Questões de Concurso Sobre direito agrário e legislação em engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 750 questões

Q3125224 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A elaboração de um Laudo Técnico Agronômico requer conhecimento técnico e científico por parte do profissional responsável. O laudo técnico para análise de impactos ambientais, faz a seguinte análise, dentre outras:
Alternativas
Q3120025 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Acerca da política do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera), assinale a alternativa que apresenta características intrínsecas a essa ação.
Alternativas
Q3102667 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Lei nº 12.651/12 define a largura da faixa de proteção ao longo dos cursos d'água como Área de Preservação Permanente. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à largura da faixa em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 hectares de superfície.
Alternativas
Q3102666 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com base no Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório para reservatórios artificiais de água mencionado na Lei nº 12.651/12 , assinale a alternativa CORRETA que corresponde em que momento esse plano deve ser apresentado ao órgão ambiental para empreendimentos licitados a partir da vigência da lei.
Alternativas
Q3093736 Engenharia Agronômica (Agronomia)
“A Agencia Nacional das Águas (ANA), lançou mapeamento com dados atualizados sobre agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil. O Levantamento indica aumento de 225% na área irrigada por pivôs no País entre 2010 e 2022. Da área equipada com pivôs, 92% está concentrada em seis estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso”. 

(https://www.gov.br/ana/pt-br/ana-lanca-mapeamento-com-dados-atualiza dos-sobre-agricultura-irrigada-por-pivos-centrais-no-brasil; Publicado em: 07/11/2023)


No manejo de sistemas de irrigação em áreas agrícolas brasileiras, especialmente com o uso de pivôs centrais, qual é o principal problema associado ao uso excessivo de água em solos argilosos?
Alternativas
Q3093730 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A elasticidade-preço da demanda é um conceito central na economia agrícola, pois descreve a sensibilidade dos consumidores às mudanças no preço de um bem. Especificamente, a elasticidade-preço da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem em resposta a uma variação percentual em seu preço. Esse conceito permite entender como os consumidores ajustam seu consumo conforme os preços aumentam ou diminuem, ajudando a prever comportamentos de mercado e a planejar políticas de preço.
Dessa forma, a elasticidade pode ser classificada como elástica, inelástica ou unitária, dependendo de como a demanda responde à variação no preço. Se a quantidade demandada variar mais do que proporcionalmente à variação do preço, a demanda é considerada elástica. Se a variação for menor, a demanda é inelástica.
A elasticidade-preço da demanda é um conceito importante na economia agrícola, pois define como os consumidores reagem a variações de preço. A partir desse contexto, o que esse conceito descreve?
Alternativas
Q3093728 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A formação dos preços agrícolas no Brasil depende de uma série de fatores que influenciam tanto a oferta quanto a demanda. Dentre eles, estão as condições climáticas, os custos de produção, a política agrícola e até mesmo o comportamento do mercado internacional, como acontece com commodities importantes, por exemplo, soja e milho. 
A interação entre esses fatores resulta em flutuações de preços, que refletem diretamente no mercado interno, na teoria econômica, a formação de preços agrícolas depende de diversos fatores, como oferta e demanda. Em qual situação, conforme descrito abaixo, o preço de um produto agrícola tende a subir?
Alternativas
Q3093727 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As políticas de segurança alimentar no Brasil têm como objetivo principal assegurar que toda a população tenha acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Elas também visam promover práticas agrícolas sustentáveis e fortalecer o desenvolvimento rural, com atenção especial para a agricultura familiar, que desempenha um papel importante na produção de alimentos básicos. Esses objetivos estão alinhados com as diretrizes de segurança alimentar e nutricional, que são coordenadas pelo governo em conjunto com diversos setores da sociedade, por meio de instrumentos como subsídios, programas de incentivo e regulamentações. As políticas de segurança alimentar no Brasil têm como um de seus objetivos garantir o acesso a alimentos para a população. Qual instrumento abaixo está diretamente relacionado a essa política?
Alternativas
Q3090431 Engenharia Agronômica (Agronomia)
João e Ana são agricultores familiares em uma região rural. Eles participam de uma associação local que promove discussões sobre políticas públicas para melhorar a agricultura familiar. Através de programas de crédito rural, eles puderam investir em sua produção, e suas opiniões foram consideradas em fóruns regionais, nos quais agricultores familiares contribuíram para a formulação de políticas.
Com base no artigo 4º da Lei nº 11.326/2006, que estabelece os princípios da Política Nacional da Agricultura Familiar, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3063963 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A certificação de produtos orgânicos no Brasil é regulamentada por: 
Alternativas
Q3063961 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A política pública de maior impacto para a agricultura familiar no Brasil é:
Alternativas
Q3063952 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual é o principal objetivo da legislação ambiental no setor agrícola?  
Alternativas
Q3063371 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Resultou do processo de modernização da agricultura brasileira
Alternativas
Q3053541 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre o Decreto nº 6.268/2007, que regulamenta a Lei nº 9.972/2000, associe os conceitos com suas respectivas definições e assinale a sequência correta.

1. amostragem
2. amostra de fiscalização
3. amostra de classificação
4. amostra
( ) é a coletada para fins de determinar as características intrínsecas e extrínsecas do produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, objetivando a emissão do documento de classificação.
( ) é a coletada para fins de aferição da qualidade dos serviços prestados e da conformidade da classificação dos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico.
( ) processo de retirada de amostra de um lote ou volume.
( ) porção representativa de um lote ou volume do qual foi retirada.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q3053540 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Avalie se a Lei no 9972/2000, que institui a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências, afirma que, em todo o território nacional, a classificação é obrigatória para os produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, quando:

I. nos portos, aeroportos e postos de fronteiras, quando da importação.
II. nas operações de compra e venda do Poder Público.
III. na venda de ração e produtos alimentares destinados à atividade pecuária entre particulares.
IV. quando destinados diretamente à alimentação humana.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3053539 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com a Lei n o 9973/2000, que dispõe sobre o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários, as assertivas abaixo estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3053514 Engenharia Agronômica (Agronomia)
São princípios que norteiam a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater), à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3053512 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Lei no 11.326/2006 considera agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3052207 Engenharia Agronômica (Agronomia)
 Acerca da Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, NÃO se considera produto da agricultura orgânica aquele:
Alternativas
Q3052206 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com base na Lei nº 14.785/2023 — Agrotóxicos, é avaliada tecnicamente pelo órgão registrante a seguinte alteração de registro:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: C
5: B
6: B
7: B
8: C
9: A
10: A
11: B
12: B
13: C
14: D
15: C
16: B
17: C
18: D
19: B
20: D