Questões de Física - MCUV - Movimento Circular Uniformemente Variado para Concurso

Foram encontradas 18 questões

Q3025011 Física
Uma criança lança, a partir do solo, uma bola. A bola foi lançada com ângulo com o máximo alcance possível. Ao retornar ao solo, a distância vertical percorrida pela bola foi de 12 m. Despreze a resistência do ar e use a aceleração de queda livre igual a 9,8 m/s2 . O deslocamento da bola, em metros, foi igual a:
Alternativas
Q2320641 Física
Um sistema de transmissão por correia é constituído de três polias (motriz, conduzida e tensionadora), conforme mostrado na Figura.



Imagem associada para resolução da questão



Considere que: (I) os raios das polias são os indicados na Figura; (II) durante a operação do sistema, a velocidade da correia passa de 2 m/s para 6 m/s em um período de 2 segundos; (III) o movimento ocorre com aceleração constante.
As acelerações angulares das polias motora e conduzida, expressas em rad/s2 , nesse período, serão, respectivamente, de
Alternativas
Q2257316 Física
Uma roda de raio 100 mm gira para direita sem deslizar, de acordo com a figura a seguir. 
045.png (275×176)

Dados: √2 = 1,4; √3 = 1,7; √10 = 3,2
Sabendo que a velocidade do ponto A é de 1,60m/s, a velocidade v é de
Alternativas
Q2007955 Física
Atenção: para responder à questão, leia o texto a seguir.

O “findget spinner” é um tipo de brinquedo feito de plástico ou metal que possui um rolamento no meio. Ao segurar em seu centro e exercer uma força em uma de suas extremidades, ele girará por mais ou menos tempo, pois dependerá do valor da força exercida, da massa dele, do atrito existente entre suas peças, da resistência do ar, dentre outros motivos.
Quando submetido à ação de uma mesma força, no primeiro minuto, o findget spinner 1 executa 600 voltas e o findget spinner 2 executa 300 voltas.
Observe as fotos abaixo que mostram dois modelos desse brinquedo e um deles em rotação.



Considerando o brinquedo em rotação, podemos afirmar que um ponto do brinquedo localizado em uma de suas extremidades possui 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Física |
Q2006284 Física
O movimento uniforme de uma partícula em um caso ideal é caracterizado por possuir uma velocidade constante em todo o seu trajeto. Já o movimento uniformemente variado de uma partícula em um caso ideal é caracterizado por possuir uma aceleração constante em todo o seu trajeto. Baseado nas afirmações dadas acima, assinale a alternativa que apresenta os dois casos de movimento.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - Física |
Q940199 Física
Uma partícula descreve uma circunferência de centro O, em movimento uniformemente retardado, no sentido horário.
Imagem associada para resolução da questão No ponto P, indicado na figura, a velocidade e a aceleração vetoriais da partícula estão melhor representadas em
Alternativas
Q892784 Física
A aceleração centrípeta instantânea de uma partícula de massa m, em uma trajetória curvilínea qualquer de raio ρ, com velocidade tangencial v e velocidade angular ω em torno do centro instantâneo de rotação, é dada por:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Prova: Quadrix - 2017 - SEDF - Professor - Física |
Q804709 Física

Uma roda gigante possui um raio de 20 m e realiza um quarto de volta em 12 s. Uma pessoa está sentada em uma das “cadeirinhas”.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

A aceleração centrípeta (aC) da pessoa é igual a 5Imagem associada para resolução da questão(π/12)2 m / s2 .

Alternativas
Q756575 Física

Uma ambulância transporta um paciente recém-operado ao longo de uma estrada onde há uma lombada aproximadamente circular de centro em C e 40 m de raio, como mostra a figura.

Imagem associada para resolução da questão

Se a ambulância passar pelo topo da lombada com uma velocidade muito elevada, pode perder o contato com a estrada e o impacto que irá ocorrer quando os pneus voltarem a tocar o piso provocará um solavanco que não fará bem ao paciente.

Considerando g = 10 m/s2, o valor máximo da velocidade com que a ambulância pode passar pelo topo da lombada sem perder o contato com a estrada é de

Alternativas
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2014 - PC-SP - Perito Criminal |
Q543226 Física
Ao percorrer uma curva horizontal, em forma de quarto de circunferência, com velocidade escalar constante, um veículo sofre, relativamente a um referencial inercial, uma força resultante centrípeta de
Alternativas
Q460395 Física
Um disco gira, livremente, em torno de seu centro com velocidade angular de 1,00 rad/s. Sobre o disco, girando com ele, e a uma distância de 4,00 m do centro, encontra- se uma tartaruga que, na Figura abaixo, está representada por um pequeno quadrado preto.

                                            imagem-007.jpg

Considerando-se a dimensão da tartaruga desprezível, qual será, aproximadamente, em rad/s, a nova velocidade angular do sistema se a tartaruga se deslocar até uma posição que fique a 2,00 m do centro do disco?

Dados
momento de inércia do disco = 80,0 kg.m2
massa da tartaruga = 5,00 kg
Alternativas
Q428607 Física
Uma partícula realiza um movimento circular uniforme de raio 20,0 cm, com a frequência de 1,0 Hz. A aceleração sentida pela partícula, em m/s2 , é de

Dado: π = 3,1
Alternativas
Q399490 Física
Uma partícula está percorrendo a trajetória circular de centro em C e de raio R, mostrada na figura abaixo. Nela estão representados, por segmentos orientados, o vetor velocidade imagem-026.jpg e o vetor aceleração imagem-027.jpg da partícula no instante em que ela passa pela extremidade da direita do diâmetro horizontal.

imagem-028.jpg

O vetor imagem-029.jpg forma um ângulo de 150° com o vetor imagem-030.jpg. Sendo imagem-031.jpg = 8 m/s2, o raio R do círculo – trajetória mede:
Alternativas
Q307106 Física
Analise as afirmativas abaixo.

1ª- Em uma trajetória curvilínea, o módulo do vetor velocidade média é menor que o módulo da velocidade escalar média correspondente ao mesmo intervalo de tempo.

2ª- Quando dois móveis percorrem distâncias desiguais em intervalos de tempos iguais, o que percorreu a menor distância mudou de posição mais lentamente.

Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q233980 Física
                                   Imagem 046.jpg

A figura é o esquema de dois móveis A e B que partiram com velocidades iguais em módulo de um mesmo ponto P. O móvel A percorre uma trajetória circular de raio 10 m com velocidade angular π/20 rad/s, e o móvel B desloca- -se com aceleração constante em uma trajetória que coincide com o diâmetro da trajetória do móvel A. Quando o móvel A passa pela primeira vez em Q, encontra com o móvel B.
Qual o módulo da aceleração de B em m.s-2 ?
Dado: π = 3
Alternativas
Q186367 Física
Considere uma partícula percorrendo uma trajetória plana curvilínea de centro C com raio variável no tempo R(t) e velocidade v(t) (perpendicular à trajetória) em um determinado instante de tempo. Sendo  θ(t) o ângulo da posição instantânea da partícula, com relação a um eixo de referência que passa por C, sua velocidade angular ω(t) em relação a um eixo perpendicular ao plano de movimento, que passa por C, é dada por
Alternativas
Q73082 Física
Um motor DC com redutor de velocidade possui uma barra metálica de 30 cm fixada em seu eixo e gira com uma velocidade constante igual a 60 rpm. Na extremidade da barra (ponto x) e no seu centro (ponto y) as acelerações tangenciais atx e aty e as acelerações centrípetas acx e acy valem:
Alternativas
Q1255191 Física
Uma bola de tênis de massa 30g atinge a raquete de um jogador profissional com velocidade de 20,0m/s e retorna, no sentido contrário, com velocidade de 30,0m/s. Se a bola permaneceu em contato com a raquete durante um intervalo de tempo de 0,1s, assinale a alternativa que apresenta a sua aceleração escalar média em m/ss .
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: E
5: B
6: C
7: A
8: C
9: A
10: C
11: C
12: E
13: C
14: A
15: A
16: B
17: E
18: A