Questões de Concurso
Comentadas sobre atividade física para idosos em educação física
Foram encontradas 198 questões
O processo de envelhecimento do ser humano apresenta algumas características, como a diminuição da capacidade funcional. Essa diminuição é decorrente, dentre outros, do seguinte fator:
O termo envelhecimento refere-se a um conjunto de processos, como deterioração da homeostase e diminuição da capacidade de reparação biológica, que ocorrem em organismos vivos, e com o passar do tempo levam à deficiência funcional e perda de adaptabilidade (Spirduso, 2005; Silva et al., 2006). O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também aqui no Brasil. Segundo dados do IBGE, no ano de 2030 o Brasil terá a sexta população mundial em número absoluto de idosos, porém, mantendo-se um estilo de vida ativo e saudável, pode-se retardar as alterações morfofuncionais que ocorrem com a idade. Dessa forma, a atividade física deve ser incentivada e estimulada para indivíduos idosos, inclusive por intermédio de iniciativas do poder público e/ou privado, como já existente em várias cidades do Brasil, pois se constitui em um excelente instrumento de promoção da saúde. Não existe nenhum segmento da população que obtenha mais benefícios com a atividade física do que o dos idosos.
Em relação aos benefícios da atividade física para a prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso, aos aspectos do envelhecimento, aos programas para a prática de exercícios e, ainda, aos riscos decorrentes do sedentarismo, é incorreto afirmar que:
São limitações à indicação de atividade física no idoso, exceto:
O principal fator relacionado com a queda dos idosos é a diminuição da:
As maiores limitações para as atividades de vida diária dos idosos são a diminuição da:
Exercícios regulares promovem os seguintes efeitos neuropsicológicos aos idosos, exceto:
Na avaliação da aptidão física do idoso, o teste de "sentarlevantar", procura verificar, basicamente:
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde publicou um documento oficial com recomendações para a prática de atividade física em diferentes populações. Dentre as novidades, estavam as orientações específicas para a Terceira Idade. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das recomendações para os idosos.
O processo natural de envelhecimento está atrelado a inúmeras modificações negativas em diferentes sistemas biológicos, tais como redução na massa muscular e conteúdo mineral ósseo, com consequente comprometimento da funcionalidade em idosos. Atualmente, grande atenção tem sido dada à importância da potência muscular para a preservação da funcionalidade nessa população. Nesse sentido, com relação à POTÊNCIA MUSCULAR, assinale a alternativa INCORRETA:
O declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, proporcionando dependência física do idoso. Desta forma, a prescrição de exercícios físicos é recomendada para esta população no intuito de prover benefícios físicos, psicológicos e sociais. Analise as afirmativas a seguir sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e prescrição de exercício físico para a população idosa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os exercícios para desenvolverem o equilíbrio devem ser executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão física.
( ) São recomendados exercícios de agilidade de alta complexidade, pois esse tipo de exercício é eficiente para impor maior estímulo neural e retardar o processo de envelhecimento.
( ) Com o envelhecimento, há alterações no sistema neural, como aumento no número e tamanho dos neurônios, na velocidade de condução nervosa e no fluxo sanguíneo cerebral.
( ) A seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares localizados nos membros inferiores que são importantes nas atividades da vida diária.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
No avanço da idade, são notáveis e significantes na vida dos idosos, quase sempre com percas significativas tendo como resultado danos funcionais e lesão. Também se registra que este avanço está associado à redução da massa muscular corporal nessa idade.
Assinale a alternativa correspondente à diminuição da massa muscular.
Analise as afirmativas a seguir sobre os impactos do envelhecimento no organismo humano.
I. Antropométrico: Perda de 10% – 20% na força muscular, diminuição na habilidade para manter força estática, maior índice de fadiga muscular e menor capacidade para hipertrofia propiciam a deterioração na mobilidade e na capacidade funcional do idoso.
II. Neuromuscular: Caracteriza-se pela diminuição da estatura, com maior rapidez nas mulheres devido à prevalência de osteoporose após a menopausa e o incremento da massa corporal que se inicia na meia idade (45 -50 anos) e se estabiliza aos 70 anos, quando se inicia um declínio até os 80 anos.
III. Cardiovascular: Diminuição do débito cardíaco, da frequência cardíaca, do volume sistólico, do VO2 máximo e aumento da pressão arterial, da concentração de ácido láctico, do débito de O2 que resultam numa menor capacidade de adaptação e recuperação ao exercício.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Eduardo, já na terceira idade, 60 anos, comenta com o seu personal trainer, educador físico, que tem uma hérnia de disco entre a L2 e L3. Nesse caso, qual a atividade é indicada para esse idoso?
Com o envelhecimento é necessária uma atenção maior em avaliar periodicamente os idosos, no intuito de detectar problemas de saúde e fatores de risco relacionados com as alterações cardiovasculares. Além das alterações sofridas no decorrer da vida, as doenças cardiovasculares são multifatoriais, portanto, são vários os fatores de risco predisponentes. Estes podem ser divididos em dois grupos: fatores imodificáveis e fatores potencialmente modificáveis. (OLIVEIRA, 2005).
Identifique exemplos de fatores imodificáveis e fatores potencialmente modificáveis, sendo que:
1. Fatores imodificáveis
2. Fatores potencialmente modificáveis
( ) Idade, sexo.
( ) Diabetes, sedentarismo.
( ) Carga genética ou predisposição familiar.
( ) Hipertensão arterial, colesterol elevado.
( ) Obesidade e estresse.
A sequência correta é:
No parágrafo abaixo existem uma asserção e uma razão.
Tanto o exercício físico, aeróbico, como de força (resistido), têm recebido grandes especulações sobre sua relevância durante o processo de envelhecimento. Entretanto, os exercícios aeróbicos são aqueles que mais apresentam resultados eficazes para faixa etária.
Concluímos que:
O exercício físico tem sido atribuído como um meio benéfico no decorrer da idade, para os indivíduos que o praticam, contribuindo para minimizar:
Complementam corretamente o enunciado:
No Brasil, estima-se que para o ano de 2050, haverá, aproximadamente, 64 milhões de idosos, o que corresponderá a cerca de 30% da população (IBGE, 2010). O aumento da expectativa de vida da população está acompanhado de perdas fisiológicas e estruturais, podendo ocasionar redução da qualidade de vida. Já a manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo pode atenuar as perdas associadas ao processo de envelhecimento, além de aumentar a expectativa de vida. Considerando os benefícios da atividade física para a população idosa, analise as afirmações que se seguem.
I. Há evidências de que a manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo e a adoção de exercícios físicos sistemáticos podem atenuar as perdas associadas ao processo de envelhecimento.
II. A prática da atividade física pode curar e, até mesmo, evitar alguns sintomas de doenças. Dentre os benefícios dos exercícios, pode-se destacar menor probabilidade de disfunções cardiovasculares, como aumento do consumo máximo de oxigênio, redução da pressão arterial e frequência cardíaca em repouso.
III. A indicação de atividades em grupos é analisada como de risco por não oferecer um acompanhamento individualizado e por colocar o idoso em contato com outras pessoas, tornando-o vulnerável a contaminações.
IV. A prática de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, evitando e diminuindo alguns sintomas de doenças como diabetes, osteoporose, depressão e ansiedade.
V. A prática de exercícios físicos vai influenciar na autonomia do idoso, ele vai começar a realizar atividades que há muito não realizava, podendo se tornar uma pessoa independente.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Jeniffer possui 73 anos de idade e sempre teve uma vida bem ativa e com hábitos saudáveis durante todos esses anos. Ela participa de grupo de ciclismo 3-4 vezes por semana e pedala em torno de 30-40 km e ainda prática natação durante duas vezes na semana. Nos últimos 2 meses, Jeniffer tem notado que não consegue mais acompanhar os seus companheiros do grupo de ciclismo. Ela consegue realizar a mesma distância que seus colegas, mas não consegue manter a mesma velocidade. Qual das situações de saúde abaixo pode ser a responsável por esta mudança?
Morrow Jr. et al. (2014) definem medidas teste e avaliação referindo-se ao elemento específico do processo de tomada de decisão. Medida é o ato de avaliar, que resulta em atribuir um número para mensurar a quantidade da característica que está sendo avaliada. Para os autores, teste é o instrumento ou ferramenta usada para fazer determinada medição. Várias organizações agruparam os testes de aptidão física relacionada à saúde em uma bateria de testes, entre eles, a avaliação da aptidão em idosos.
Analise o seguinte: Objetivo: avaliar endurance aeróbia. Estimular a distância máxima que o indivíduo pode caminhar durante 6 minutos, em um percurso de 46 metros. Durante o teste, o avaliado pode interromper a caminhada e descansar (sentando nas cadeiras disponíveis, caso necessário) e depois retomar a caminhada. O teste descrito acima recebe o nome de:
Assinale a alternativa correta: