Questões de Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) para Concurso
Foram encontradas 87 questões
Embora não seja a única abordagem sobre a origem do Estado moderno, o contratualismo tem destacada importância para a reflexão sobre a ordem política. Examine as afirmativas e assinale a CORRETA.
Em relação à ideia de contrato social em Hobbes, Locke e Rousseau, é CORRETO afirmar:
Em relação ao pensamento político de Thomas Hobbes, NÃO é correto afirmar:
Thomas Hobbes, considerado um pensador contratualista, concebe o homem em seu estado de natureza, o qual seria um estado anterior à sociedade civil ou política. No estado natural do homem, segundo esse pensador inglês, é CORRETO afirmar:
De acordo com o debate a respeito da liberdade, presente na tradição liberal em filosofia política, argumenta-se que o ônus da prova deveria sempre estar a cargo daqueles que são contra a liberdade. A suposição a priori é sempre a favor da liberdade. Isso é o que ficou denominado como o princípio liberal fundamental (Gerald F.Gaus): a liberdade é normativamente básica e, assim, o ônus da justificação está sobre aqueles que intencionam limitar a liberdade, especialmente por meio de meios coercivos. Com base nesse e nos mais importantes princípios fundamentais do liberalismo político, assinale a alternativa correta.
Nascemos fracos, precisamos de força; nascemos desprovidos de tudo, temos necessidade de assistência; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo que não temos ao nascer, e de que precisamos quando adultos, é-nos dado pela educação.
Rousseau. O Emílio ou da Educação. São Paulo: Bertrandbrasil, 1995, p. 10 (com adaptações).
A respeito do tema educação em Rousseau, assinale a alternativa correta.
As obras “Novum Organum”, “Ensaio acerca do entendimento humano” e “Investigação sobre o entendimento humano”, foram escritas por:
“Dos poderes humanos o maior deles é aquele que é composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.” Leviatã, Thomas Hobbes (1588-1679)
Na filosofia política de Thomas Hobbes, percebe-se que:
Hobbes, em sua obra Leviatã, sustenta que a liberdade política consiste antes de tudo na liberdade do Estado, de modo que “a liberdade dos súditos concerne apenas àquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano permitiu” - depende do silêncio da lei, portanto. Para ele, essa liberdade consiste
Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã, descreve um hipotético estado de natureza primitivo como sendo um estado de guerra de todos contra todos. Para ele, a razão desse estado de guerra reside na
Os pensadores Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, (contratualistas clássicos ou jusnaturalistas), partem da ideia de direito natural e do contrato como forma de regulação das relações entre governantes e governados. Sobre o assunto, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir:
( ) Para Thomas Hobbes o homem vive em conflito permanente, onde a violência e a insegurança predominam.
( ) John Locke parte da ideia de contrato social como mediador da passagem do estado de natureza para o Estado Civil.
( ) Jean-Jacques Rousseau entende que para um governo garantir sua legitimidade, é necessário que responda os anseios do rei.
( ) Para John Locke a propriedade é um direito natural.
( ) Thomas Hobbes pretende dar uma justificativa sobrenatural para a existência do Estado (absolutista).
A sequência correta de cima para baixo é:
“Homens e adolescentes da geração Z são mais prováveis de achar que o feminismo é mais prejudicial do que benéfico para a sociedade, aponta pesquisa publicada nesta quinta-feira (1º/2) pelo Instituto Global para a Liderança das Mulheres da Universidade King's College de Londres. O estudo ouviu 3.716 pessoas acima de 16 anos, entre homens e mulheres de diferentes gerações.
De acordo com o levantamento, um a cada quatro homens britânicos entre 16 a 29 anos, faixa etária que forma a geração Z, acredita que é mais difícil ser homem do que mulher. Além disso, os homens da geração Z são os que mais acreditam que o feminismo fez mais mal do que bem para a sociedade — são 16%, contra 15% dos homens entre 30 a 59 anos e 13% de homens acima de 60 anos.”
STANGA, Isabela. Homens da geração Z acham feminismo mais prejudicial do que os das anteriores. Correio Braziliense, Brasília, 01 de fev. de 2024. Disponível em: <https://tecnoblog.net/responde/referencia-site-abnt-artigos/>. Acesso em: 20 mai. 2024.
O trecho dessa reportagem mostra como a discussão em torno do feminismo, bem como sua popularização entre os membros das gerações mais novas, têm levado a problematização sobre a questão da relação entre os gêneros no conjunto da vida social. Também aqui há muitos ruídos e desinformação sobre o significado e o sentido do Feminismo. Surgido no contexto do Iluminismo e das revoluções burguesas, o Feminismo
John Locke, em Ensaio acerca do entendimento humano, intenta descobrir os elementos constitutivos do conhecimento humano, sua origem e formação. Sob essa intenção, o filósofo faz uma crítica ao inatismo. Tal crítica o leva a conceber o ser humano como uma tabula rasa. Quanto a essa concepção, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que traduz o caráter liberal do pensamento político de John Locke.
Acerca do contratualismo de Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta.
Rousseau defende uma filosofia na qual a sociedade busque preservar a liberdade natural do homem, ao mesmo tempo que garanta a segurança e o bem-estar da vida social.
A educação desempenha um papel importante na formação do indivíduo socialmente participativo.
Considerando o texto acima e a filosofia de Rousseau, julgue o seguinte item.
É correto dizer que o contrato social permite a efetivação de
uma sociedade participativa, fundamentada na vontade
individual.
É possível falar em uma fundamentação da moral em John Locke, mesmo que exista uma base empirista nessa filosofia.