Questões de Concurso
Sobre partida de motores em engenharia elétrica
Foram encontradas 363 questões
I. O motor M2 é acionado diretamente pela chave S0.
II. O motor M1 é acionado diretamente pela chave S0.
III. O desligamento de todos os motores é realizado na chave S0.
IV. A partida do sistema é realizada pela chave S1.
V. O acionamento do motor M2 é realizado pelo temporizador T1, após algum tempo de funcionamento do motor M1.
Quais estão corretas?
Acerca dos métodos de acionamento de motores de indução, julgue o item que se segue.
Uma chave de partida estática, que visa à partida suave de motores de indução, não deve ser usada para o acionamento simultâneo de vários motores.
Acerca dos métodos de acionamento de motores de indução, julgue o item que se segue.
A estratégia de utilizar o reator em série com o motor permite reduzir a corrente de partida, e ainda pode melhorar o fator de potência da máquina durante a operação normal.
Em uma planta industrial, um motor trifásico de 9 kW é utilizado para acionar uma esteira transportadora que opera em um ambiente de produção contínua. O motor, que opera a 220 V e possui um fator de potência de 0,8, é acionado por partida direta, uma solução simples e eficaz para este tipo de aplicação. O engenheiro responsável pelo sistema precisa calcular a corrente de partida do motor, que é essencial para o dimensionamento adequado dos componentes de proteção e controle do motor. A corrente de partida do motor é aproximadamente cinco vezes a corrente nominal, de forma que possa garantir a segurança operacional da planta. Com base nessas informações, qual será a corrente de partida do motor, de forma aproximada? Considere um rendimento de 100% e use a aproximação √3=1,7.
Sobre a especificação de motores elétricos de indução trifásicos, avalie as afirmativas a seguir.
I. Conforme as suas características de conjugado em relação à velocidade e corrente de partida, os motores de indução trifásicos com rotor de gaiola são classificados em categorias. As três principais categorias de conjugados em relação à velocidade de motores de indução trifásicos comercializados no Brasil são K, W e Z.
II. Para verificar se o motor consegue acionar uma determinada carga é necessário saber o tempo de aceleração. Pode-se dizer que o tempo de aceleração é o tempo medido desde o instante em que o conjunto, motor mais carga, é acionado até que seja atingida a rotação em regime.
III. O momento de inércia da carga acionada é uma das características fundamentais para verificar, através do tempo de aceleração, se o motor consegue acionar a carga dentro das condições exigidas pelo ambiente ou pela estabilidade térmica do material isolante.
É correto apenas o que se afirma em
Um motor elétrico de corrente contínua (CC) possui uma resistência interna de 0,5 Ω e é alimentado por uma fonte
de 24 V. Se o motor opera com uma corrente de 10 A,
qual é a força contra eletromotriz (FCEM) gerada pelo
motor?
Em uma instalação elétrica de baixa tensão, a proteção deve atuar de forma a proteger a instalação e também o usuário.
O esquema de aterramento que permite a proteção do usuário somente com o uso dos disjuntores é o esquema
A figura a seguir apresenta uma curva de carga de uma instalação industrial.
A respeito dessa instalação,é correto afirmar que
O equipamento, classe 15 kV, que conecta um condutor aéreo sem isolamento, ao tempo, a outro condutor aéreo sem isolamento, abrigado, denomina-se:
Em um determinado mês (730 h), uma empresa consumiu 109500 kWh e registrou uma demanda máxima medida de 300 kW .O fator de carga no mês foi:
Para dimensionar o diâmetro de um eletroduto capaz de conduzir 4 condutores de 10 mm2 isolados em PVC, cujo diâmetro externo é 6,1 mm, sabendo que a taxa máxima de ocupação é 0,4 para este caso, é CORRETO afirmar que o valor mínimo que mais se aproxima do ideal é
Para responder às questões, quando necessário, considere:
Considere os dados de placa nominal do motor elétrico representados na figura abaixo.
Adaptado de: <http://old.weg.net/br/Media-Center/Central-de-Downloads/Resultado-daBusca?keyword=guia+pr%C3%A1tico+de+treinamento&x=32&y=12 >. Acesso em: 16 jul. 2017.
Considerando os dados da placa apresentados na figura, em condições nominais de operação, o motor
Os dispositivos e acionamentos elétricos são classificados em grupos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com suas aplicações na coluna II.
Coluna I
1. Disjuntores e relés bimetálicos
2. Servem para ligar e desligar os dispositivos elétricos de potência
3. São utilizados para abrir ou fechar contatos
4. Contatores de potência e auxiliares
Coluna II
( ) Dispositivos de manobra
( ) Dispositivos elétricos
( ) Dispositivos de proteção
( ) Dispositivos de acionamento
A sequência correta é:
Em cada Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC), a Norma NBR 5410 estabelece que deverá ser prevista uma capacidade de reserva (espaço) que permita ampliações futuras da instalação elétrica interna. Essa reserva de espaço deve ser compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetivamente previstos inicialmente. Para um QDC com 60 circuitos, assinale a alternativa que corresponde a quantidade mínima de espaços de circuitos a serem reservados.
Sobre motores é correto dizer que:
As chaves soft-start, bastante usadas nas instalações elétricas de máquinas girantes, servem para
Um motor de indução trifásico tem no estator 3 ranhuras polo × fase (ranhuras por polo e por fase). Considerando que a frequência da linha seja igual a 60𝐻𝑧, assinale a alternativa que apresenta os valores CORRETOS do número de polos produzidos P = __I__, o total de ranhuras no estator 𝑛 =__II _ e a velocidade 𝑣 =__III__:
A figura abaixo mostra o diagrama unifilar da entrada de um quadro de distribuição (QD) vindo de um centro de distribuição de baixa tensão (CD1).
Fonte: H. Creder, Instalações Elétricas, 17a edição. LTC, 2022
Assinale a alternativa correta com relação à entrada de energia do quadro de distribuição.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao dimensionamento dos circuitos que alimentam motores.
1. Como regra geral, o dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, durante a partida do motor, a queda de tensão nos terminais não ultrapasse 10%.
2. Quando os condutores dos circuitos que alimentam motores forem protegidos contra correntes de sobrecarga por relés térmicos, não é necessário a proteção contra curto-circuito.
3. A proteção contra correntes de sobrecarga deve ser realizada exclusivamente por dispositivos sensíveis à temperatura dos enrolamentos do motor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.