Questões de Concurso
Sobre porta-vozes institucionais em comunicação social
Foram encontradas 91 questões
A Media Training á a capacitação para que as fontes da instituição atendam bem aos veículos de imprensa.
Quando se trata do relacionamento com a mídia, as instituições precisam preparar muito bem os seus representantes, que geralmente fará o papel de:
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.
Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:
Esse material é chamado de
Diante disso, NÃO se recomenda que eles adotem o seguinte procedimento:
I. De maneira geral, as crises não podem ser previstas, portanto, assim que uma situação de instabilidade se instala, a equipe de comunicação precisa agir rapidamente na construção de um plano de gestão.
II. A concepção do plano de gestão deve considerar, entre outras, questões como: riscos potenciais da atuação da organização na sociedade, ações estratégicas a serem desenvolvidas, monitoramento contínuo e soluções para resolver a crise.
III. Perante uma crise de forte impacto institucional, o ideal é pensar na distribuição de mensagens pelas redes sociais e não fazer muito contato com a imprensa, porque ela pode colaborar para danificar ainda mais a imagem da organização.
IV. Tão logo surja a crise, deve ser constituído um Comitê de Crise, formado por representantes da alta administração da organização, gestores associados ao foco da crise e pelo executivo à frente da equipe de comunicação.
V. O principal efeito da crise está no dano à imagem da organização perante os públicos estratégicos e a opinião pública, por isso, em momentos de crise institucional, a comunicação externa com a sociedade passa a ser mais importante do que a comunicação interna.
Estão corretas as afirmativas
No relacionamento com a imprensa, é fundamental que a organização esteja preparada para entender as técnicas e os interesses jornalísticos. Para o aproveitamento de um release por um veículo jornalístico, é importante, entre outros critérios, que o release
Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Por isso, as empresas investem em times para realizar a gestão de crise. Sobre a crise e a gestão dela, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os meios de comunicação são elementos chave nos conflitos de poder.
( ) A administração de crises se preocupa com fatos simples, que podem assumir dimensões maiores .
( ) A comunicação é responsável pela administração da crise.
( ) Na atualidade, os principais desencadeadores de crises são os repórteres investigativos, sedentos por lacunas para midiatizar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Ao definir quais informações devem ser incluídas em um texto, o jornalista deve levar em consideração alguns parâmetros, estudados pelas teorias da comunicação. Com relação a esse assunto, julgue o item.
Media training, que consiste na preparação do
profissional que atuará como porta-voz nas relações de
uma organização com a imprensa, é uma atividade que
também diz respeito à produção do texto noticioso, pois
constitui um parâmetro que deve ser levado em
consideração quando um jornalista define as
informações que constarão em seu texto.
No que se refere a jornalismo institucional e aos diversos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item.
O media training ajuda o porta-voz a não “cair” nos
artifícios que os repórteres usam para obter uma
informação e ajuda outros jornalistas a terem, durante
as entrevistas, informações transmitidas com clareza e
confiança.
De acordo com dados do Institute for Crisis Management, uma organização americana especializada em gerenciamento de crise, apenas 14% das crises são inesperadas, sendo constituídas por acidentes, desastres e/ou acontecimentos imprevistos.
Por outro lado, as outras 86% são consideradas situações já existentes, que devem ser monitoradas pela assessoria de imprensa da empresa. Para saber como lidar com situações que se transformam em crise, é fundamental que a empresa constitua um comitê de crise que tenha, ao menos, entre os seus integrantes os seguintes membros:
No que se refere a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
O primeiro comunicado se caracteriza como nota oficial.
No que se refere a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A ação mencionada no segundo parágrafo do texto pode ser considerada uma nota oficial.
Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre assessoria de imprensa e assuntos correlatos, como release, press kit, organização de entrevistas coletivas e clipping.
Como parte da sua estratégia de relacionamento com a mídia, a empresa pública Emobrás realiza entrevistas coletivas sempre que um programa de repercussão social é lançado. As entrevistas são divulgadas no mesmo dia em que acontecerão, para evitar dispersão da imprensa, e o órgão evita disponibilizar press kits para garantir que os jornalistas fiquem atentos à fala do porta-voz da empresa. O local da entrevista é sempre a área externa em frente à empresa, em local descoberto e bastante iluminado. O horário de cada coletiva varia conforme a disponibilidade do porta-voz, havendo alguns casos esporádicos de cancelamento. Com base nessas informações, é correto afirmar que, sob a perspectiva de organização de entrevistas coletivas, a estratégia adotada pela Emobrás segue as melhores práticas de relações públicas, uma vez que estimula o engajamento dos jornalistas.