Questões de Concurso Sobre mito e filosofia em filosofia

Foram encontradas 76 questões

Q3133064 Filosofia
A Filosofia teve origem na Grécia Antiga, entre os séculos VI e V a.C., como uma alternativa ao pensamento mítico, oferecendo uma nova maneira de compreender o mundo e a natureza de forma racional e sistemática. Os primeiros pensadores, conhecidos como pré-socráticos, desafiaram as explicações baseadas em mitos e procuraram respostas que seguissem uma lógica fundamentada na observação e na razão. Esse movimento intelectual surgiu em um contexto de intensa efervescência cultural, especialmente nas cidades-estados gregas, como Atenas, que se tornaram centros de debate e reflexão filosófica. O termo "filosofia", atribuído a Pitágoras, combina as palavras gregas "philos" (amor) e "sophia" (sabedoria), significando, assim, o "amor pelo saber" (BARNES, 2005).
Qual das alternativas reflete corretamente as informações apresentadas no texto? 
Alternativas
Q3128340 Filosofia
A transição do pensamento mítico para o pensamento filosófico foi marcada por uma mudança no modo como os gregos explicavam o mundo. Com base nas características do pensamento mitológico e a passagem para o logos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3128328 Filosofia
Um grupo de estudantes está discutindo o que diferencia a filosofia das outras formas de conhecimento, como a ciência e o mito. Um deles afirma que a filosofia busca explicações racionais e sistemáticas, enquanto o mito se baseia na tradição oral e nas narrativas simbólicas. Já outro estudante argumenta que a filosofia nasceu de uma ruptura com as explicações míticas, mas mantendo um vínculo com a busca por respostas sobre a existência e o mundo. Com base nas características do pensamento filosófico, é correto afirmar que a filosofia:
Alternativas
Q3128326 Filosofia
A tragédia grega teve um papel significativo na transição do mito ao logos, sendo um marco cultural e intelectual da Grécia Antiga. Nesse contexto, como a tragédia grega contribuiu para a formação do pensamento filosófico? 
Alternativas
Q3128325 Filosofia
A passagem do pensamento mitológico para o filosófico marcou uma mudança significativa na maneira como os gregos antigos explicavam o mundo e os fenômenos naturais. Sobre as características do pensamento mitológico em contraste com o pensamento filosófico, assinale a principal característica do pensamento mitológico e como ela se difere da abordagem filosófica.
Alternativas
Q3049987 Filosofia
Do ponto de vista topográfico, uma pólis, no seu núcleo urbano, dividia-se com frequência em duas partes, que podiam ter surgido primeiro independentemente: a acrópole, colina fortificada e centro religioso, e a ásty ou cidade baixa, cujo ponto focal era o lugar de reunião (posteriormente também um mercado com lojas), a ágora. Um terceiro elemento muitas vezes presente era o porto, mas esse podia também formar uma aglomeração separada, embora próxima (é o caso do Pireu, principal porto de Atenas). [...] Por fim, o território rural semeado de aldeias (khóra) completava o quadro da cidade-Estado.
(CARDOSO, 1985, p. 21 e 22.)

Essa visão topográfica é mais uma interpretação histórica do que dos gregos, pois: 
Alternativas
Q3049985 Filosofia
A filosofia nasce por uma desconstrução inicial das estruturas automáticas da vida, ou seja, de sua obviedade. Assumimos uma atitude filosófica no momento que passamos a questionar o automatismo e a obviedade do real. A filosofia consiste, em suas linhas gerais e determinantes, na crítica da realidade, crítica que se dirige em todos os sentidos, inclusive a si mesma, como autocrítica. [...] Filosofia tem muito a ver com a reflexão crítica; com uma postura reflexiva; um pensar profundo; aprender a pensar de modo sistemático e coerente.
(Souza, 2003.)

O termo filosofia é atribuído ao filósofo e matemático Pitágoras, que viveu no século V a.C.; para ele:
Alternativas
Q3049980 Filosofia
Se o mito é um discurso ou uma narração, isto é, um conjunto de enunciados que carrega sentido e referência, é preciso admitir que o mito diz algo sobre algo. É esse dito do dizer que devemos agora descobrir. Adotamos a hipótese de que o mito é, fundamentalmente, um “relato das origens” e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história. O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc. (LIMA VAZ, H. C, 2001.)

O interesse pelos mitos é tão antigo quanto recente. Podemos afirmar que o mito:
Alternativas
Q3021323 Filosofia
O mito está presente na filosofia não apenas em seus momentos iniciais, com os Pré-Socráticos, mas é visível também na argumentação platônica, cujo exemplo mais conhecido de relação entre mito e razão é a “Alegoria da caverna”. Nessa narrativa, Platão busca ilustrar:
Alternativas
Q3021322 Filosofia
A íntima relação entre mito e razão é notável, principalmente no momento de surgimento do pensamento filosófico na Grécia. Nesse sentido, como característica desse momento inicial, é correto afirmar que há uma:
Alternativas
Q2912790 Filosofia

Estudos antropológicos afirmam que os mitos são muito importantes para a organização cultural dos povos. Nesse sentido, asseguram que os gregos, como qualquer outro povo, acreditavam em seus mitos e que a Filosofia nasceu gradualmente do interior desses mitos. Acerca desse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Filosofia |
Q2765390 Filosofia

“Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracteriza a filosofia. Essa passagem do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário.” (Gilberto Cotrim)


Sobre o surgimento da Filosofia e a passagem da explicação mítica da realidade para uma explicação filosófica, pode‐se afirmar que:

Alternativas
Q2606673 Filosofia

[...] Há uma dificuldade em instaurar instrumentos avaliativos que verifiquem a aprendizagem dos conhecimentos específicos de filosofia, uma vez que essa averiguação costuma ser feita numa abordagem que privilegia a história da filosofia. Sendo assim, vários professores têm por objetivo “ensinar a filosofar” e não “ensinar filosofia”. O primeiro conceito se baseia em saber “pensar bem”, com criatividade, criticidade e autonomia, enquanto o segundo condiz ao acúmulo dos conteúdos formais dessa disciplina.

(DIAS, 2010.)


Sobre essas questões ligadas à avaliação em filosofia, é necessário: 

Alternativas
Q2562444 Filosofia

Leia o texto a seguir. 


O princípio da imanência, a explicação de todo acontecimento como repetição, o que o esclarecimento defende, contra a imaginação mítica, é o princípio do próprio mito.


ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: ed. Jorge Zahar, 1985, p. 26. [Adaptado].



Em Horkheimer e Adorno, o programa do esclarecimento se refere ao

Alternativas
Q2453664 Filosofia
Acredita-se que a Filosofia grega nasceu com um conteúdo bastante específico, a cosmologia.
Assinale a alternativa correta a respeito do significado de cosmologia.
Alternativas
Q2403444 Filosofia

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se, sobretudo, pelo modo como essas explicações são dadas, ou seja, pelo tipo de discurso que constitui.

-

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos

a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, com adaptações.

-

De acordo com o texto assinale a alternativa que apresenta as explicações mitológicas oferecidas, isto é, o tipo de discurso da mitologia.

Alternativas
Q2364493 Filosofia
Não é possível desconsiderar, na passagem de uma consciência mítica a um pensamento racional, a importância de elementos religiosos na reflexão dos primeiros filósofos. De acordo com Gerd A. Bornheim (2000), “[...] o surto da filosofia só pode ser compreendido através de certas características muito peculiares à religião grega”. Nesse sentido, uma característica fundamental à religiosidade grega seria a de que: 
Alternativas
Q2346961 Filosofia
Como o surgimento da filosofia na Grécia Antiga representou uma transição do pensamento mítico para o racional?
Alternativas
Q2335628 Filosofia
Tratando-se de mitos, é comum imaginar histórias dos deuses gregos, como a de Prometeu roubando o fogo dos deuses para dar à humanidade. Assim, na sociedade moderna, os mitos primitivos parecem apenas histórias fantasiosas, como se estivessem no mesmo nível dos contos de fada. Contudo, essa é uma ideia equivocada de mito, que melhor pode ser definido como:
Alternativas
Q2255026 Filosofia
Leia com atenção o texto a seguir.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: D
6: D
7: D
8: A
9: D
10: B
11: A
12: A
13: C
14: A
15: D
16: C
17: B
18: B
19: D
20: C