Questões de Concurso Sobre mito e filosofia em filosofia

Foram encontradas 79 questões

Q3222060 Filosofia
O surgimento do logos na filosofia grega antiga marca uma nova abordagem racional frente às explicações míticas tradicionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163838 Filosofia
Não é fácil traçar a fronteira temporal do momento em que surge o pensamento racional. Passaria, provavelmente, pela epopeia homérica. No entanto, nela é tão estreita a interpenetração do elemento racional e do “pensamento mítico”, que mal se pode separá-los. Uma análise da epopeia, a partir desse ponto de vista, nos mostraria quão cedo o pensamento racional se infiltra no mito e começa a influenciá-lo.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Sobre a relação entre racionalidade e mito tal como expressa no trecho acima, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163819 Filosofia
Os sofistas são um momento necessário da história da filosofia: eles refutam a abstração vazia do ser eleático [de Parmênides] pela consideração das coisas efetivas, da realidade do mundo sensível e vivo, pluralidade, movimento, subjetividade.
CASSIN, B. O efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005. (Adaptado.)

A leitura tradicional a respeito dos sofistas é tributária da interpretação platônico-aristotélica. A relação do trecho acima com essa interpretação é de
Alternativas
Q3169668 Filosofia
Analise as asserções abaixo e assinale a que traz um conceito incorreto.
Alternativas
Q3133064 Filosofia
A Filosofia teve origem na Grécia Antiga, entre os séculos VI e V a.C., como uma alternativa ao pensamento mítico, oferecendo uma nova maneira de compreender o mundo e a natureza de forma racional e sistemática. Os primeiros pensadores, conhecidos como pré-socráticos, desafiaram as explicações baseadas em mitos e procuraram respostas que seguissem uma lógica fundamentada na observação e na razão. Esse movimento intelectual surgiu em um contexto de intensa efervescência cultural, especialmente nas cidades-estados gregas, como Atenas, que se tornaram centros de debate e reflexão filosófica. O termo "filosofia", atribuído a Pitágoras, combina as palavras gregas "philos" (amor) e "sophia" (sabedoria), significando, assim, o "amor pelo saber" (BARNES, 2005).
Qual das alternativas reflete corretamente as informações apresentadas no texto? 
Alternativas
Q3128340 Filosofia
A transição do pensamento mítico para o pensamento filosófico foi marcada por uma mudança no modo como os gregos explicavam o mundo. Com base nas características do pensamento mitológico e a passagem para o logos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3128328 Filosofia
Um grupo de estudantes está discutindo o que diferencia a filosofia das outras formas de conhecimento, como a ciência e o mito. Um deles afirma que a filosofia busca explicações racionais e sistemáticas, enquanto o mito se baseia na tradição oral e nas narrativas simbólicas. Já outro estudante argumenta que a filosofia nasceu de uma ruptura com as explicações míticas, mas mantendo um vínculo com a busca por respostas sobre a existência e o mundo. Com base nas características do pensamento filosófico, é correto afirmar que a filosofia:
Alternativas
Q3128326 Filosofia
A tragédia grega teve um papel significativo na transição do mito ao logos, sendo um marco cultural e intelectual da Grécia Antiga. Nesse contexto, como a tragédia grega contribuiu para a formação do pensamento filosófico? 
Alternativas
Q3128325 Filosofia
A passagem do pensamento mitológico para o filosófico marcou uma mudança significativa na maneira como os gregos antigos explicavam o mundo e os fenômenos naturais. Sobre as características do pensamento mitológico em contraste com o pensamento filosófico, assinale a principal característica do pensamento mitológico e como ela se difere da abordagem filosófica.
Alternativas
Q3049987 Filosofia
Do ponto de vista topográfico, uma pólis, no seu núcleo urbano, dividia-se com frequência em duas partes, que podiam ter surgido primeiro independentemente: a acrópole, colina fortificada e centro religioso, e a ásty ou cidade baixa, cujo ponto focal era o lugar de reunião (posteriormente também um mercado com lojas), a ágora. Um terceiro elemento muitas vezes presente era o porto, mas esse podia também formar uma aglomeração separada, embora próxima (é o caso do Pireu, principal porto de Atenas). [...] Por fim, o território rural semeado de aldeias (khóra) completava o quadro da cidade-Estado.
(CARDOSO, 1985, p. 21 e 22.)

Essa visão topográfica é mais uma interpretação histórica do que dos gregos, pois: 
Alternativas
Q3049985 Filosofia
A filosofia nasce por uma desconstrução inicial das estruturas automáticas da vida, ou seja, de sua obviedade. Assumimos uma atitude filosófica no momento que passamos a questionar o automatismo e a obviedade do real. A filosofia consiste, em suas linhas gerais e determinantes, na crítica da realidade, crítica que se dirige em todos os sentidos, inclusive a si mesma, como autocrítica. [...] Filosofia tem muito a ver com a reflexão crítica; com uma postura reflexiva; um pensar profundo; aprender a pensar de modo sistemático e coerente.
(Souza, 2003.)

O termo filosofia é atribuído ao filósofo e matemático Pitágoras, que viveu no século V a.C.; para ele:
Alternativas
Q3049980 Filosofia
Se o mito é um discurso ou uma narração, isto é, um conjunto de enunciados que carrega sentido e referência, é preciso admitir que o mito diz algo sobre algo. É esse dito do dizer que devemos agora descobrir. Adotamos a hipótese de que o mito é, fundamentalmente, um “relato das origens” e que, enquanto tal, tem uma função de instauração: só há mito se o acontecimento fundador não tem lugar na história, mas num tempo antes da história. O mito diz sempre como nasceram as coisas, as instituições, as regras etc. (LIMA VAZ, H. C, 2001.)

O interesse pelos mitos é tão antigo quanto recente. Podemos afirmar que o mito:
Alternativas
Q3021323 Filosofia
O mito está presente na filosofia não apenas em seus momentos iniciais, com os Pré-Socráticos, mas é visível também na argumentação platônica, cujo exemplo mais conhecido de relação entre mito e razão é a “Alegoria da caverna”. Nessa narrativa, Platão busca ilustrar:
Alternativas
Q3021322 Filosofia
A íntima relação entre mito e razão é notável, principalmente no momento de surgimento do pensamento filosófico na Grécia. Nesse sentido, como característica desse momento inicial, é correto afirmar que há uma:
Alternativas
Q2606673 Filosofia

[...] Há uma dificuldade em instaurar instrumentos avaliativos que verifiquem a aprendizagem dos conhecimentos específicos de filosofia, uma vez que essa averiguação costuma ser feita numa abordagem que privilegia a história da filosofia. Sendo assim, vários professores têm por objetivo “ensinar a filosofar” e não “ensinar filosofia”. O primeiro conceito se baseia em saber “pensar bem”, com criatividade, criticidade e autonomia, enquanto o segundo condiz ao acúmulo dos conteúdos formais dessa disciplina.

(DIAS, 2010.)


Sobre essas questões ligadas à avaliação em filosofia, é necessário: 

Alternativas
Q2562444 Filosofia

Leia o texto a seguir. 


O princípio da imanência, a explicação de todo acontecimento como repetição, o que o esclarecimento defende, contra a imaginação mítica, é o princípio do próprio mito.


ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: ed. Jorge Zahar, 1985, p. 26. [Adaptado].



Em Horkheimer e Adorno, o programa do esclarecimento se refere ao

Alternativas
Q2453664 Filosofia
Acredita-se que a Filosofia grega nasceu com um conteúdo bastante específico, a cosmologia.
Assinale a alternativa correta a respeito do significado de cosmologia.
Alternativas
Q2346961 Filosofia
Como o surgimento da filosofia na Grécia Antiga representou uma transição do pensamento mítico para o racional?
Alternativas
Q2364493 Filosofia
Não é possível desconsiderar, na passagem de uma consciência mítica a um pensamento racional, a importância de elementos religiosos na reflexão dos primeiros filósofos. De acordo com Gerd A. Bornheim (2000), “[...] o surto da filosofia só pode ser compreendido através de certas características muito peculiares à religião grega”. Nesse sentido, uma característica fundamental à religiosidade grega seria a de que: 
Alternativas
Q2335628 Filosofia
Tratando-se de mitos, é comum imaginar histórias dos deuses gregos, como a de Prometeu roubando o fogo dos deuses para dar à humanidade. Assim, na sociedade moderna, os mitos primitivos parecem apenas histórias fantasiosas, como se estivessem no mesmo nível dos contos de fada. Contudo, essa é uma ideia equivocada de mito, que melhor pode ser definido como:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: B
6: D
7: B
8: D
9: D
10: D
11: D
12: A
13: D
14: B
15: C
16: A
17: D
18: B
19: B
20: D