Questões de Física - MCUV - Movimento Circular Uniformemente Variado para Concurso
Foram encontradas 18 questões
Considere que: (I) os raios das polias são os indicados na Figura; (II) durante a operação do sistema, a velocidade da correia passa de 2 m/s para 6 m/s em um período de 2 segundos; (III) o movimento ocorre com aceleração constante.
As acelerações angulares das polias motora e conduzida, expressas em rad/s2 , nesse período, serão, respectivamente, de
Dados: √2 = 1,4; √3 = 1,7; √10 = 3,2
Sabendo que a velocidade do ponto A é de 1,60m/s, a velocidade v é de
No ponto P, indicado na figura, a velocidade e a aceleração vetoriais da partícula estão melhor representadas em
Uma roda gigante possui um raio de 20 m e realiza um quarto de volta em 12 s. Uma pessoa está sentada em uma das “cadeirinhas”.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
A aceleração centrípeta (aC) da pessoa é igual a 5(π/12)2 m / s2 .
Uma ambulância transporta um paciente recém-operado ao longo de uma estrada onde há uma lombada aproximadamente circular de centro em C e 40 m de raio, como mostra a figura.
Se a ambulância passar pelo topo da lombada com uma velocidade muito elevada, pode perder o contato com a estrada e o impacto que irá ocorrer quando os pneus voltarem a tocar o piso provocará um solavanco que não fará bem ao paciente.
Considerando g = 10 m/s2, o valor máximo da velocidade com
que a ambulância pode passar pelo topo da lombada sem perder
o contato com a estrada é de
Considerando-se a dimensão da tartaruga desprezível, qual será, aproximadamente, em rad/s, a nova velocidade angular do sistema se a tartaruga se deslocar até uma posição que fique a 2,00 m do centro do disco?
Dados
momento de inércia do disco = 80,0 kg.m2
massa da tartaruga = 5,00 kg
Dado: π = 3,1
O vetor forma um ângulo de 150° com o vetor . Sendo = 8 m/s2, o raio R do círculo – trajetória mede:
1ª- Em uma trajetória curvilínea, o módulo do vetor velocidade média é menor que o módulo da velocidade escalar média correspondente ao mesmo intervalo de tempo.
2ª- Quando dois móveis percorrem distâncias desiguais em intervalos de tempos iguais, o que percorreu a menor distância mudou de posição mais lentamente.
Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:
A figura é o esquema de dois móveis A e B que partiram com velocidades iguais em módulo de um mesmo ponto P. O móvel A percorre uma trajetória circular de raio 10 m com velocidade angular π/20 rad/s, e o móvel B desloca- -se com aceleração constante em uma trajetória que coincide com o diâmetro da trajetória do móvel A. Quando o móvel A passa pela primeira vez em Q, encontra com o móvel B.
Qual o módulo da aceleração de B em m.s-2 ?
Dado: π = 3