Questões de Concurso
Sobre falhas em engenharia mecânica
Foram encontradas 125 questões
A periodicidade da manutenção de um equipamento é apoiada pela teoria da curva da banheira, que estabelece uma relação entre o tempo gasto em manutenção e o número de paradas.
Acerca das estratégias de manutenção em empresas industriais, julgue o item subsequente.
A Análise do Tipo e Efeito de Falha (FMEA), cujo objeto é prospectar as falhas potenciais, suas causas e consequências ainda na fase de projeto de produtos e processos, também pode ser usada como ferramenta para diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade de procedimentos administrativos.
Uma empresa de fabricação de computadores está tentando melhorar a confiabilidade e reduzir os custos de manutenção dos seus produtos. A empresa decidiu utilizar a curva da banheira, conforme ilustra a figura a seguir, para analisar os dados de falhas e desenvolver estratégias de manutenção adequadas.
Nessa situação hipotética, o método estatístico mais adequado para identificar padrões de falhas e prever manutenções futuras é o(a)
Elementos de máquinas solicitados dinamicamente ao longo do tempo de serviço estão sujeitos a falhas por fadiga. Considerando o efeito combinado de eventuais tensões alternadas e médias, assinale a alternativa que representa o modelo mais conservador para as mesmas condições de análise.
Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), ou Análise de Modos de Falhas e Efeitos, auxilia na qualidade de processos de manufatura ou serviços e tem como objetivo principal analisar os modos de falha, a fim de identificar sua causa em peças e conjuntos. As afirmações abaixo sobre FMEA são verdadeiras, com a EXCEÇÃO de:
Fadiga mecânica é a degradação das propriedades mecânicas que leva à falha do material ou de um componente sob carregamento cíclico. Sobre falhas por fadiga, assinale a alternativa INCORRETA:
A Análise do Modo e Efeito da Falha (FMEA) é uma ferramenta da qualidade destinada a aumentar a confiabilidade do produto. Os índices utilizados pela FMEA para calcular o risco da falha são:
A FMEA (Análise do Modo e Efeito da Falha) é uma ferramenta utilizada para
Segundo a teoria de falhas para tensões combinadas, aplicadas a componentes de uma máquina constituída de material isótropo, pode-se afirmar que:
Chama-se Análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) a metodologia que tem como objetivo a avaliação e a minimização dos riscos, fundamentando-se na análise de possíveis falhas e implantação de ações que aumentem a confiabilidade. A FMEA pode ser aplicada para
Sobre FMEA, também conhecido como análise de modos de falhas e efeitos, é correto afirmar que
De acordo com a regra de Miner, é correto afirmar que o componente descrito terá, até a falha, uma vida remanescente
Acerca da gestão da manutenção e suas principais técnicas, julgue o item a seguir.
A utilização de sensores nos equipamentos, a fim de extrair
dados para auxiliar na gestão da manutenção, pode mostrar
quando deve-se realizar um conserto ou, ainda, qual
equipamento está sujeito a uma falha inesperada, esse tipo de
manutenção é chamada de preventiva.
Acerca da gestão da manutenção e suas principais técnicas, julgue o item a seguir.
São exemplos de manutenção preventiva as revisões
periódicas de máquinas e equipamentos, lubrificação de
rotina, inspeções e calibração de instrumentos.