Questões de Concurso
Sobre controle de qualidade laboratorial em farmácia
Foram encontradas 191 questões
I. Vigilância da fase analítica pela análise da amostra controle, mas, sem o registro do resultado obtido e análise dos dados.
II. Identificação dos critérios de aceitação e rejeição dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada.
III. Reprovação de todas as análises após avaliação dos resultados das amostras controle.
IV. Registro das inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados de amostras controle.
V. Critério de avaliação dos resultados das amostras controle.
Estão corretas:
( ) O uso de drogas ilícitas, bebidas alcoólicas e tabaco é uma interferência externa, sendo considerada uma variável pré-analítica.
( ) A ingestão de diuréticos é uma interferência interna por afetar as concentrações de sódio e potássio no organismo, sendo considerada uma variável analítica.
( ) A presença de anticoagulantes como o EDTA, citrato de sódio ou fluoreto de sódio nos tubos de coleta de sangue é uma interferência interna, sendo considerada uma variável analítica.
( ) O preparo de uma curva de calibração para emprego no doseamento de proteínas, cujo valor do coeficiente de linearidade seja próximo de zero induz ao erro, sendo considerada uma variável analítica.
( ) Atraso na entrega de amostras para o laboratório é uma interferência externa, sendo considerada uma variável analítica.
( ) A transcrição manual de resultados de exames, bem como a troca de valores de referência segundo idade ou sexo são variáveis pós-analíticas.
A sequência está correta em
Em um laboratório de microbiologia, o técnico de farmácia é responsável por monitorar o controle microbiológico dos medicamentos manipulados. Durante uma inspeção de rotina, ele detecta a presença de contaminação em uma amostra de um lote de cápsulas manipuladas. Qual procedimento ele deve adotar para garantir a segurança do paciente?
Itens para Verificação:
1. Notificar imediatamente o farmacêutico responsável e a equipe de controle de qualidade.
2. Isolar o lote contaminado e impedir sua dispensação até que novas análises sejam realizadas.
3. Realizar a rastreabilidade para identificar a origem da contaminação.
4. Descartar o lote completo de cápsulas após análise adicional.
5. Revisar os procedimentos de assepsia e controle microbiológico para evitar futuras contaminações.
Alternativas:
Em um processo de esterilização baseado na difusão de gás de óxido de etileno, são eliminados microrganismos viáveis dos produtos esterilizados, pois a molécula desse gás reage e destrói o DNA microbiano.
O objetivo dos estudos de estabilidade é fornecer evidências a respeito da forma como a qualidade de um insumo farmacêutico ativo (IFA) ou medicamento varia ao longo do tempo, sob a influência de diversos fatores ambientais. Acerca de aspectos pertinentes aos estudos de estabilidade, julgue o próximo item.
As especificações de estabilidade devem ser definidas
durante o prazo de reteste do IFA ou medicamento.
O objetivo dos estudos de estabilidade é fornecer evidências a respeito da forma como a qualidade de um insumo farmacêutico ativo (IFA) ou medicamento varia ao longo do tempo, sob a influência de diversos fatores ambientais. Acerca de aspectos pertinentes aos estudos de estabilidade, julgue o próximo item.
Um estudo de fotoestabilidade deve ser realizado em três
lotes representativos de produção do respectivo IFA.
Sobre a organização de reagentes em laboratórios, assinale a alternativa incorreta.
I. Uma pipeta volumétrica de 20 mililitros pode ser usada para medir volumes variáveis (entre 1 e 20 mililitros) de um líquido, com elevada precisão.
PORQUE
II. A pipeta volumétrica é um instrumento sem graduação, constituído de um tubo de vidro com um bulbo central que contém um traço de referência relativo ao volume definido, na parte superior do bulbo.
Assinale a alternativa correta.