à comunicação pública, julgue o item a seguir. 


A Lei de Acesso à Informação pode ser considerada norma que favorece os interesses dos cidadãos, estando associada à categoria de comunicação pública relativa a dados públicos.

Alternativas
Q1868532 Comunicação Social
O bom relacionamento entre fontes e jornalistas é um dos fatores preponderantes para que se efetive o direito que o cidadão tem de ser informado. A esse respeito, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1813238 Comunicação Social
No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.
Emergida na década de 70 do século passado no cenário transnacional, a Nova Ordem Mundial de Informação e Comunicação defendia a livre circulação de informação e a liberdade de imprensa, o que significava desafiar a situação de quase monopólio das maiores agências de notícias.
Alternativas
Q1804605 Comunicação Social
Sobre a ética jornalística, aprovada pelo Congresso Nacional dos Jornalistas Profissionais da ABI, analise as afirmativas a seguir.
I. O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. II. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade. III.O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pessoal e opinativa, não devendo ficar subordinado a nenhuma instituição pública ou privada. IV.A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pelo interesse das empresas de mídia, já que elas são responsáveis pela publicação e venda do espaço publicitário. V. Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1768778 Comunicação Social
A Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, garante a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, além da divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações, visando contribuir ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública. Esse importante instrumento é conhecido como:
Alternativas
Q1303965 Comunicação Social

Assessor de Doria demitido após áudio de reunião vazar diz que cometeu 'equívoco de ser informal'


Portal G1 08/11/2017

O assessor da Prefeitura de São Paulo que foi demitido após dizer, em reunião, que iria "botar pra dificultar" o acesso de jornalistas a informações públicas, afirmou que cometeu "o equívoco de ser informal". O caso foi revelado pelo jornal “O Estado de S.Paulo” nesta quarta-feira (8).

No áudio da reunião, também obtido pelo G1, o então chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação, Lucas Tavares, orienta sobre como fatiar e atrasar o acesso aos dados, em alguns casos com o objetivo de fazer o jornalista desistir da reportagem. Entre profissionais de imprensa citados está a produtora da TV Globo Roberta Giacomoni. (...)

Sobre um pedido de informações relativas a buracos na cidade, o ex-chefe de gabinete afirma que vai "botar pra dificultar": “Como buraco é sempre matéria por motivos óbvios - a cidade parece um queijo suíço, de fato -, e a gente está com problema de orçamento, porque precisaria recapear tudo, então tem matéria nisso. Agora, dentro do que é formal e legal, o que eu puder dificultar a vida da Roberta eu vou botar pra dificultar, sendo muito franco”, diz Tavares.


O fato ocorrido na assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo demonstra

Alternativas
Q1288646 Comunicação Social
Regulamentada pelo Governo Federal em 2012, a Lei de Acesso à Informação garante que qualquer cidadão tenha o direito de solicitar informações públicas dos órgãos e entidades do poder público. A respeito do regulamento, pode-se dizer que:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CETRO Órgão: FCP
Q1213531 Comunicação Social
Além das solicitações dos cidadãos, a divulgação espontânea de informações de grande relevo para a sociedade foi marca desta Lei que, em 2013, completou um ano de implantação. Conforme publicação do jornal Folha de S. Paulo, de setembro de 2012, “os exemplos são vários. Logo na entrada em vigor, o Banco Central resolveu abrir a íntegra dos votos nas decisões do Copom; depois, foi o Ministério da Defesa que abriu documentos do Estado-Maior das Forças Armadas entre 1946 e 1991; o Arquivo Nacional escancarou documentos da ditadura; o Ibama divulgou as empresas autuadas por biopirataria; o Planejamento abriu as informações sobre imóveis funcionais; e o Governo Federal garantiu total transparência aos salários de 570 mil servidores civis e 350 mil militares”. É correto afirmar que o exposto acima refere-se à Lei 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: SECOM-PA Prova: AOCP - 2018 - SECOM-PA - Relações Públicas |
Q1165827 Comunicação Social

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. A comunicação pública, ou a ação de comunicação empreendida pelas instituições públicas, tem apresentado uma trajetória bastante regular no Brasil.

II. A comunicação pública deve ser promovida e estimulada pelo governo e pelos órgãos públicos a fim de dar maior amplitude às informações de caráter político-partidária.

III. Na prática, a comunicação pública se reveste de formas pouco variáveis, restringindo-se à disponibilização de dados públicos como a Lei de Acesso à Informação.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRP-PR Prova: Quadrix - 2019 - CRP - PR - Jornalista |
Q1162261 Comunicação Social

Julgue o item a respeito das rotinas e dos produtos da assessoria de imprensa. 


Em órgãos públicos, o papel do assessor de imprensa é o  de atender as demandas provenientes da Lei de Acesso  à  Informação,  que  impõe  que  a  área  de  comunicação  mantenha canal aberto e transparente com o cidadão. 

Alternativas
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRP-PR Prova: Quadrix - 2019 - CRP - PR - Jornalista |
Q1162259 Comunicação Social

Julgue o item a respeito das rotinas e dos produtos da assessoria de imprensa. 


Diante do fato de a informação de interesse público ser  um  direito  fundamental,  o  assessor  de  imprensa  deve  considerar  que  a  prestação  de  informações  pelas  organizações  públicas  e  privadas,  incluindo  as  não  governamentais, é uma obrigação social. 

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2019 - UFES - Jornalista |
Q1017611 Comunicação Social
A Constituição do Brasil afirma, em seu artigo 5º, inciso XXXIII, que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”. Para atender tais princípios tão caros à comunicação pública, foi promulgada a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que é mais conhecida como
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2019 - UFES - Jornalista |
Q1017600 Comunicação Social
“A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei”. Tal afirmação, que baliza a atividade do profissional de jornalismo, encontra-se
Alternativas
Q1007917 Comunicação Social
A 4ª Vara Federal de Rio Preto atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) que quer ter acesso ao conteúdo telefônico do repórter Allan de Abreu Aio e do Jornal da Região sobre a Operação Tamburutaca que investigou esquema suspeito de corrupção na Delegacia do Trabalho da cidade. A ANJ recorreu, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu liminarmente a decisão judicial. Segundo a ANJ, além de violar o direito à liberdade de informação e expressão jornalística, o pedido do MPF viola o Art. 5º da Constituição Federal que garante
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: C
6: C
7: C
8: A
9: C
10: A
11: B
12: B
13: B
14: C
15: B
16: E
17: C
18: C
19: A
20: D