Questões de Concurso
Sobre crédito rural em conhecimentos bancários
Foram encontradas 46 questões
O crédito de custeio é aquele que se destina a
( ) Na modalidade de financiamento rural para comercialização os recursos são destinados, isoladamente, ou como extensão do custeio, a cobrir despesas próprias da fase sucessiva à coleta da produção, sua estocagem, transporte ou à monetização de títulos oriundos da venda pelos produtores.
( ) O médio produtor rural possui condições diferenciadas no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) para custeio iguais às do Pronaf.
( ) O crédito rural no Brasil é concedido com base em taxas de juros fixas, independentemente das condições do mercado financeiro e das modalidades do financiamento.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Cédula de Produtor Rural (CPR) é um título de crédito com garantia real. Trata-se de penhora rural ou mercantil, emitida para facilitar a comercialização de produtos. Criada pela Lei nº 8.829/1994 (alterada pela Lei nº 10.200, de 14 de fevereiro de 2001), representa um marco importante do desenvolvimento do sistema de financiamento privado do agronegócio. A CPR tem as modalidades física (há promessa da entrega de produtos) e financeira (não prevê entrega física do produto rural, mas a liquidação financeira da CPR, o valor para pagamento, se verifica através da multiplicação da quantidade pelo preço).
( ) O Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) é um título de crédito nominativo, de livre negociação e representativo de promessa de pagamento em dinheiro, vinculado a direitos creditórios originários de negócios realizados entre cooperativas e associações. O CDCA tem a emissão exclusiva por cooperativas agropecuárias, sendo vedada a pessoas jurídicas.
( ) A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de livre negociação e garante pagamento em dinheiro. Pode ser emitida apenas por instituições financeiras públicas e privadas, em forma de escritura, CDR, duplicatas e notas promissórias rurais. O valor da LCA será sempre igual ou inferior ao valor dos direitos creditórios vinculados a ela, que ainda dá o direito de penhor sobre os direitos creditórios vinculados.
( ) O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é nominativo, livre negociação; garante pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial. A emissão de CRA é exclusiva para companhias de seguro rural. Elas realizam operações que transformam ativos com baixa liquidez em valores mobiliários líquidos e aptos à negociação no mercado. Conforme a Lei nº 11.076/2004, devem estar vinculados aos direitos creditórios de negócios realizados exclusivamente entre produtores rurais.
( ) O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO) é a união de recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio. Não importa se são de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas à produção do setor. Com ele, o produtor rural pode ter acesso a linhas de crédito de forma mais rápida e condições mais acessíveis. Além disso, ele ainda conseguirá financiar produção e investir em melhorias. Isso fará com que ele aumente sua produtividade e seus lucros.
As afirmativas são, respectivamente
( ) As cooperativas de créditos são as principais instituições responsáveis pela concessão de crédito rural no Brasil.
( ) O crédito rural no Brasil é fornecido exclusivamente por instituições financeiras públicas para financiar atividades agrícolas de pequenos produtores.
( ) O principal objetivo do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é fornecer crédito e apoio técnico para fortalecer a agricultura familiar no Brasil.
( ) O crédito rural no Brasil é concedido com base em taxas de juros fixas, independentemente das condições do mercado financeiro e do produtor rural.
As afirmativas são, respectivamente,
Considerando-se essa classificação, o crédito de
( ) Caixa Econômica Federal é a principal instituição responsável pela concessão de crédito rural no Brasil.
( ) O principal objetivo do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é fornecer crédito e apoio técnico para fortalecer a agricultura familiar no Brasil.
( ) O crédito rural no Brasil é fornecido exclusivamente por instituições financeiras públicas para financiar atividades agrícolas de pequenos e grandes produtores.
( ) O crédito rural no Brasil é concedido com base em taxas de juros fixas, independentemente das condições do mercado financeiro.
As afirmativas são, respectivamente,
A modalidade de crédito rural, destinado ao financiamento das despesas normais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita, é denominada crédito de
O crédito rural destinado ao financiamento da aquisição de equipamentos, como tratores e colheitadeiras, por parte dos produtores agropecuários, atende à finalidade de crédito de
A modalidade de crédito rural, oferecida pelo BB, destinada ao beneficiamento, custeio e industrialização da produção é denominada
Com relação às operações de crédito realizadas pelas instituições financeiras, julgue o item subsequente.
A operação de crédito rural destinada à aquisição de bens ou
serviços que serão usufruídos em vários períodos de produção
é classificada como uma operação de custeio.
No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.
O certificado de recebíveis do agronegócio é um instrumento
de captação de recursos destinados a financiar transações do
mercado do agronegócio e é emitido com lastro em recebíveis
originados, entre outros, de negócios entre produtores rurais,
ou suas cooperativas e terceiros.
No que concerne à avaliação de imóveis rurais, julgue o próximo item.
No método da capitalização da renda, os rendimentos líquidos são auferidos a partir da data de referência da avaliação até o final da vida útil da produção vegetal, devendo-se considerar a receita bruta, deduzidos os custos diretos e indiretos, o custo da terra nua, os impostos e, se houver, o custo de erradicação.Julgue o item seguinte, acerca de crédito rural, programas de financiamento e comercialização agrícola.
Os recursos do crédito rural são destinados a custeio, investimento ou comercialização de produtos agrícolas, modalidades de crédito às quais têm acesso tanto o produtor, como pessoa física ou jurídica, quanto as cooperativas rurais.
Julgue o item seguinte, acerca de crédito rural, programas de financiamento e comercialização agrícola.
A comercialização de estoques públicos de produtos agrícolas excedentes por meio de leilões eletrônicos é uma forma utilizada pelo Estado para abastecer regiões deficitárias e garantir aos produtores a venda de seu produto por um preço que lhes permita manter-se na atividade rural.