Questões de Concurso
Comentadas sobre legislação federal, normas e resoluções do cff em farmácia
Foram encontradas 428 questões
I. É vedado ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.
II. É vedado ao farmacêutico a participação em discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde.
III. É uma atribuição clínica do farmacêutico a realização da anamnese farmacêutica, bem como a verificação de sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.
IV. É uma atribuição clínica do farmacêutico a avaliação de resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente, como instrumento para individualização da farmacoterapia.
É correto apenas o que se afirma em:
Acerca das Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que contém APENAS designações de medicamentos genéricos:
I. Todos os inscritos respondem individualmente ou, de forma (responsabilidade) solidária, na forma da lei, ainda que por omissão, pelos atos que praticarem, autorizarem ou delegarem no exercício da profissão.
II. É direito dos farmacêuticos exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição e demais aspectos legais e técnicos.
III. É proibido ao farmacêutico exercer simultaneamente a medicina.
IV. É proibido ao farmacêutico fornecer a terceiros qualquer dado relativo ao paciente, inclusive aqueles provenientes de receita ou de registros da assistência prestada, que possam de alguma forma identificar o paciente, o prescritor, ou o respectivo estabelecimento de saúde, em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
I – Os dados armazenados devem ser verificados quanto à acessibilidade, legibilidade e exatidão.
II – Não há necessidade de se fazer backup dos dados relevantes.
III – O acesso aos dados armazenados deve ser garantido só durante o período do processo produtivo.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
Com base na Resolução n.º 328/1999 do Conselho Federal de Farmácia e na Portaria n.º 344/1998 do Ministério da Saúde, julgue o próximo item, a respeito dos requisitos exigidos para a dispensação.
O farmacêutico é o responsável pela supervisão da
dispensação e pela manutenção de arquivos, que podem ser
informatizados, com a documentação correspondente aos
produtos sujeitos a controle especial, bem como pela
manutenção e guarda desses produtos.
Com base na Resolução n.º 328/1999 do Conselho Federal de Farmácia e na Portaria n.º 344/1998 do Ministério da Saúde, julgue o próximo item, a respeito dos requisitos exigidos para a dispensação.
A notificação de receita é o documento que, acompanhado
de receita, autoriza a dispensação de medicamentos a base de
substâncias constantes, “C2” (retinóicas para uso sistêmico)
e “C3” (imunossupressoras). Para as demais listas: “A1” e
“A2” (entorpecentes), “A3”, “B1” e “B2” (psicotrópicas),
fica dispensada a apresentação da notificação de receita.
Com base na Resolução n.º 328/1999 do Conselho Federal de Farmácia e na Portaria n.º 344/1998 do Ministério da Saúde, julgue o próximo item, a respeito dos requisitos exigidos para a dispensação.
A dispensação poderá ocorrer desde que a farmácia e a
drogaria atendam às boas práticas de dispensação em
drogarias e possuam licença de funcionamento, atualizada,
expedida pela autoridade sanitária local.
A política de implantação de medicamentos genéricos teve como objetivo
Apesar de as discussões sobre medicamentos genéricos terem sido iniciadas na década de 70, foi apenas com a aprovação da Lei n.º 9.787/99 que as condições registro e controle da qualidade de medicamentos genéricos foram criadas. O estudo pelo qual é realizada a "demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio (s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental" (BRASIL, 1999) é denominado: