Questões de Concurso Sobre logística e transporte marítimo em engenharia naval

Foram encontradas 347 questões

Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Oceanólogo |
Q3077853 Engenharia Naval
Sinistros a bordo de embarcações são incidentes graves que podem comprometer a segurança da tripulação e a integridade das embarcações. A classe do incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, e o tipo de extintor que pode ser utilizado nesse tipo de incêndio são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Oceanólogo |
Q3077848 Engenharia Naval
Sobre o SISTEMA DE BALIZAMENTO MARÍTIMO – IALA, que orienta a navegação restrita ou em águas com limitação ou sob jurisdição, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3024823 Engenharia Naval
Uma embarcação navegando no rumo verdadeiro de 130° e rumo magnético de 150°, com uma declinação da agulha de 5° E, apresenta qual rumo da agulha e qual declinação magnética?
Alternativas
Q3024807 Engenharia Naval
Durante uma navegação no oceano Pacífico, foram observados alguns dados de navegação. O comandante do navio observou que o rumo da agulha marcava 130°, o desvio da agulha marcava 5°E e a declinação magnética igual a 15°E. Com isso, o comandante obteve o rumo verdadeiro igual a:
Alternativas
Q3014061 Engenharia Naval
Numa ponte que atravessa um rio navegável, observou-se um triângulo verde. Isto significa que:
Alternativas
Q3014060 Engenharia Naval
O Sistema de Balizamento Marítimo estipula a existência de cinco tipos principais de sinais náuticos: sinais laterais, sinais especiais, sinais cardinais, sinais de perigo isolado e sinais de águas seguras. Acerca dos sinais laterais, é adequado afirmar que são utilizados para:
Alternativas
Q3014054 Engenharia Naval
Segundo o critério da distância que se navega da costa ou do perigo mais próximo, há três tipos principais de navegação marítima: a navegação oceânica, a navegação costeira e a navegação em águas restritas. Especificamente a respeito da navegação costeira, é correto afirmar que ela se caracteriza como:
Alternativas
Q3014048 Engenharia Naval
No que diz respeito à sinalização marítima adotada pela convenção brasileira, é acertado afirmar que o sinal lateral de canal que fica a boreste de quem entra no porto deve portar a cor:
Alternativas
Q3013804 Engenharia Naval
A respeito do documento conhecido como ordem de serviço, é correto fazer a seguinte generalização:
Alternativas
Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN Órgão: CODEVASF Prova: CONSULPLAN - 2008 - CODEVASF - Motorista |
Q2954623 Engenharia Naval

Deve-se nadar para afastar da embarcação acidentada, o mais rápido possível. Para isso, é necessário:

Alternativas
Q2538498 Engenharia Naval
A cabotagem tem sido vista como um caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil. Sobre a cabotagem, assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2326223 Engenharia Naval
A legislação brasileira estabelece que todas as embarcações brasileiras estão sujeitas à inscrição nas Capitanias dos Portos (CP), Delegacias (DL) ou Agências (AG).


Nesse contexto, além de inscritas nas CP, DL ou AG, será obrigatório, para qualquer modalidade de embarcação, o registro da propriedade no Tribunal Marítimo (TM), se as embarcações possuírem arqueação bruta (AB)
Alternativas
Q2326222 Engenharia Naval
De forma geral, o procedimento de compra e venda de um navio pode ser dividido em cinco estágios, conforme apresentados a seguir.

1. Inspeções 2. Negociação de preços e condições 3. Colocação do navio no mercado 4. Fechamento 5. Memorando de acordo

Qual é a sequência de execução dos estágios acima nesse procedimento?
Alternativas
Q2326217 Engenharia Naval
A Lei no 9.432/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, estabelece três modalidades de contratos de afretamento: afretamento a casco nu (BCP), afretamento por tempo (TCP) e afretamento por viagem (VCP).

Nesse contexto, os custos operacionais, tais como salários, mantimentos, manutenção, reparos e sobressalentes, são pagos pelo afretador no(s) contrato(s) de
Alternativas
Q2326212 Engenharia Naval
De acordo com a Resolução A.159 (ES.IV) da Assembleia Geral da IMO (International Maritime Organization), todos os governos de países marítimos devem adotar, de forma mandatária, os serviços de praticagem nos portos, com o objetivo de prover segurança à navegação.

No desempenho do seu trabalho, o Prático tem inúmeros deveres, dentre os quais NÃO faz parte o seguinte:
Alternativas
Q2326210 Engenharia Naval
O Capitão, também conhecido como Comandante, exerce a bordo do navio funções relativas às suas gestões náutica e comercial.

É uma responsabilidade referente à gestão comercial:
Alternativas
Q2326209 Engenharia Naval
Os navios são projetados de acordo com finalidades especificas de transporte de cargas e capacidade para atender às necessidades de cada tráfego. No caso dos granéis líquidos, os navios também são especificamente projetados de acordo com o tipo de produto que irão transportar.

Um determinado tipo de navio-tanque, com TPB na faixa de 140.000 a 175.000 toneladas e calado máximo de 17,0 m, pertence à qual classe de navio?
Alternativas
Q2326208 Engenharia Naval
Dentre as suas atribuições, a Autoridade Portuária tem como responsabilidade prover acesso seguro aos navios, bem como oferecer infraestruturas aquaviária e terrestre compatíveis com os tipos de navio que frequentam o porto. As obras de engenharia conhecidas como obras de abrigo têm como finalidade proteger os navios dos efeitos produzidos por ondas, ventos, correntes e marés.

Um exemplo de uma dessas obras é o(a)
Alternativas
Q2326206 Engenharia Naval
A responsabilidade civil do transportador marítimo decorre do risco por ele assumido em um contrato de transporte. Contudo, se o transportador marítimo provar a ocorrência de algumas situações específicas que geram exclusão da responsabilidade, poderá eximir-se de indenizar os prejuízos gerados.

A única situação em que, sendo devidamente comprovada, transfere-se a responsabilidade para o contratante do frete marítimo é a situação de:
Alternativas
Q2326205 Engenharia Naval
Qual é o nome que se dá ao número de dias permitidos para o carregamento ou descarga do navio, sem incorrer em taxas pelo atraso, e cuja contagem do tempo começa a correr quando o navio estiver atracado ou quando sua chegada é registrada?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C
6: B
7: B
8: A
9: A
10: B
11: D
12: E
13: D
14: A
15: B
16: E
17: C
18: C
19: E
20: B