Questões de Concurso
Comentadas sobre microeconomia em economia
Foram encontradas 1.242 questões
Considerando o modelo econômico de avaliação da necessidade de substituição de veículos, analise o gráfico 1.
Gráfico 1: Variação dos custos do veículo ao longo do tempo
Analise o comportamento das diversas variáveis apresentadas no gráfico, ou seja: A (custo total
de manutenção), B (custo de depreciação), C (custo total de manutenção + depreciação),
ponto T. Com base na análise, assinale a opção CORRETA:
Julgue o item subsequente, considerando a teoria microeconômica.
Na hipótese de as instituições financeiras serem legalmente
impedidas de acessar informações sobre seus clientes nos
cadastros negativos e positivos de crédito antes da contratação
de um empréstimo ou financiamento, agrava-se o problema
relacionado ao risco moral, com consequente elevação da taxa
de juros média cobrada em operações da espécie.
À luz dos dados acima apesentados e considerando a teoria de preferência do consumidor, assinale a opção correta.
Observe o gráfico abaixo, que apresenta as Curvas de Demanda (DD), Receita Média (RMe), Receita Marginal (RMg), Custo Médio (CMe) e de Custo Marginal (CMg), de uma empresa monopolista.
O ponto que define o nível de produção em que o monopolista está maximizando seu lucro é:
Os critérios necessários para a concorrência perfeita no mercado são:
I – Mercado conter grande número de compradores e vendedores.
II – O produto fabricado pelos concorrentes nesse mercado ser heterogêneo.
III –As empresas do mercado serem diferenciadas.
IV –Não existirem barreiras às empresas entrantes no mercado.
Estão corretos:
O Índice de Herfindahl Hirschman é uma das medidas usadas para quantificar:
Os resultados de um tratamento de choque, vigorosamente recessivo no curto prazo, no combate à inflação vêm sendo, já há algum tempo, questionado por alguns economistas. Segundo o economista e ex-ministro João Sayad (1979), o sucesso deste tipo de medida depende de como os mercados e empresários reagem ao corte na demanda agregada. Nos gráficos (a) e (b) a seguir, como resultado da aplicação das medidas anteriormente citadas, a curva de procura se desloca de P para P'. Analise os gráficos abaixo e assinale a resposta correta.
Fonte: LOPES, J.C. e ROSSETTI, J. P., P., 1983.
Suponha os seguintes gráficos abaixo obtidos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Elasticity-elastic.png, sendo Po preço do produto, Q a quantidade demandada, D1 e D2 curvas de demanda de mercado e E a elasticidade-preço da demanda. Desse modo, observe as alternativas abaixo e marque a correta.
Para um indivíduo, coeteris paribus, o aumento da quantidade de bens substitutos no consumo de um produto, tem como consequência:
Assinale a opção que indica como esse fenômeno adverso pode ser interpretado.
Schumpeter é considerado um dos maiores teóricos do processo de inovação na sociedade, tendo introduzido o conceito de inovação e de destruição criadora de forma pioneira, sendo até os dias atuais adotado como central no processo de desenvolvimento do sistema capitalista. A noção introduzida por Schumpeter remete a duas principais características do processo concorrencial em uma sociedade. Analise as proposições a respeito do processo concorrencial schumpeteriano.
Dado o exemplo abaixo, determine a elasticidade cruzada do bem (A) em relação ao bem (B) e classificar em: Substitutos, Complementares ou não existe relação entre si.
Marque a alternativa correta.
Considere o jogo sequencial entre duas empresas, A e B, representado pela árvore de decisão apresentada a seguir.
No primeiro nó à esquerda, a empresa A decide entre a estratégia a1 ou a2. Nos dois seguintes, a empresa B decide entre as estratégias b1 e b2. Os retornos de cada estratégia estão entre parênteses, ao final de cada combinação de estratégias, em que o retorno de A fica à esquerda e o de B, à direita. Suponha que os jogadores tentem maximizar seus ganhos e conheçam todos os retornos, as estratégias e a estrutura do jogo. Nessa situação a solução do jogo será a combinação de estratégias
Analise a figura a seguir.
Essa figura representa o resultado de equilíbrio de um mercado qualquer, no qual existem externalidades negativas no processo produtivo. As curvas CMgS, CMgP e CMgE representam, respectivamente, o custo marginal social, o custo marginal privado e o custo marginal externo e D é a curva de demanda de mercado. Qual das áreas em destaque corresponde ao custo de ineficiência gerado à sociedade?
A figura, a seguir, representa, hipoteticamente, as curvas de demanda e oferta para suco de laranja na União Europeia. PUE representa os preços vigentes no mercado europeu, PM é o preço mundial e T é a tarifa de importação vigente.
O recente acordo firmado entre Mercosul e União Europeia prevê, entre diversas medidas, a redução de tarifas de importação para vários produtos. Considere, hipoteticamente, que a tarifa de importação para suco de laranja seja eliminada e que após grandes protestos realizados por agricultores europeus, que serão prejudicados pela concorrência do produto importado, resulte na criação de um subsídio para estes agricultores, de igual magnitude à tarifa de importação eliminada, T. Neste cenário, o valor monetário da importação de suco de laranja pela União Europeia, considerando as áreas destacadas na figura, será
Analise a figura a seguir.
Na figura, o excedente do produtor de uma firma monopolista que consegue praticar discriminação de preços de primeiro grau é dado pela área correspondente aos pontos
Suponha um mercado em concorrência perfeita, no qual as leis da demanda e da oferta sejam válidas. Nesse cenário, considerando os determinantes de deslocamentos das curvas de oferta e de demanda, assinale a alternativa que indica acontecimentos nos quais espera-se, tudo o mais constante, aumento na quantidade comercializada e indeterminação no preço de equilíbrio.
A avaliação econômica de um projeto envolve várias etapas, a fim de garantir sua viabilidade e eficiência. Assinale a opção que corresponde à sequência correta de etapas para a elaboração de um projeto.
No modelo clássico de monopólio, não é possível determinar uma curva de oferta para o monopolista, uma vez que a decisão de quanto produzir para maximizar o lucro depende da curva de demanda do mercado. Todavia, é costume usar uma representação gráfica simplificada do mercado para determinar a perda de bem-estar social devida ao monopólio, a exemplo do gráfico a seguir, em que: a curva D representa a demanda do mercado; a curva R, a receita marginal; e qm é a quantidade que será produzida pelo monopolista.
A partir das informações precedentes, é correto afirmar que, no gráfico apresentado, a curva C representa
Na representação gráfica de um equilíbrio de mercado, as áreas delimitadas pelas curvas de oferta (S) e de demanda (D) e, ocasionalmente, pelos eixos coordenados servem de referência para avaliar se determinada política ou intervenção no mercado aumenta ou reduz o bem-estar dos consumidores e dos produtores.
O gráfico a seguir ilustra como ocorre uma política de controle de preços que impõe um preço máximo pelo qual o produto pode ser vendido: em um mercado totalmente livre, o equilíbrio ocorreria ao preço p*, sendo transacionadas q* unidades; sob o regime de preço máximo, o equilíbrio ocorre ao preço pm, para qm unidades do produto, sendo, neste caso, a demanda maior que a quantidade ofertada, de modo que serão transacionadas apenas as unidades que as empresas decidirem ofertar.
Com base nessas informações, e considerando-se as regiões identificadas pelos algarismos romanos de I a V no gráfico, é correto afirmar que, após a execução da política de preço máximo, o excedente do consumidor será dado pela área definida por