Questões de Concurso
Sobre regulamentação da profissão de jornalista em jornalismo
Foram encontradas 124 questões
Coluna I
1.Redator. 2.Noticiarista. 3.Repórter. 4.Repórter de setor.
Coluna II
(__)Responsável pela redação de matérias de caráter informativo para divulgação.
(__)Aquele que cumpre a determinação de colher notícias ou informações.
(__)Aquele que tem o encargo de coletar notícias/ informações sobre assuntos predeterminados.
(__)Responsável pela redação de editoriais, crônicas ou comentários.
Assinale a sequência correta:
Com relação a classificação das funções desempenhadas pelos jornalistas empregados, podemos afirmar que o redator é responsável por:
A profissão de Jornalista compreende, privativamente, o exercício habitual e remunerado de quais das atividades relacionadas a seguir:
“I - Redator: aquele que, além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários;
II - Noticiarista: aquele que tem o encargo de redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação”
A partir do exposto acima, compreende-se o ofício do noticiarista como uma atividade de natureza técnica em que prevalece a enunciação “fiel” dos fatos nas “matérias de caráter informativo”. Já o redator se encarrega de gêneros jornalísticos que apresentam juízos de valor e que se notabilizam pelo uso de adjetivos, tópicos frasais e argumentação.
Imaginemos que um jornal diário vai abordar um assunto de repercussão nacional e há a premente necessidade de expressar opinião própria a respeito. Assim, o público-alvo da referida empresa jornalística poderá encontrar, em seção editorial específica, uma estrutura narrativa provida de apreciações ou comentários denominada:
“Não crie a expectativa de que uma longa entrevista se torne uma grande reportagem. Muitas vezes, a notícia vira uma nota ou nem mesmo é publicada. [...] Quem define o espaço que a entrevista/reportagem terá é o editor.” Tal recomendação rebate uma das reclamações recorrentes entre os pesquisadores e que gera conflito com o campo jornalístico de veículos de referência.
Essa reclamação acontece quando o repórter
O uso de metáforas e analogias no jornalismo científico tem o objetivo de
I. Redator: aquele que, além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários.
II. Repórter de Setor: aquele que tem o encargo de colher notícias ou informações sobre assuntos predeterminados, preparando-as ou redigindo-as para divulgação.
III. Arquivista-Pesquisador: aquele que tem a incumbência de organizar o arquivo redatorial e registrar fotograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico.
IV. Rádio Repórter: aquele a quem cabe a difusão oral de acontecimento ou entrevista pelo rádio ou pela televisão, no instante ou no local em que ocorram, assim como o comentário ou crônica, pelos mesmos veículos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os artigos 4º e 5º do decreto 83.284/1979 estabelecem os requerimentos para a obtenção do registro para o exercício do jornalismo. Sobre tais requerimentos, é CORRETO afirmar que:
I– É exigida nacionalidade brasileira.
II– O requerente não pode estar denunciado ou condenado por crime.
III– O profissional deve ter diploma com habilitação em Jornalismo, por estabelecimento reconhecido por lei.
IV– O profissional pode receber registro profissional
sem diploma como provisionado, desde que não
exija piso salarial da categoria.
I– Redação, interpretação, correção ou coordenação de matéria. II– Entrevista, reportagem, comentário ou crônica. III– Assessoria de imprensa nos serviços público e privado. IV– Ensino de técnicas de jornalismo. V– Execução de desenhos de caráter jornalístico.
( ) Divulgar todos os fatos que não sejam de interesse público. ( ) Lutar pela liberdade de pensamento e expressão. ( ) Defender o livre exercício da profissão. ( ) Valorizar, honrar e dignificar a profissão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.