Questões de Concurso
Sobre responsabilidade corporativa em relações públicas
Foram encontradas 142 questões
A responsabilidade social corporativa deve ser integrada a todos os aspectos da empresa, incluindo relações de trabalho e operações, para que possa ser significativo.
No que se refere às relações públicas nas organizações modernas e às relações com a comunidade, julgue o item subsequente.
As empresas devem ter um plano estratégico que defina sua
visão e sua obrigação com a comunidade, de forma que os
esforços sejam articulados e concentrados.
No que diz respeito a relações públicas nas organizações modernas, julgue o seguinte item.
Os profissionais de relações públicas podem ajudar a formular programas de mudança organizacional, podendo, além disso, proporcionar conhecimento na condição de comunicadores-funcionários.
No que diz respeito a relações públicas nas organizações modernas, julgue o seguinte item.
Os profissionais de relações públicas podem estabelecer políticas de comunicação organizacional baseadas em uma abordagem orientada por objetivos.
No que diz respeito a relações públicas nas organizações modernas, julgue o seguinte item.
A presença de funcionários que sabem representar a organização — como se porta-vozes fossem — pode gerar, nos stakeholders, a percepção de relação fragilizada entre eles e os demais atores da organização.
Acerca das funções e atividades privativas dos profissionais de relações públicas, julgue o item que se segue.
A auditoria e a pesquisa de opinião pública relacionadas à percepção da imagem da organização podem ser realizadas por qualquer profissional de comunicação, independentemente da formação.
No que se refere à atuação dos profissionais de relações públicas, julgue o item subsequente.
As novas tendências afirmam que, nas organizações modernas, o interesse público e o privado devem coincidir e as atividades de relações públicas, exercidas por critérios científicos, devem-se orientar por esse padrão.
Julgue o item a seguir, no que diz respeito a relações públicas e à assessoria de imprensa.
Uma das funções do profissional de relações públicas é propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos.
A declaração socioambiental que se relaciona com práticas e ações inverídicas, não comprovadas pela organização é conceituada como
Analise estas proposições da autora sobre as características do mundo do trabalho.
I. As relações de comunicação implícitas pressupõem a circulação de discursos enunciados por vozes de diferentes sujeitos e instituições.
II. É constituinte de instituições como a organização empresarial e a sindical, os órgãos do estado que fiscalizam os direitos do trabalho e no trabalho, as legislações fiscal, sanitária, de saúde.
III. Lugar do encontro e do confronto dos diferentes e das diferenças, demandando atenção especial para as relações de comunicação.
IV. Encontram-se várias culturas que confluem para o proveito das tarefas desenvolvidas criando uma rede de sociabilidade.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Acerca das relações públicas e suas atividades, bem como da comunicação social nas instituições e de suas ferramentas, julgue o item a seguir.
O conceito de sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas recentemente ganhou uma nova denominação
impulsionada pelo mercado financeiro, passando a ser referenciado pelo acrônimo ESG (do inglês, environmental, social,
governance).
Acerca da comunicação no âmbito das organizações, julgue o item.
A responsabilidade social corporativa é uma iniciativa do
marketing de uma organização, que desenvolve ações
para a promoção da imagem, ancorada em discursos que
façam o público perceber uma preocupação da marca
com o social e o meio ambiente.

ouvidoria.uerj.br
“Quem ama reclama”, ditado popular bastante conhecido, é uma expressão que sintetiza, de certa forma, uma das questões mais relevantes em ouvidoria, entendida como lugar de comunicação: quem procura a ouvidoria não quer romper o vínculo; antes, deseja tratá-lo e fazê-lo perdurar. Por sua vez, a ouvidoria precisa entender que, aquém e além de todas as facetas de sua atuação, é a função vinculadora da comunicação que atua para restabelecer relacionamentos adoecidos, proporcionando manutenção ininterrupta aos vínculos entre cliente e empresa, entre consumidor e fornecedor, entre cidadão e instituição pública.
Adaptado de IASBECK, L. C. A. Ouvidoria é comunicação. Organicom, São Paulo, v. 7, n. 12, 2010.
Ao instituir o serviço de ouvidoria para lidar com seus públicos de relacionamento, a UERJ demonstra a força que, na base, a instituição confere ao diálogo nas esferas de:
Pensar a ética da organização é buscar o que pode ser legitimado por uma coletividade, considerando os diferentes pontos de vista e seus respectivos poderes de influência. Também é preciso levar em conta o real interesse da organização empreender ações que permitam tratar do tema de maneira verdadeira, transformadora. Tudo porque a organização terá que investir, remodelar seu pensamento, se desfazer de preconceitos históricos, fazer concessões e, ao mesmo tempo, preparar-se para construir argumentos sólidos em defesa do que pode ser essencial, junto aos seus funcionários.
Adaptado de BENEVIDES, R. Ética nas relações com funcionários. In: ESTRELLA, C.; BENEVIDES, R.; FREITAS, R. (Orgs.). Por dentro da comunicação interna. Curitiba: Champagnat, 2009.
A partir da afirmação de Benevides, na elaboração técnica do Código de Ética da Organização,
uma fonte estruturada de diagnóstico é a: