Questões de Estatística - Análise de variância para Concurso
Foram encontradas 90 questões
Considere o plano em blocos completos aleatorizados, com resposta dada por Yij, onde o índice i se refere ao i-ésimo tratamento e o índice j se refere ao j-ésimo bloco, com i = 1,2,...,t e j = 1,2,...,b.
Com respeito a tal plano, analise as afirmativas abaixo.
I - As variáveis aleatórias Yij são independentes e identicamente distribuídas.
II - A soma de quadrados de tratamentos é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.
III - O quadrado médio de tratamentos é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.
IV - A estimativa da variância do erro, dada pelo quadrado médio do erro, é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.
Está correto APENAS o que se afirma em
Determinado Ministério Público Estadual coletou dados nas 53 comarcas do Estado com o intuito de estudar a relação entre o tempo médio (Y), em dias, gasto na triagem inicial de denúncias de abuso recebidas pela comarca e duas variáveis explicativas: o número de servidores lotados no setor responsável por avaliar as denúncias na comarca (X1); e o número de municípios atendidos pela comarca (X2). Considere o ajuste do modelo de regressão linear múltipla Yi = β0 + β1X1i + β2X2i + ɛi , onde i = 1,..., 53 e ɛ1,..., ɛ53 são erros independentes com ɛi⁓N(0, σ2) para todo i. Os seguintes resultados foram obtidos pelo método de máxima verossimilhança: 0 = 21, 5, 1 = – 2,8 e 2 = 3,5. Adicionalmente, tem-se que SQRegressão = 346,5 e SQResíduos = 185, 5. Com base nessas informações, é correto afirmar que:
Assinale-a.
Assinale a opção que melhor descreve uma diferença chave entre um processo estocástico estacionário e um não estacionário.
Qual o valor da estatística do teste?
Com base nas informações da tabela, pode-se concluir que:
I. Na análise de correlação, o objetivo principal é medir a força ou o grau de associação linear entre duas variáveis.
II. Na análise de variância de um modelo de regressão múltipla, aplica-se a estatística F para testar a significância de cada parâmetro da equação de regressão individualmente.
III. O coeficiente de determinação linear, R2 , mede a proporção de variação da variável dependente explicada pela(s) variável(is) explicativa(s).
IV. Na análise de regressão, o objetivo é estimar ou prever o valor médio de uma variável com base nos valores fixos de outras.
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base nos dados apresentados, é correto afirmar – sobre o intervalo de confiança para estimar a média de idade μ em que os jovens começam a praticar atividade física com regularidade – que o intervalo de confiança:
Com base nos dados, é correto afirmar que a variância e o desvio padrão da amostra Xi, i = 1,2,3,4,5, com média = 30, respectivamente, é igual a:
Dessa maneira, o comprimento do intervalo de confiança é dado por:
Considere as informações referentes a uma população de tamanho N = 100, dividida em 3 estratos.
Retirando-se uma amostra de tamanho 20 com reposição, com partilha proporcional entre os estratos, a variância do estimador é a média amostral de cada estrato, é dada por
Considere a amostra modificada y1, ..., yn = (x1+c, …, xn+c), sendo c uma constante diferente de zero e denote sy2 a variância dessa amostra modificada.
Considere outra amostra modificada z1, ..., zn = (kx1, …, kxn), sendo k uma constante diferente de zero e denote sz2 a variância dessa segunda amostra modificada.
Assim, sy e sz valem, respectivamente,
Com base nos valores apresentados na tabela 3, descritivamente a combinação de níveis dos fatores mais adequada para a operação do sistema produtivo seria
Analise a seguinte situação, observando os dados da do quadro de ANOVA a seguir.
Um criador separou seu rebanho em três grupos, cada um com espécies diferentes: X, Y e Z. Em dado momento, ele resolveu testar se as espécies diferem de peso, ou seja, ele pretende descobrir se há mais variação de peso entre os grupos de cada espécie ou dentro de cada grupo.
Assim, ele tem as seguintes hipóteses estatísticas:
■ H0 Todas as espécies têm o mesmo peso, ou seja, o criador tem menos variação entre os grupos do que dentro dos grupos. ■ H1 As espécies diferem em peso, ou seja, o criador observa mais variação entre os grupos do que dentro dos grupos.
Considerando que o criador adota o seguinte critério de decisão:
■ Se o Fcalculado for menor ou igual ao Fcrítico para α = 0,05, aceita-se a hipótese nula H0. ■ Se o Fcalculado for maior que o Fcrítico para α = 0,05, aceita-se a hipótese alternativa H1.
Assinale a alternativa correta.