Questões de Concurso Sobre mito e filosofia em filosofia

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Q3049987 Filosofia
Do ponto de vista topográfico, uma pólis, no seu núcleo urbano, dividia-se com frequência em duas partes, que podiam ter surgido primeiro independentemente: a acrópole, colina fortificada e centro religioso, e a ásty ou cidade baixa, cujo ponto focal era o lugar de reunião (posteriormente também um mercado com lojas), a ágora. Um terceiro elemento muitas vezes presente era o porto, mas esse podia também formar uma aglomeração separada, embora próxima (é o caso do Pireu, principal porto de Atenas). [...] Por fim, o território rural semeado de aldeias (khóra) completava o quadro da cidade-Estado.
(CARDOSO, 1985, p. 21 e 22.)

Essa visão topográfica é mais uma interpretação histórica do que dos gregos, pois: 
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Q3049985 Filosofia
A filosofia nasce por uma desconstrução inicial das estruturas automáticas da vida, ou seja, de sua obviedade. Assumimos uma atitude filosófica no momento que passamos a questionar o automatismo e a obviedade do real. A filosofia consiste, em suas linhas gerais e determinantes, na crítica da realidade, crítica que se dirige em todos os sentidos, inclusive a si mesma, como autocrítica. [...] Filosofia tem muito a ver com a reflexão crítica; com uma postura reflexiva; um pensar profundo; aprender a pensar de modo sistemático e coerente.
(Souza, 2003.)

O termo filosofia é atribuído ao filósofo e matemático Pitágoras, que viveu no século V a.C.; para ele:
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Q3049980 Filosofia
Se o mito é um discurso ou uma narração, isto é, um conjunto de enunciados que carrega sentido e referência, é preciso admitir que o mito diz algo sobre algo. É esse dito do dizer que devemos agora descobrir. Adotamos a hipótese de que o mito é, fundamentalmente, um “relato das origens” e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história. O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc. (LIMA VAZ, H. C, 2001.)

O interesse pelos mitos é tão antigo quanto recente. Podemos afirmar que o mito:
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Q3021323 Filosofia
O mito está presente na filosofia não apenas em seus momentos iniciais, com os Pré-Socráticos, mas é visível também na argumentação platônica, cujo exemplo mais conhecido de relação entre mito e razão é a “Alegoria da caverna”. Nessa narrativa, Platão busca ilustrar:
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Q3021322 Filosofia
A íntima relação entre mito e razão é notável, principalmente no momento de surgimento do pensamento filosófico na Grécia. Nesse sentido, como característica desse momento inicial, é correto afirmar que há uma:
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Q2912790 Filosofia

Estudos antropológicos afirmam que os mitos são muito importantes para a organização cultural dos povos. Nesse sentido, asseguram que os gregos, como qualquer outro povo, acreditavam em seus mitos e que a Filosofia nasceu gradualmente do interior desses mitos. Acerca desse tema, é correto afirmar que

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Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Filosofia |
Q2765390 Filosofia

“Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracteriza a filosofia. Essa passagem do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário.” (Gilberto Cotrim)


Sobre o surgimento da Filosofia e a passagem da explicação mítica da realidade para uma explicação filosófica, pode‐se afirmar que:

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Q2606673 Filosofia

[...] Há uma dificuldade em instaurar instrumentos avaliativos que verifiquem a aprendizagem dos conhecimentos específicos de filosofia, uma vez que essa averiguação costuma ser feita numa abordagem que privilegia a história da filosofia. Sendo assim, vários professores têm por objetivo “ensinar a filosofar” e não “ensinar filosofia”. O primeiro conceito se baseia em saber “pensar bem”, com criatividade, criticidade e autonomia, enquanto o segundo condiz ao acúmulo dos conteúdos formais dessa disciplina.

(DIAS, 2010.)


Sobre essas questões ligadas à avaliação em filosofia, é necessário: 

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Q2562444 Filosofia

Leia o texto a seguir. 


O princípio da imanência, a explicação de todo acontecimento como repetição, o que o esclarecimento defende, contra a imaginação mítica, é o princípio do próprio mito.


ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: ed. Jorge Zahar, 1985, p. 26. [Adaptado].



Em Horkheimer e Adorno, o programa do esclarecimento se refere ao

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Q2453664 Filosofia
Acredita-se que a Filosofia grega nasceu com um conteúdo bastante específico, a cosmologia.
Assinale a alternativa correta a respeito do significado de cosmologia.
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Q2403444 Filosofia

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se, sobretudo, pelo modo como essas explicações são dadas, ou seja, pelo tipo de discurso que constitui.

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MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos

a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, com adaptações.

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De acordo com o texto assinale a alternativa que apresenta as explicações mitológicas oferecidas, isto é, o tipo de discurso da mitologia.

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Q2364493 Filosofia
Não é possível desconsiderar, na passagem de uma consciência mítica a um pensamento racional, a importância de elementos religiosos na reflexão dos primeiros filósofos. De acordo com Gerd A. Bornheim (2000), “[...] o surto da filosofia só pode ser compreendido através de certas características muito peculiares à religião grega”. Nesse sentido, uma característica fundamental à religiosidade grega seria a de que: 
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Q2346961 Filosofia
Como o surgimento da filosofia na Grécia Antiga representou uma transição do pensamento mítico para o racional?
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Q2335628 Filosofia
Tratando-se de mitos, é comum imaginar histórias dos deuses gregos, como a de Prometeu roubando o fogo dos deuses para dar à humanidade. Assim, na sociedade moderna, os mitos primitivos parecem apenas histórias fantasiosas, como se estivessem no mesmo nível dos contos de fada. Contudo, essa é uma ideia equivocada de mito, que melhor pode ser definido como:
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Q2255026 Filosofia
Leia com atenção o texto a seguir.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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Q2255023 Filosofia
A pensadora Marilena Chauí afirma que a filosofia possui data e local do seu nascimento:
“[…] fim do século VII a. C. e início do século VI a. C., nas colônias gregas .................... , na cidade de Mileto. E seu primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A filosofia possui também um conteúdo preciso ao nascer, ou seja, é uma .................... ”
. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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Q2249725 Filosofia
     Do Caos nasceram o Érebo e a negra Noite; e da Noite, por sua vez, surgiu o Aither e o Dia, que ela concebeu e deu à luz depois de sua ligação amorosa com Érebo. E a Terra gerou primeiro Urano [céu] constelado, igual a ela própria, para a cobrir em toda a volta e para ser eternamente a morada segura dos deuses bem-aventurados.
Hesíodo. Teogonia.

A partir do texto acima e do chamado pensamento mítico, julgue o item que se segue.

Os deuses eram, algumas vezes, considerados como os próprios constituintes do mundo, como a Terra, o Céu e o Ar.
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Q2249724 Filosofia
     Do Caos nasceram o Érebo e a negra Noite; e da Noite, por sua vez, surgiu o Aither e o Dia, que ela concebeu e deu à luz depois de sua ligação amorosa com Érebo. E a Terra gerou primeiro Urano [céu] constelado, igual a ela própria, para a cobrir em toda a volta e para ser eternamente a morada segura dos deuses bem-aventurados.
Hesíodo. Teogonia.

A partir do texto acima e do chamado pensamento mítico, julgue o item que se segue.

O pensamento mítico buscava explicar a origem do cosmo e do homem, sendo, portanto, classificado como filosofia.
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Q2249683 Filosofia
     O fogo se transforma em todas as coisas e todas as coisas se transformam em fogo, assim como se trocam mercadorias por ouro e ouro por mercadorias.

Heráclito de Efeso. Fragmentos.


    Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é.

Parmênides de Eléia. Poema — A duas vias.

Julgue o item que se segue, tendo como referência as duas citações acima e o chamado período clássico da Filosofia.


Para os pré-socráticos, há sempre a postulação de um elemento físico como sendo o constituinte das coisas do mundo.

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Q2202663 Filosofia
“A cultura não é um dom dos deuses aos mortais, como ensina o mito. Foram os homens que tudo descobriram pelos seus esforços inquiridores, e é por meio deles que vão acrescentando novos elementos à cultura. […] O cosmos da filosofia da natureza converte-se, por um movimento reflexo do desenvolvimento espiritual, no protótipo da eunomia da sociedade humana. É nele que a ética da cidade encontra a sua raiz metafísica.
(Fonte: JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 214 et seq.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia é o pensamento racional separam-se dos mitos de forma gradual, ao longo do tempo, na Grécia Antiga.
II. Podemos considerar que o mito já era filosofia, uma vez que procurava respostas para problemas, os quais, até hoje, são objetos da pesquisa e indagação filosófica.
III. O mito é uma construção narrativa que se define pelo seu tema, pelo seu objeto e, principalmente, modo de narrar, o qual invoca elementos mágicos para descrever o homem e o mundo no qual ele habita.
IV. A filosofia acabou representando uma ruptura radical, imediata e permanente em relação aos mitos, transformando-se numa forma de pensar baseada na racionalidade e no empirismo, desde seu nascimento na Grécia Antiga até a contemporaneidade.
Estão corretas as afirmativas:
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Respostas
1: D
2: D
3: A
4: D
5: B
6: A
7: A
8: C
9: A
10: D
11: C
12: B
13: B
14: D
15: C
16: A
17: C
18: E
19: E
20: C