Questões de Concurso
Sobre vetores em física
Foram encontradas 98 questões
Uma grandeza vetorial pode ser representada por um vetor porque possui
O vetor gradiente da função f(x,y,z) = (x+y^2+z^3)^2 no ponto (1,1,1) é paralelo ao seguinte vetor: Dados: a^b , lê-se ‘a’ elevado a ‘b’
Assinale a opção que corresponde a uma grandeza vetorial.
Tribologia é o estudo da interação entre duas superfícies em contato, como desgaste e atrito, sendo de extrema importância na avaliação de diferentes produtos e de bens de consumo em geral. Para testar a conformidade de uma muleta, realiza-se um ensaio tribológico, pressionando-a verticalmente contra o piso com uma força F , conforme ilustra a imagem, em que CM representa o centro de massa da muleta.
Mantendo-se a força F paralela à muleta, varia-se lentamente o ângulo entre a muleta e a vertical, até o máximo ângulo imediatamente anterior ao de escorregamento, denominado ângulo crítico. Esse ângulo também pode ser calculado a partir da identificação dos pontos de aplicação, da direção e do sentido das forças peso (P), normal (N) e de atrito estático (fe).
O esquema que representa corretamente todas as forças que atuam sobre a muleta quando ela atinge o ângulo crítico é:
O sistema representado a seguir está em equilíbrio. Considere a barra homogênea e pesando 120 N.
Se o peso do bloco é de 30N, para manter a barra em equilíbrio, o homem representado na figura deverá fazer uma força vertical para cima, no valor de:
Desprezando-se a resistência do ar, a intensidade da força de tração no fio, em Newtons, ao passar pela posição B, é:
Considerando que todo barro ficará grudado no skate no instante em que ele for atingido, o conjunto (skate + barro) iniciará um movimento com uma velocidade, em m/s, igual a:
Sabendo que o veículo pesa 1,0 kN e que a força P resistida pelo cabo é de 2,0 kN, a aceleração imposta ao veículo na direção do cabo, assumindo que a aceleração da gravidade é de 10 m/s2, vale:
Desse modo, o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano é igual a
I. O equilíbrio de forças colineares é satisfeito apenas com uma equação escrita na direção de ação dessas forças. II. O equilíbrio de forças que agem em um plano e são concorrentes em um ponto O demanda uma equação de equilíbrio de forças e duas equações de equilíbrio de momentos. III. O equilíbrio de forças paralelas em um plano requer uma equação relacionada às forças na direção em que agem e uma equação de momento em relação ao eixo normal ao plano de ação das forças.
Está correto o que se afirma em
As dimensões indicadas na figura estão em metros.
A força de reação em A, em módulo, vale
A força na barra BC, em módulo, vale: