Questões de Filosofia - Em Busca da Verdade para Concurso

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Q2897317 Filosofia
Ao afirmar que a verdade é a correspondência entre a idéia e o ideado, os filósofos modernos querem dizer que a idéia é
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Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Filosofia |
Q2822133 Filosofia

A crítica de Parmênides a Heráclito, ao caracterizar o movimento como um aspecto superficial das coisas e sustentar que além da experiência dos sentidos está a verdadeira realidade, única e imutável, introduz uma das distinções mais básicas do pensamento filosófico antigo:

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Q2745798 Filosofia

Em sua obra A República, Platão sustenta que a mentira autêntica é detestada pelos deuses e pelos homens, mas ainda assim menciona uma “nobre mentira”, a ser aplicada como remédio apenas pelos chefes da cidade aos inimigos e mesmo aos cidadãos, sempre em benefício da cidade. Kant sustenta, ao contrário, que toda mentira é ilícita e representa um aniquilamento da dignidade humana – chega a afirmar que a capacidade humana de mentir é a mancha podre de nossa espécie. Para ele, os homens têm o dever de dizer a verdade, porque

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Q2745787 Filosofia

O chamado princípio de não-contradição pode ser formulado do seguinte modo:

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Q2745783 Filosofia

Tendo o cético como objeto de crítica, Descartes vai, em suas Meditações, tentar

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Q2745782 Filosofia

Na primeira de suas Meditações, Descartes põe em marcha um processo de crescente radicalização da dúvida cética, até chegar a um ponto de grau máximo de dúvida. Constituem etapas deste processo específico:

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Q2676122 Filosofia

O estado de ignorância se mantém em nós à medida que esta aparece como não problemática, enquanto não duvidamos de nossas crenças e ideias sobre as coisas. A incerteza sobre algo é a descoberta da ignorância e nos faz ter o desejo de superá-la com a busca da verdade A verdade configura um valor para a Filosofia. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:

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Q2606671 Filosofia

O mundo presente se reconhece através de expressões como “sociedade do conhecimento” ou “sociedade da informação e da tecnologia”. A ciência alcançou um desenvolvimento exponencial no século XX em todas as suas áreas. A revolução da microeletrônica, o desenvolvimento de novas fontes de energia e a revolução das biotecnologias alçaram a ciência à condição de um mito moderno. Assistimos a uma mistificação da ciência por muitos cientistas, que carecem da lucidez de reconhecer-lhe os limites. A preeminência do conhecimento científico é compreensível na medida em que seu poder e prestígio ressoam através dos artefatos tecnológicos produzidos por ele mesmo. Neste sentido, talvez os maiores difusores dos seus feitos sejam os meios de comunicação de massa.

(OLIVA A, Epistemologia: a cientificidade em questão Campinas: Papirus; 1990.)


O embate entre ciência e filosofia existe basicamente desde que elas se encontraram e é muito mais comum do que imaginamos. A modernidade caracteriza-se, muitas vezes, pela racionalização que denominamos ciência moderna ou, simplesmente, ciência. Nesse contexto, podemos afirmar que vivemos:

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Q2606661 Filosofia

Há praticamente 86 anos da sua publicação, o que uma obra como “A náusea”, de Jean-Paul Sartre, ainda pode nos ensinar? Ela foi publicada em 1938, quando a Europa estava deslizando rapidamente para a catástrofe da Segunda Guerra Mundial, em tempos sombrios, dominadas pelos apelos frenéticos a universais que travestiam interesses soberanistas ferozes: o povo, a nação, a raça, o comunismo, o fascismo, o nazismo. Nas suas páginas, muita literatura (Kafka, Gide, Céline) e muita filosofia (Nietzsche, Husserl, Heidegger). Mas, acima de tudo, uma descoberta traumática, a da existência. É preciso um tremor, uma vertigem, um corte para reabrir os nossos olhos diante da Coisa informe da existência.

(Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/188-noticias.)


Romance de sucesso do escritor Jean-Paul Sartre expressa a vida como algo sem sentido, sob a influência da filosofia do alemão Edmund Husserl's. A história tem como protagonista Noël Roquentin, um homem de 30 anos que deixou o diário da sua vida de solitário em Bouville (Le Havre), onde se ocupava vagamente de pesquisas históricas. Sartre, representante do Existencialismo, afirmava, dentre outras premissas, que: 

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Q2453666 Filosofia
Com base no pensamento de David Hume, são características do filósofo empirista:

1. A fonte prioritária do pensamento são as impressões dos sentidos.
2. A razão possui em si o conhecimento de forma inata.
3. Utiliza o método dedutivo.
4. Nega a legitimidade absoluta do princípio de causalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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Q2255036 Filosofia
Leia com atenção o texto a seguir:
Entre as teorias que tratam da verdade, há uma que que se distingue das demais porque define o conhecimento verdadeiro por um critério que não é teórico, e sim prático, e por isso é chamada de teoria .................... .
Para os seguidores dessa teoria, um conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas, que se verifica pela .................... e pela experiência. A marca do verdadeiro é a verificabilidade dos resultados e a eficácia de sua aplicação.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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Q2255034 Filosofia

São características do conhecimento científico:


1. É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.

2. É quantitativo, ou seja, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.

3. É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que parecem diferentes.

4. É diferenciador, pois não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes, mas distingue entre os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes.

5. É subjetivo, isto é, fundado em avaliação qualitativa das coisas conforme os efeitos que produzem nos órgãos dos sentidos ou dos desejos que despertam ou o tipo de finalidade ou de uso atribuídos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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Q2249730 Filosofia
          Não exigirei que um sistema científico seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo por meio do recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico.

Karl Popper. A lógica da pesquisa científica (com adaptações).

       Uma vez encontrado um primeiro paradigma com o qual conceber a natureza, já não se pode mais falar em pesquisa sem qualquer paradigma. Rejeitar um paradigma sem simultaneamente substituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência.

Thomas Kuhn. A estrutura das revoluções científicas.
A partir dos textos acima e da filosofia da ciência de Karl Popper e Thomas Kuhn, julgue o item a seguir.
Segundo Karl Popper, as teorias científicas são sempre refutadas, por isso são científicas.
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Q2249729 Filosofia
          Não exigirei que um sistema científico seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo por meio do recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico.

Karl Popper. A lógica da pesquisa científica (com adaptações).

       Uma vez encontrado um primeiro paradigma com o qual conceber a natureza, já não se pode mais falar em pesquisa sem qualquer paradigma. Rejeitar um paradigma sem simultaneamente substituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência.

Thomas Kuhn. A estrutura das revoluções científicas.
A partir dos textos acima e da filosofia da ciência de Karl Popper e Thomas Kuhn, julgue o item a seguir.

Segundo Thomas Kuhn, os paradigmas compõem a dinâmica da ciência, chegando mesmo, em alguma medida, a determiná-la.
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Q2249728 Filosofia
          Não exigirei que um sistema científico seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo por meio do recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico.

Karl Popper. A lógica da pesquisa científica (com adaptações).

       Uma vez encontrado um primeiro paradigma com o qual conceber a natureza, já não se pode mais falar em pesquisa sem qualquer paradigma. Rejeitar um paradigma sem simultaneamente substituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência.

Thomas Kuhn. A estrutura das revoluções científicas.
A partir dos textos acima e da filosofia da ciência de Karl Popper e Thomas Kuhn, julgue o item a seguir.

Existe uma semelhança entre os critérios que caracterizam as mudanças dos sistemas científicos e teorias científicas, tomando como base as filosofias de Karl Popper e Thomas Kuhn.
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Q2249695 Filosofia
      A Filosofia tem por objetivo a elucidação lógica dos pensamentos. A Filosofia não é um corpo doutrinal, mas uma atividade. Uma obra filosófica consiste essencialmente de elucidações. A Filosofia não resulta em proposições filosóficas, mas sim na elucidação de proposições. Sem a Filosofia, os pensamentos são por assim dizer nebulosos e indistintos; sua tarefa é torná-los claros e bem delimitados.

Ludwig Wittgenstein. Tractatus logico-philosophicus.
Considerando o texto acima e a filosofia da linguagem do século XX, julgue o item que se segue.
A crítica à Filosofia ocorre porque, em muitos casos, segundo Wittgenstein, as proposições da Filosofia são sem sentido, sendo, na verdade, pseudoproposições, que violam as regras da sintaxe lógica e nada dizem sobre o real.

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Q2249688 Filosofia
      O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade, este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.


       Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência. Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado aptos à sua abstração.

Immanuel Kant. Crítica da razão pura
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.

A filosofia da Kant estipula a existência de juízos sintéticos a posteriori.
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Q2249687 Filosofia
      O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade, este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.


       Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência. Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado aptos à sua abstração.

Immanuel Kant. Crítica da razão pura
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
Pode-se conceber o sentido de transcendental em Kant como sendo a posteriori.
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Q2249686 Filosofia
      O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade, este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.


       Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência. Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado aptos à sua abstração.

Immanuel Kant. Crítica da razão pura
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.

A solução de Kant para o problema do conhecimento envolve, em alguma medida, a estipulação de categorias para o entendimento.
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Q2249685 Filosofia
      O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade, este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.


       Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência. Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado aptos à sua abstração.

Immanuel Kant. Crítica da razão pura
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
É correto afirmar que o segundo texto de Kant expressa, em alguma medida, algum elemento externo, não subjetivo, na constituição do conhecimento.
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Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: B
6: A
7: D
8: B
9: D
10: A
11: E
12: C
13: E
14: C
15: E
16: C
17: C
18: E
19: C
20: C