Acerca de aspectos relativos à comunicação nas organizações,...
Em uma situação de crise, a utilização de um único porta-voz oficial pela assessoria de comunicação pode limitar a disseminação de informações precisas, sendo mais eficaz permitir que mais de um representante da organização fale à imprensa, a fim de alcançar um público mais amplo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não, em uma situação de crise, a utilização de um único porta-voz oficial pela assessoria de comunicação geralmente é mais eficaz do que permitir que múltiplos representantes falem à imprensa.
Consistência da mensagem
O emprego de um único porta-voz ajuda a garantir que a mensagem transmitida seja consistente e alinhada com os valores e objetivos da organização. Isso é especialmente importante em situações de crise, onde a comunicação clara e precisa é crucial para manter a reputação da empresa.
Evitar contradições
Quando se emprega um único representante para narrar ou elucidar uma crise, evita-se que ocorram contradições nas explicações. Mesmo pequenas diferenças nos discursos de múltiplos porta-vozes podem ser percebidas pela mídia e gerar problemas adicionais para a comunicação da organização.
Controle da informação
Um único porta-voz permite um melhor controle das informações divulgadas, evitando que dados imprecisos ou impertinentes sejam comunicados1. Isso é fundamental para manter a credibilidade da organização durante a crise.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo