Questões de Concurso
Sobre movimento harmônico em física
Foram encontradas 122 questões
Foi construído um pêndulo com 20 metros de comprimento, e o mesmo foi posto para oscilar em uma localidade em que o campo gravitacional da Terra vale, aproximadamente, 10 m/s2. Nestas condições, o período de oscilação deste pêndulo vale
O relógio mostrado abaixo é chamado de Relógio de Pêndulo ou pêndulo que bate segundos, o que significa que o período desse pêndulo, considerado simples, é igual a 1,0 (um) segundo, aqui na Terra.
(https://traumartes.wordpress.com/produtos/relogios/)
Imaginemos que esse relógio seja levado para a Lua, cuja aceleração da gravidade na superfície equivale a 1/6 da aceleração da gravidade na superfície da Terra, logo o período desse relógio tem um valor próximo de:
Um oscilador harmônio simples, consiste em uma mola atuante sobre um corpo que desliza sobre uma superfície horizontal lisa. Se a massa do corpo é dobrada, então:
A Figura 1, a seguir, mostra um bloco preso a duas molas de mesma constante elástica K = 64 N/m associadas em série, podendo oscilar em MHS na vertical e com período de 4,8 s. Na Figura 2, o mesmo corpo é preso às mesmas duas molas, só que agora associadas em paralelo e também posto a oscilar em MHS verticalmente. Desprezando todas as forças resistentes, determine o período de oscilação na situação da Figura 2.
Desprezadas a resistência do ar e as demais forças dissipativas, um fio inextensível com uma massa presa a ele é um exemplo de Pêndulo Simples, e seu uso é muito empregado nos laboratórios de Física para medir o valor da aceleração da gravidade local. Numa atividade de laboratório, deseja-se obter a maior precisão no valor de g; para isso, deve-se
Nas questões em que for necessário o uso da aceleração da gravidade, adote g = 10 m/s2 .
Quando necessário, utilize os seguintes valores para a água:
ρ = 1,0g cm3 e c = 1,0 cal g ℃
Quando necessário, adote os valores:
π = 3
sen30° = cos60° = 0,50
sen60° = cos30° = 0,87
Em um experimento realizado no Laboratório de Física, um planador foi colocado preso a uma mola, cuja outra extremidade foi fixada num dos extremos de um trilho de ar nivelado. Em seguida, o planador foi deslocado em 10𝑐𝑚 da posição de equilíbrio e liberado, a partir do repouso. Verificou-se que o planador passou a oscilar em movimento harmônico simples com período de 2,0𝑠. A partir dessas informações, podemos afirmar que a velocidade máxima do planador vale:
Na natureza, encontram-se exemplos de sistemas físicos oscilantes que podem ser aproximados pela equação de um movimento harmônico simples, como a oscilação de um pêndulo em pequenos ângulos, a oscilação de um elétron em torno do núcleo e o deslocamento da corda de instrumentos musicais. Suponha que o deslocamento transversal de um ponto em uma corda seja descrito pela equação 𝑦 = (2 𝑐𝑚) . 𝑠𝑒𝑛[1,5 . 𝜋 − 8. 𝜋.𝑡]. Qual é o valor da frequência de oscilação dada em Hertz (Hz)?
Com relação à resposta de osciladores harmônicos a forçamentos também harmônicos, a razão de amplificação da excitação forçada
Para um determinado sistema, os modos de vibração (v1 e v2) e suas respectivas frequências naturais (w1 e w2) são dadas por:
Sendo C1,C2,∅1 e ∅2 constantes, assinale a opção que indica a equação de movimento x(t) desse sistema.
A energia de um oscilador harmônico amortecido subcriticamente tem a seguinte forma funcional
Quanto tempo esse oscilador leva para perder 75%
da sua energia inicial? Para efeitos de cálculo, considere
que ln 5 =1,61, ln 3 =1,10 e ln 2 =0,69.
Em um dado sistema elétrico, a corrente elétrica oscila, temporalmente, de acordo com a expressão i(t) = 6sen(5t), com o tempo medido em segundos (s) e a corrente elétrica em Ampère (A). Sobre esse sistema físico, dadas as afirmativas,
I. O pico de corrente elétrica vale 6 A.
II. O período de oscilação varia no decorrer do tempo.
III. A tensão elétrica é constante ao longo do tempo.
verifica-se que está/ão correta/s
Um oscilador simples de massa m é amortecido pela ação de uma força amortecedora Fa que é função linear da velocidade v do oscilador, tal que Fa = -bv, sendo b uma constante positiva. Sendo o parâmetro de amortecimento β = b/2m, qual deve ser a relação entre esse parâmetro de amortecimento β com a frequência natural de oscilação do sistema na ausência do amortecimento ω0, para que o movimento do oscilador seja do tipo subamortecido?
Desprezando-se a resistência do ar, a intensidade da força de tração no fio, em Newtons, ao passar pela posição B, é:
Considerando que o pêndulo de referência R executa uma oscilação completa em 2,0s, podemos afirmar que o pêndulo que executa uma oscilação completa em 1,0s é o:
Sobre o movimento do bloco é possível afirmar que:
Dessa forma, Jéssica pode concluir que:
De acordo com o texto, é correto afirmar que ondas com comprimento de onda de 7 m chegaram a ser formadas no oceano.
A partir dos gráficos, avalie as seguintes afirmações em relação ao objeto:
I - tem aceleração e velocidade nulas quando ele está na posição zero. II - tem velocidade nula quando foi liberado para oscilar e com módulo da aceleração máxima. III - passa pela posição de equilíbrio com aceleração máxima e velocidade nula. IV - tem energia cinética máxima ao passar pela posição de equilíbrio e energia elástica nula.
Está correto apenas o que se afirma em