Questões de Concurso
Comentadas sobre setor financeiro em economia
Foram encontradas 1.869 questões
O aporte de garantias é uma exigência que aumenta o custo das operações de crédito para o tomador, uma vez as instituições financeiras buscam se ressarcir dos gastos de verificação e acompanhamento da qualidade desses ativos.
As operações de crédito, a pessoas naturais, garantidas por imóveis residenciais são consideradas operações de crédito imobiliário e submetem-se às regras dessas operações, o que inclui a necessidade de atualização do saldo devedor pela taxa referencial e taxa de juros não superior a 12% ao ano.
Acerca do papel do Estado e da atuação do governo nas finanças públicas, bem como do orçamento público, julgue o item a seguir.
A política fiscal é um dos principais instrumentos da atuação do governo nas finanças públicas, sendo utilizada para estabilizar a economia, estimular o crescimento e promover a equidade social.
Julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de riscos de investimentos.
O risco total de uma carteira aumenta conforme se amplia sua diversificação por meio da inclusão de mais títulos.
Julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de riscos de investimentos.
Uma operação de hedge consiste na utilização de derivativos para a construção de uma operação estruturada com retorno garantido.
Acerca do apreçamento de ativos, julgue o próximo item.
A avaliação fundamentalista de uma empresa utiliza como taxa de desconto o custo médio ponderado de capital, calculado a partir do custo de capital próprio, medido pelo CAPM, e do custo de capital de terceiros.
Acerca do apreçamento de ativos, julgue o próximo item.
Segundo o modelo CAPM, a remuneração de um ativo deve ser proporcional ao seu risco sistemático, representado pela sensibilidade de seus retornos em relação aos retornos da carteira de mercado.
Considerando a teoria das carteiras e o conceito de risco em finanças, julgue o seguinte item.
O risco de uma carteira de ativos, medido pelo desvio padrão, é calculado pela média dos riscos de cada ativo ponderada por sua respectiva participação na carteira.
Considerando a teoria das carteiras e o conceito de risco em finanças, julgue o seguinte item.
O método do valor em risco (VaR) identifica o limite inferior de uma distribuição de retornos que ocorre com pouca frequência.
Considerando a teoria das carteiras e o conceito de risco em finanças, julgue o seguinte item.
A covariância, padronizada entre −1 e 1, mede a dispersão simultânea de duas variáveis em relação às suas respectivas médias.
Sobre Balanço de Pagamentos, conforme a 6ª edição do Manual de Balanço de Pagamentos e Posição de Investimento Internacional (BPM6), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No BPM6, as transferências pessoais incluem todas as transferências correntes em dinheiro ou em espécie entre famílias residentes e famílias não residentes, independentemente da origem da renda e do relacionamento entre as famílias, enquanto as remessas de trabalhadores compõem as transferências pessoais.
II. No BPM6, na Conta Corrente e Capital, tanto créditos quanto débitos são registrados com sinal positivo.
III. No BPM6, as rubricas da conta financeira foram alteradas de “créditos e débitos” para “aquisição líquida de ativos financeiros” e “incidência líquida de passivos financeiros”; isto é, todas as mudanças relacionadas aos lançamentos a déficit e superávit são registradas em uma única conta em termos líquidos para ativos e passivos financeiros. Um sinal positivo indica aumento de déficits, e um sinal negativo indica aumento de superávits.
Julgue o item subsecutivo, a respeito de déficit público e seu financiamento bem como de indicadores financeiros.
Para fins de financiamento do déficit público e obtenção de receitas tributárias, a elevação de alíquotas de impostos pode ser contraproducente a partir de determinado nível.
TEXTO PARA A QUESTÃO
Ao alterar a taxa de juros, a ação do banco central pode mudar as expectativas quanto à evolução da economia. Por exemplo, ao elevar a Selic para conter pressões inflacionárias, o banco central sinaliza um nível de atividade mais contido não apenas no presente, mas também para o futuro. Com isso, famílias e empresas passam a acreditar que a inflação, no futuro, estará mais baixa. Como resultado, os preços definidos hoje já tendem a aumentar menos pois os agentes sabem que as condições econômicas futuras não mais darão suporte a aumentos maiores de preços. Assim, choques de custos na economia tendem a se propagar de forma mais limitada na economia, reduzindo seus efeitos inflacionários. Essa propagação é chamada, na literatura econômica, de efeitos secundários ou de segunda ordem. É fundamental um elevado nível de credibilidade do banco central para que esse canal opere de forma adequada. No caso de baixa credibilidade, ocorre o oposto: choques tendem a se amplificar, gerando uma inflação maior.
Todas as instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.
A regulação prudencial consiste em um tipo de regulação que estabelece requisitos para as instituições financeiras com foco no gerenciamento de riscos e nos requerimentos mínimos de capital para fazer frente aos riscos decorrentes das atividades financeiras.
O Sistema Financeiro Nacional deve obedecer às regras estabelecidas por colegiado composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários.