Questões de Concurso
Sobre fundamentos microeconômicos em economia
Foram encontradas 639 questões
I. A utilidade marginal do consumo de determinada mercadoria é o acréscimo à utilidade total decorrente do consumo de uma unidade adicional dessa mercadoria. A lei que descreve o comportamento da utilidade marginal em relação à quantidade consumida da mercadoria é a lei da utilidade marginal decrescente, ou seja, à medida que aumenta o consumo de determinada mercadoria, a utilidade marginal dessa mercadoria diminui.
II. A função produção indica o produto (ou produção) máximo que uma empresa pode obter para cada combinação específica de insumos. O curto prazo refere-se ao período no qual a quantidade de um ou mais fatores de produção não pode ser modificada. O longo prazo corresponde ao período necessário para tornar variáveis todos os insumos.
III. A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual da quantidade demandada de um bem x para cada unidade de variação percentual da renda do consumidor.
IV. Custo marginal de longo prazo (CmgLP) é a variação ocorrida no custo total de longo prazo decorrente da variação de 100% das unidades demandadas ao longo de um ano.
I. A escassez, enquanto fenômeno econômico e social, está presente somente em países cuja variação no Produto Interno Bruto (PIB) esteja abaixo de 2% ao ano.
II. A alocação de recursos está no cerne do conceito sobre a ciência econômica; no entanto, o conceito não se aplica aos países já desenvolvidos, visto que todos os recursos fixos e variáveis já estão alocados de forma plena e equilibrada.
III. Na Economia, existem alguns tipos de bens: o bem normal é aquele no qual um aumento na renda eleva a quantidade demandada; o bem inferior é aquele em que um aumento na renda diminui a quantidade demandada.
IV. A teoria da escolha do consumidor aponta duas questões fundamentais: a restrição orçamentária e as preferências do consumidor. Hipoteticamente, se o consumidor tiver que decidir entre o consumo de um bem “A” ou um bem “B”, pode-se afirmar que um ponto ótimo é aquele em que a taxa marginal de substituição seja igual ao preço relativo entre os dois bens.
1. Natureza de receita. 2. Indicador de resultado primário. 3. Fonte/destinação de recursos. 4. Esfera orçamentária.
( ) É a classificação de nível mais analítico da receita e, por isso, auxilia na elaboração de análises econômico-financeiras sobre a atuação estatal. ( ) A Emenda Constitucional nº 93, de 2016, estabeleceu a desvinculação de determinados recursos agregados sob o código 000 – Recursos Livres da União. ( ) As receitas do Governo Federal podem ser definidas como financeiras (F), segundo esse critério. ( ) Tem por finalidade identificar se a receita pertence ao Orçamento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Conforme os preceitos da contabilidade e das teorias econômicas, o conceito de Mercado representa um ambiente multifacetado e dinâmico, onde ocorre a interação entre agentes econômicos, sejam compradores ou vendedores, englobando não apenas a troca de bens, serviços e recursos, mas também as relações complexas de oferta, demanda, precificação e interdependência que influenciam as transações comerciais.
Julgue o item subsequente, considerando a teoria microeconômica.
De acordo com o primeiro teorema do bem-estar social, todo
equilíbrio competitivo é eficiente no sentido de Pareto,
maximizando o bem-estar social.
Julgue o item subsequente, considerando a teoria microeconômica.
O nível eficiente de oferta de um bem público é obtido
quando a soma dos benefícios marginais dos usuários é igual
ao custo marginal de produção.
Julgue o item subsequente, considerando a teoria microeconômica.
Considere uma economia de trocas sob equilíbrio geral
competitivo com dois agentes (A e B) e dois bens (x e y): o
agente A tem função utilidade dada por UA (x,y) = x0,5,y0,5 e dotação inicial de 8 unidades do bem x e 0 unidade do
bem y; o agente B tem função utilidade dada por
UB(x,y) = x0,5+ y e dotação inicial de 8 unidades do
bem y e 0 unidade do bem x. Nessa situação, se o preço do
bem y for igual a 1, então o preço do bem x, no equilíbrio,
será igual a 0,25.
Julgue o item subsequente, considerando a teoria microeconômica.
Na hipótese de as instituições financeiras serem legalmente
impedidas de acessar informações sobre seus clientes nos
cadastros negativos e positivos de crédito antes da contratação
de um empréstimo ou financiamento, agrava-se o problema
relacionado ao risco moral, com consequente elevação da taxa
de juros média cobrada em operações da espécie.
A atividade, dentre as citadas abaixo, classificada como primária da produção é:
Para que uma economia ofereça uma pauta de produção capaz de atender às exigências mínimas e às aspirações da sociedade, pela expansão de seus padrões de bem-estar material, devem ser implementadas medidas relacionadas com o conceito de:
O conceito de custo de oportunidade relaciona-se a recursos e a necessidades da sociedade que são classificados, respectivamente, como:
Selecione o único item que deve ser considerado como componente do custo econômico ou custo de oportunidade de uma empresa associado à sua decisão de produzir q unidades de seu produto.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as assertivas que respondem corretamente a seguinte pergunta:
Entre as variáveis apresentadas nas assertivas a seguir, quais são estudadas prioritariamente pela Microeconomia?
I. Custo Marginal.
II. Taxa de Câmbio.
III. Taxa Selic.
IV. Mark-up de uma firma.
Assinale a alternativa correta conforme os pressupostos básicos da análise microeconômica.
Os princípios da economia mostram o comportamento da sociedade a partir de suas necessidade e relações entre os indivíduos, empresas e governo. De acordo com este conceito escolha a alternativa correta:
Considerando a situação de um mercado de dois bens e dois agentes em que cada um destes tenha a dotação inicial desses bens, e assumindo que as preferências sejam racionais, convexas, contínuas e monotônicas, julgue o item que se segue, com base na teoria do equilíbrio geral.
O primeiro teorema do bem-estar econômico garante que
qualquer dotação inicial possibilita uma troca de bens que
implica uma melhoria de Pareto.
Considerando a situação de um mercado de dois bens e dois agentes em que cada um destes tenha a dotação inicial desses bens, e assumindo que as preferências sejam racionais, convexas, contínuas e monotônicas, julgue o item que se segue, com base na teoria do equilíbrio geral.
Segundo a lei de Walras, havendo troca na situação descrita,
a soma das demandas excedentes dos dois bens deve ser
igual a zero.
Na microeconomia clássica, a teoria da firma envolve duas análises simultâneas: a firma deve escolher a quantidade a ser ofertada para maximizar o seu lucro ao mesmo tempo em que deve buscar a estrutura de custos mais eficiente para produzir essa quantidade, ou seja, que resulte no menor custo possível. A partir dessas informações, supondo que a função de produção de uma firma seja dada por em que K representa o montante de capital investido e L, a quantidade de mão de obra contratada, e, ainda, que a firma seja tomadora de preços no mercado de fatores, julgue o item a seguir.
A função custo de longo prazo dessa firma é uma função quadrática da quantidade produzida y.
Pode-se definir economia como uma ciência social que estuda a decisão de uma sociedade no emprego dos recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de forma que possam ser distribuídos a várias pessoas e grupos da sociedade, com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas.
(VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia. Saraiva Educação SA, 7ª ed. 2023.)
De acordo com os fundamentos de economia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.
( ) A mão de obra, a terra e o capital constituem os fatores de produção básicos.
( ) A quantidade demandada de um bem tem uma relação diretamente proporcional com seu preço, tudo o mais constante.
( ) A Curva (ou fronteira) de Possibilidades de Produção (CPP) é um conceito teórico que busca ilustrar como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
( ) O custo de oportunidade pode ser definido como o sacrifício de deixar de produzir parte de um bem X em prol de produzir mais de um bem Y, ou seja, quando se transfere os fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica o custo de oportunidade.
A sequência está correta em