Questões de Concurso Sobre avaliação funcional em fisioterapia

Foram encontradas 839 questões

Q3109953 Fisioterapia
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de articulação poliaxial.
Alternativas
Q3101295 Fisioterapia

Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos.

Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para

Alternativas
Q3101289 Fisioterapia
A palpação é uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta para examinar adequadamente o paciente em situações de queixa de dor e limitação da mobilidade articular como, por exemplo, a articulação do punho. Nessa articulação, palpa-se, na face radial do carpo, um osso que representa o assoalho da tabaqueira anatômica na fileira carpal proximal, que é fraturado com maior frequência. Muitas vezes, a fratura ocorre por uma queda sobre a palma da mão em abdução. O desvio ulnar permite que esse osso deslize para fora do processo estilóide do rádio, sob o qual se localiza e torna-se palpável. Este osso é o
Alternativas
Q3099498 Fisioterapia
Maria Rita, 32 anos de idade, artesã, residente em Pirapora/MG, é encaminhada à clínica de fisioterapia queixando-se de alteração de sensibilidade (dormência e formigamento) na mão esquerda, região palmar, com acometimento do 1º ao 3º dedo. Relata que os sintomas iniciaram há 3 meses, e que o desconforto vem piorando à medida que realiza as suas atividades laborais e de vida diária. Ao ser examinada na consulta fisioterapêutica, foram realizados exames e testes para diagnósticos diferenciais. A suspeita de hérnia discal cervical foi descartada, e os testes de Tínel e Phalen foram positivos. Aplicando os conhecimentos de semiologia, anatomia humana e propedêutica para avaliar adequadamente a paciente do caso clínico descrito acima, pode-se afirmar que os testes foram positivos para 
Alternativas
Q3099496 Fisioterapia
O senhor Paulo César, 87 anos de idade, hipertenso e diabético, aposentado há 10 anos, cansado de ficar hipoativo em casa, resolveu ocupar o seu tempo livre com atividades físicas. Devido a seu declínio funcional na última década, vem apresentando dificuldade para realizar exercícios como uma simples caminhada no fim de tarde. Cansado pelo insucesso das tentativas com as atividades físicas, resolveu procurar um fisioterapeuta para acompanhá-lo nas atividades físicas. Antes de prescrever os exercícios, o fisioterapeuta realizou uma avaliação física e constatou medidas antropométricas alteradas e atrofia e fraqueza muscular, sugestivos de uma sarcopenia secundária.
Sobre o caso são feitas as seguintes afirmativas.

I- A sarcopenia apresentada pelo paciente associa-se a maior risco de fragilidade, quedas, fraturas, síndrome de imobilidade e da necessidade de hospitalização e todos os seus agravos.
II- A sarcopenia secundária é uma situação infrequente nos idosos, pois, na maioria das vezes, o que se observa é o agravamento da perda da massa e da função musculares com a idade por fatores primários, como nutrição, inatividade física e doenças crônicas.
III- O estilo de vida da última década do paciente (sedentarismo, e descondicionamento físico), somados ao envelhecimento muscular, contribui para a progressiva perda da massa muscular.
IV- O idoso com 87 anos de idade está mais propenso a múltiplas doenças crônicas, uma delas, a sarcopenia. Ela é geralmente multifatorial, somando-se a causa primária (envelhecimento) às causas secundárias (estilo de vida, nutrição, doenças crônicas).

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q3099492 Fisioterapia
A palpação é uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta para examinar adequadamente o paciente em situações de queixa de dor e limitação da mobilidade articular como, por exemplo, a articulação do punho. Nessa articulação, palpa-se, na face radial do carpo, um osso que representa o assoalho da tabaqueira anatômica na fileira carpal proximal, que é fraturado com maior frequência. Muitas vezes, a fratura ocorre por uma queda sobre a palma da mão em abdução. O desvio ulnar permite que esse osso deslize para fora do processo estilóide do rádio, sob o qual se localiza e torna-se palpável. Este osso é o
Alternativas
Q3080196 Fisioterapia
Durante o exame físico de uma lesão de neurônio motor superior, o terapeuta coloca o paciente em decúbito dorsal com as pernas estendidas e relaxadas. O examinador aplica um estímulo com a sua unha na crista da tíbia do paciente, deslizando da altura do joelho até o tornozelo. A resposta do paciente foi a extensão do hálux com a abertura em leque dos quatro dedos menores. A descrição do estímulo provocado pelo examinador, assim como sua respectiva resposta é encontrada no reflexo patológico conhecido como 
Alternativas
Q3080186 Fisioterapia
A avaliação qualitativa da dor é de suma importância na prática fisioterapêutica. É considerada uma das escalas mais populares para classificar a qualidade da dor. Esta ferramenta inclui 20 categorias de palavras descritivas que cobrem as propriedades sensoriais, afetivas e avaliativas da dor. As propriedades sensoriais são medidas usando elementos de descrição temporal, térmica, espacial e de pressão. As afetivas são medidas empregando elementos de descrição de medo, tensão e autônomos. E as propriedades avaliativas são medidas usando elementos de descrição da experiência da dor. A escala a qual o texto se refere é o (a) 
Alternativas
Q3080181 Fisioterapia
As causas de dor torácica podem ter um diagnóstico amplo, desde origem nas estruturas torácicas internas até disfunções musculoesqueléticas. Sobre os possíveis locais de origem e sua respectiva localização, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3080171 Fisioterapia
Paciente sexo feminino, 62 anos, aposentada. Apresenta-se com episódios recorrentes de vertigem rotatória que duram menos de 1 minuto, desencadeados por mudanças na posição da cabeça, como ao se levantar da cama ou ao olhar para cima. A paciente relata que, ao se levantar da cama pela manhã, sente uma forte tontura e sensação de rotação, acompanhada de náuseas e vômitos. Ao chegar no ambulatório de fisioterapia, durante o exame físico, o fisioterapeuta colocou a paciente sentada na maca com as pernas estendidas, realizou uma pequena rotação de cervical e levou a paciente rapidamente na posição supina, com a cabeça pendente na cabeceira do leito, sem modificar a posição da cabeça. Durante essa manobra observou-se o desencadeamento do nistagmo, confirmando o diagnóstico de VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna). A manobra diagnóstica relatada neste caso é conhecida como
Alternativas
Q3073959 Fisioterapia
Os testes de velocidade de condução nervosa (VCN) são utilizados para medir a rapidez com que os impulsos elétricos se movem ao longo dos nervos periféricos. Esses testes ajudam a diagnosticar e avaliar a gravidade de neuropatias, como a síndrome do túnel do carpo, neuropatias diabéticas e outras condições que afetam a função nervosa. Indique qual dos seguintes aspectos é uma característica importante dos testes de velocidade de condução nervosa na avaliação fisioterapêutica.
Alternativas
Q3073958 Fisioterapia
A eletromiografia (EMG) é um método diagnóstico utilizado para avaliar a saúde dos músculos e dos neurônios motores que os controlam. Este exame é fundamental para diferenciar entre patologias musculares e neuropatias. Indique qual dos seguintes aspectos é uma característica importante da eletromiografia (EMG) na avaliação fisioterapêutica.
Alternativas
Q3073957 Fisioterapia
A avaliação musculoesquelética é fundamental na fisioterapia para diagnosticar e tratar disfunções do sistema musculoesquelético. Indique qual dos seguintes aspectos é uma característica importante do teste de força muscular de Kendall na avaliação musculoesquelética.
Alternativas
Q3073952 Fisioterapia
Na avaliação da sensibilidade profunda, o teste que consiste em vibrar um diapasão sobre uma proeminência óssea, como o maléolo medial, avaliando a capacidade do paciente em perceber a vibração é o:
Alternativas
Q3073949 Fisioterapia
O teste de Schober é utilizado na avaliação musculoesquelética para medir a mobilidade da coluna lombar, sendo especialmente útil no diagnóstico de condições como espondilite anquilosante. Indique qual dos seguintes aspectos é uma característica importante do teste de Schober na avaliação musculoesquelética. 
Alternativas
Q3073948 Fisioterapia
Na avaliação da sensibilidade superficial, o teste que utiliza um instrumento com duas pontas, permitindo determinar a menor distância em que o paciente consegue distinguir dois pontos distintos é o:
Alternativas
Q3070037 Fisioterapia
O teste que pode detectar tensão ou pressão sobre o nervo isquiático (este é um teste de elevação da perna estendida modificado), é chamado de: 
Alternativas
Q3070036 Fisioterapia
A tenossinovite de De Quervain pode ser avaliada pelo:
Alternativas
Q3070035 Fisioterapia
O nervo mediano, ramo interósseo anterior, pode ser avaliado por qual teste especial? Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3070034 Fisioterapia
A epicondilite lateral pode ser avaliada por qual teste especial? Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: A
7: D
8: A
9: B
10: B
11: D
12: B
13: C
14: C
15: C
16: A
17: C
18: A
19: A
20: C