Questões de Concurso Sobre controle de qualidade laboratorial em farmácia

Foram encontradas 188 questões

Q3143355 Farmácia
Sobre as interferências e variáveis pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas, que podem induzir a erros nos resultados de exames diagnósticos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O uso de drogas ilícitas, bebidas alcoólicas e tabaco é uma interferência externa, sendo considerada uma variável pré-analítica.
( ) A ingestão de diuréticos é uma interferência interna por afetar as concentrações de sódio e potássio no organismo, sendo considerada uma variável analítica.
( ) A presença de anticoagulantes como o EDTA, citrato de sódio ou fluoreto de sódio nos tubos de coleta de sangue é uma interferência interna, sendo considerada uma variável analítica.
( ) O preparo de uma curva de calibração para emprego no doseamento de proteínas, cujo valor do coeficiente de linearidade seja próximo de zero induz ao erro, sendo considerada uma variável analítica.
( ) Atraso na entrega de amostras para o laboratório é uma interferência externa, sendo considerada uma variável analítica.
( ) A transcrição manual de resultados de exames, bem como a troca de valores de referência segundo idade ou sexo são variáveis pós-analíticas.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3063681 Farmácia
A RDC ANVISA No 786, de 05/05/2023, que dispõe sobre as atividades relacionadas aos exames de análises clínicas, estabelece que o conjunto de operações realizadas para estabelecer a correspondência entre os valores indicados por um instrumento de medição e um material de referência, com o objetivo de padronizar instrumentos ou procedimentos, é denominado de
Alternativas
Q3030190 Farmácia
A água purificada é submetida a teste de qualidade para ser usada como matéria prima na manipulação de produtos não estéreis, qual dos testes abaixo NÃO se encaixa na avaliação da água purificada?
Alternativas
Q3016785 Farmácia
Microbiologia Básica – Controle Microbiológico

Em um laboratório de microbiologia, o técnico de farmácia é responsável por monitorar o controle microbiológico dos medicamentos manipulados. Durante uma inspeção de rotina, ele detecta a presença de contaminação em uma amostra de um lote de cápsulas manipuladas. Qual procedimento ele deve adotar para garantir a segurança do paciente?
Itens para Verificação:

1. Notificar imediatamente o farmacêutico responsável e a equipe de controle de qualidade.
2. Isolar o lote contaminado e impedir sua dispensação até que novas análises sejam realizadas.
3. Realizar a rastreabilidade para identificar a origem da contaminação.
4. Descartar o lote completo de cápsulas após análise adicional.
5. Revisar os procedimentos de assepsia e controle microbiológico para evitar futuras contaminações.

Alternativas:
Alternativas
Q2942359 Farmácia

O Controle de Qualidade surgiu a partir do conceito de qualidade em que era avaliado apenas o produto acabado. O conceito de qualidade estendeu-se para o atendimento das necessidades dos clientes. Para atender o conceito de qualidade em um laboratório de análises clínicas, é correto afirmar que a qualidade total tem como objetivos

Alternativas
Q2910646 Farmácia

Os elementos básicos do gerenciamento da qualidade são ligados diretamente de acordo com:

Alternativas
Q2910644 Farmácia

O Manual da Garantia da Qualidade exigido como pré-requisito para a avaliação das BPFs deverá contemplar no seu escopo as seguintes ações:

I - Garantir a qualidade de uma atividade específica.

II - Descrever as disposições particulares do sistema de qualidade

III - Garantir a qualidade da empresa e de seus produtos.

É (são) ação(ões) correta(s)

Alternativas
Q2910626 Farmácia

Indique o responsável por nomear uma equipe para conduzir a auto-inspeção na indústria farmacêutica, com o propósito de atender às exigências sanitárias preconizadas pelas BPF/BPL.

Alternativas
Q2716662 Farmácia

No exercício de suas atribuições, o farmacêutico deve verificar as condições de armazenamento de medicamentos e sua estabilidade. Visualmente, pode-se perceber características da perda de estabilidade dos fármacos, como descritas a seguir:


I- Comprimidos: quantidade excessiva de pó, quebras, lascas, rachaduras na superfície e manchas.

II- Soluções e suspensões: a divisão de fases (líquido e sólido).

III- Cápsulas: Mudança na consistência ou aparência (amolecimento ou endurecimento).

IV- Soluções injetáveis: Turbidez, presença de partículas, vazamento, formação de cristais e mudança na coloração.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2693583 Farmácia

A estabilidade é a propriedade de um produto em preservar as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas, durante o período de vida útil.


Assinale a alternativa que indica a relação correta entre sinais indicativos de possíveis alterações na estabilidade de medicamentos e a respectiva forma farmacêutica.

Alternativas
Q2495435 Farmácia
Com relação às salas limpas para fabricação de produtos estéreis, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2495434 Farmácia
De acordo com o EU-PIC/S GMP Annex 1, o programa de desinfecção para controle da contaminação em salas limpas deve incluir o uso periódico de um agente:
Alternativas
Q2495426 Farmácia
Dentre as respostas abaixo, as áreas de produção dedicada se limitam a:
Alternativas
Q2495425 Farmácia
Os laboratórios de controle em processo podem estar localizados dentro da área de produção, desde que: 
Alternativas
Q2495424 Farmácia
Um dos principais requisitos especiais para produtos estéreis é:
Alternativas
Q2495419 Farmácia
A análise do ar é extremamente importante para a manutenção de ambientes controlados. O Ensaio de Fluxo de Ar é aquele ensaio:
Alternativas
Q2495408 Farmácia
É um requisito básico das Boas Práticas de Fabricação: 
Alternativas
Q2473980 Farmácia

O objetivo dos estudos de estabilidade é fornecer evidências a respeito da forma como a qualidade de um insumo farmacêutico ativo (IFA) ou medicamento varia ao longo do tempo, sob a influência de diversos fatores ambientais. Acerca de aspectos pertinentes aos estudos de estabilidade, julgue o próximo item. 


As especificações de estabilidade devem ser definidas durante o prazo de reteste do IFA ou medicamento. 

Alternativas
Q2473979 Farmácia

O objetivo dos estudos de estabilidade é fornecer evidências a respeito da forma como a qualidade de um insumo farmacêutico ativo (IFA) ou medicamento varia ao longo do tempo, sob a influência de diversos fatores ambientais. Acerca de aspectos pertinentes aos estudos de estabilidade, julgue o próximo item. 


Um estudo de fotoestabilidade deve ser realizado em três lotes representativos de produção do respectivo IFA.

Alternativas
Q2452935 Farmácia
As Boas Práticas de Laboratório (BPL) referem-se a um conjunto de procedimentos estabelecidos para garantir a qualidade e segurança em experimentos laboratoriais.
Sobre a organização de reagentes em laboratórios, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: E
5: D
6: A
7: D
8: C
9: C
10: A
11: C
12: D
13: C
14: E
15: D
16: A
17: A
18: E
19: E
20: B