Questões de Concurso
Sobre controle microbiológico em farmácia
Foram encontradas 206 questões
Esse método é conhecido como
Com relação à controle de qualidade físico-químico e microbiológico de medicamentos alopáticos, saneantes e biológicos, garantia de qualidade aplicada à indústria farmacêutica e boas práticas de fabricação aplicadas à indústria farmacêutica, julgue o item subsequente.
Com relação à produção, os materiais recebidos e os produtos acabados podem ser liberados para uso ou distribuição o mais brevemente possível, sendo desnecessário deixá-los em quarentena.
( ) O uso de drogas ilícitas, bebidas alcoólicas e tabaco é uma interferência externa, sendo considerada uma variável pré-analítica.
( ) A ingestão de diuréticos é uma interferência interna por afetar as concentrações de sódio e potássio no organismo, sendo considerada uma variável analítica.
( ) A presença de anticoagulantes como o EDTA, citrato de sódio ou fluoreto de sódio nos tubos de coleta de sangue é uma interferência interna, sendo considerada uma variável analítica.
( ) O preparo de uma curva de calibração para emprego no doseamento de proteínas, cujo valor do coeficiente de linearidade seja próximo de zero induz ao erro, sendo considerada uma variável analítica.
( ) Atraso na entrega de amostras para o laboratório é uma interferência externa, sendo considerada uma variável analítica.
( ) A transcrição manual de resultados de exames, bem como a troca de valores de referência segundo idade ou sexo são variáveis pós-analíticas.
A sequência está correta em
I- Base galênica: preparação composta de mais de uma matéria-prima, com fórmula definida, destinada a ser utilizada como veículo/excipiente de preparações farmacêuticas.
II- Embalagem primária: acondicionamento que está em contato direto com o produto e que pode se constituir em recipiente, envoltório ou qualquer outra forma de proteção, removível ou não, destinado a envasar ou manter, cobrir ou empacotar matérias-primas, produtos semi-elaborados ou produtos acabados.
III- Embalagem secundária: a que protege a embalagem primária para o transporte, armazenamento, distribuição e dispensação.
IV- Fracionamento: procedimento que integra a dispensação de medicamentos na forma fracionada efetuado sob a supervisão e responsabilidade de profissional farmacêutico habilitado, para atender à prescrição ou ao tratamento correspondente nos casos de medicamentos isentos de prescrição, caracterizado pela subdivisão de um medicamento em frações individualizadas, a partir de sua embalagem original, com rompimento da embalagem primária, mantendo seus dados de identificação.
V- Preparação magistral: é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
( ) Friabilidade é o tempo necessário para que uma forma farmacêutica sólida se desintegre imersa em um líquido controle no limite especificado na monografia.
( ) Teste de pirogênio estima a concentração de endotoxinas bacterianas em amostras para quais o teste é preconizado.
( ) A uniformidade das doses unitárias determina a homogeneidade de distribuição do fármaco nas unidades de um determinado lote.
• Especificação farmacopeica: 90-110% do valor rotulado
• Desvio padrão amostral (s) = 0,0167
• Média das determinações (x̄) = 0,475
• Valor de aceitação (VA) = | M - X̄ | + ks
O resultado do ensaio indica que:
Sobre esses ensaios, é CORRETO afirmar:
Em um laboratório de microbiologia, o técnico de farmácia é responsável por monitorar o controle microbiológico dos medicamentos manipulados. Durante uma inspeção de rotina, ele detecta a presença de contaminação em uma amostra de um lote de cápsulas manipuladas. Qual procedimento ele deve adotar para garantir a segurança do paciente?
Itens para Verificação:
1. Notificar imediatamente o farmacêutico responsável e a equipe de controle de qualidade.
2. Isolar o lote contaminado e impedir sua dispensação até que novas análises sejam realizadas.
3. Realizar a rastreabilidade para identificar a origem da contaminação.
4. Descartar o lote completo de cápsulas após análise adicional.
5. Revisar os procedimentos de assepsia e controle microbiológico para evitar futuras contaminações.
Alternativas:
Julgue os itens a seguir levando-se em consideração a classificação das bactérias segundo suas organizações em grupos, baseando-se nas semelhanças existentes entre si; V(verdadeiro) ou F (falso):
I- As bactérias que se coram pelo método de Gram com certeza diferem das demais bactérias pelo tipo de parede que apresentam. II- Cocos Gram positivos aeróbios ou facultativos são patognomônicos do gênero Stafilococcus. III- O Clostídium é uma bactéria anaeróbica facultativa.Acerca das Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, assinale a alternativa correta.