Questões de Concurso Comentadas sobre fisioterapia em ginecologia e obstetrícia em fisioterapia

Foram encontradas 305 questões

Q3172379 Fisioterapia
O sistema respiratório da gestante sofre alterações anatômicas e funcionais devido à influência hormonal. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3155683 Fisioterapia
No tratamento de pacientes com disfunções do assoalho pélvico, como a incontinência urinária de esforço, a fisioterapia tem utilizado técnicas baseadas em evidências científicas para promover a recuperação funcional. Considere uma paciente que apresenta incontinência urinária leve durante atividades físicas moderadas. Após uma avaliação completa, qual das seguintes intervenções fisioterapêuticas seria mais indicada?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150767 Fisioterapia
Durante o exame físico de toque vaginal bidigital de uma mulher com queixa de incontinência urinária de esforço, é solicitado que realize a contração dos músculos do assoalho pélvico para avaliação da função dessa musculatura, por meio do esquema PERFECT. Verificou-se grau 3 na escala de Oxford modificada, 7 contrações rápidas, contração mantida de 5 segundos, os quais foram mantidos com sucesso por 4 repetições. Paciente apresentou boa coordenação. Em relação às funções musculares avaliadas e o tratamento considerado padrão ouro para o quadro apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144473 Fisioterapia
Qual das seguintes práticas é mais adequada para um fisioterapeuta ao preparar uma gestante para o parto?
Alternativas
Q3144471 Fisioterapia
De acordo com o "Manual para o Ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a Utilização de Metodologias Ativas" (Dantas et al., 2021), assinale a alternativa correta sobre a fisioterapia na saúde da mulher.
Alternativas
Q3123138 Fisioterapia
Durante a gravidez, ocorrem várias mudanças fisiológicas que desajustam temporariamente o sistema musculoesquelético da mulher, como o aumento do peso do útero e das mamas, que, associados à frouxidão ligamentar, favorecem o desajuste no sistema articular e muscular, além de edema e ganho de peso, ocasionando sobrecarga nas estruturas e instabilidade na postura corporal. Essas modificações podem causar vários tipos de algias na coluna vertebral, na pelve e nos joelhos, além de acometimentos das extremidades. Atualmente, os conceitos de Bad Ragaz, Mulligan, Maitland e Watsu têm sido utilizados, durante o ciclo gestacional, para reduzir sintomas e as disfunções musculoesqueléticas.

Qual definição pertence ao Conceito Mulligan?
Alternativas
Q3123136 Fisioterapia
A Fisioterapia tem um arsenal abrangente de técnicas para acrescer aos cuidados paliativos (CP) ofertados pela atenção primária à saúde (APS), seja na melhora da sintomatologia, seja na promoção de qualidade de vida para o paciente.
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.

 COLUNA I

1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga

COLUNA II

(  ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
(  ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
(  ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
(  ) TENS, crioterapia e terapia manual.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3102766 Fisioterapia
Durante condução de grupo de gestantes na UBS, fisioterapeuta avalia participante primigesta, 28 semanas, sem contraindicações obstétricas, que apresenta na avaliação: força muscular do assoalho pélvico grau 3 (Escala Oxford Modificada), teste positivo de diástase dos retos abdominais (3,2cm supraumbilical) e perineometria = 25 cmH2O. Na prescrição do treino muscular em grupo para preparação do parto normal, deve-se:
Alternativas
Q3102765 Fisioterapia
Uma paciente idosa apresenta quadro de incontinência urinária de esforço. Durante a avaliação fisioterapêutica inicial, qual metodologia é mais indicada para avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico e identificar possíveis déficits?
Alternativas
Q3092599 Fisioterapia
A fisioterapia para o treinamento dos músculos do assoalho pélvico é utilizada para restaurar a função deste. Juntamente ao tratamento farmacológico, tem sido considerada a primeira linha de tratamento para incontinência urinária de esforço, urge-incontinência e incontinência urinária mista. A fisioterapia uroginecológica inclui
Alternativas
Q3089178 Fisioterapia
Pesquisas indicam que a prática de exercícios pode ter um efeito protetor na prevenção de doenças associadas à gravidez. Como não existem diretrizes específicas para a população brasileira, as recomendações mais frequentemente adotadas na prática clínica são as do American Congress of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). Com base nas orientações sobre a prática de atividade física durante a gestação, avalie as seguintes afirmações como verdadeiras ou falsas:

( ) É recomendado a realização de atividade física a partir de 10 semanas gestacionais, desde que não haja contraindicação clínica por complicações obstétricas.
( ) Recomenda-se o aumento gradual do tempo de exercício, acumulando ao menos 150 min de exercício aeróbico por semana.
( ) É recomendado utilizar intensidade moderada, evitando-se realizar atividades em posição supina no 2º e no 3º trimestres gestacionais para prevenir a compressão da artéria aorta e da veia cava inferior.
( ) A gestante nunca deve fazer exercícios em jejum, sendo indicado ingerir alimentos leves cerca de 15 min antes do início da atividade. Exercícios de intensidade mais elevada não devem exceder 1 hora, para evitar o desenvolvimento de hipoglicemia materna.

Assinale a alternativa que representa a sequência obtida de cima para baixo.
Alternativas
Q3077451 Fisioterapia
Uma gestante de 7 meses relata incontinência urinária de esforço. Quais os principais aspectos a serem avaliados durante a anamnese e o exame físico para identificar as possíveis causas e direcionar o tratamento fisioterapêutico? 
Alternativas
Q3064647 Fisioterapia
No que diz respeito à fisiologia do parto, qual das opções a seguir melhor descreve o papel da ocitocina? 
Alternativas
Q3064641 Fisioterapia
O que caracteriza a síndrome da bexiga hiperativa? 
Alternativas
Q3057920 Fisioterapia
Uma paciente de 55 anos, de etnia branca, com 59 kg, P3G3A0 (tendo tido dois partos normais e uma cesariana), queixase, há 6 meses, de perda urinária ao tossir ou espirrar. Além disso, às vezes apresenta vontade de urinar várias vezes ao dia e frequentemente sofre perda urinária.
Sobre o caso clínico, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I- O Biofeedback é uma opção para o tratamento da incontinência urinária, pois consiste em uma técnica na qual ocorre estímulo da contração muscular fisiológica e o registro por meio de sinais visuais e acústicos.
II- A restrição hídrica é importante no início do tratamento para evitar a perda acidental de urina, uma vez que ocasiona desconforto à paciente.
III- A estimulação elétrica é indicada para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, uma vez que atua na melhoria da propriocepção muscular, de endurance e da força de contração.
IV- A reeducação vesical ou treinamento vesical, visa ao aumento da capacidade da bexiga e do intervalo entre micções, reduzindo a frequência e a urgência miccionais.

É CORRETO apenas o que se afirmar em:
Alternativas
Q3036370 Fisioterapia
O treinamento dos músculos do assoalho pélvico é empregado como intervenção fisioterapêutica principal para o tratamento da maioria das disfunções do assoalho pélvico, com nível de evidência muito alto para tratamento da incontinência urinária. No entanto, mesmo quando completamente instruída sobre a anatomia e a função dos músculos do assoalho pélvico, uma grande porcentagem de mulheres não consegue distinguir corretamente os músculos do assoalho pélvico (MAP). Ensinar as mulheres a contrair os MAP é uma das tarefas mais difíceis para o(a) fisioterapeuta.
Para ensinar a mulher a contrair adequadamente os MAP, com base nas evidências disponíveis, o(a) fisioterapeuta deve iniciar com 
Alternativas
Q3028930 Fisioterapia
A massagem de Thiele é uma técnica especializada que pode ser altamente eficaz para o tratamento de condições pélvicas e é frequentemente empregada por fisioterapeutas especializados em saúde da mulher. Devido à natureza íntima do procedimento, é importante que seja realizada por um profissional qualificado e com a devida sensibilidade àsnecessidades e ao conforto da paciente. Assinale a alternativa que apresenta contraindicação à utilização da massagem de Thiele:
Alternativas
Q3019900 Fisioterapia
Os exercícios fisioterapêuticos são benéficos em todo o período gestacional, principalmente no pré-parto, uma vez que prepara para o trabalho de parto, já que promove aumento da força, resistência, tolerância ao estresse físico e mental e até mesmo alívio da dor. Durante o momento do parto a fisioterapia tem uma de suas maiores contribuições, a aceleração do parto por meio de caminhadas, pois está associada à gravidade e andar de cócoras para dilatação do canal. De mesmo modo, a fisioterapia pode ajudar no fortalecimento e alongamento dos músculos do assoalho pélvico no pós-parto, diminuindo o risco de lesões e mantendo suas funções íntegras (SANTOS; BARBOSA, 2019). Escolha a opção que apresenta os principais músculos do assoalho pélvico: 
Alternativas
Q3017317 Fisioterapia
Uroginecologia e Reumatologia Uma paciente em Queimadas, PB, diagnosticada com incontinência urinária de esforço é encaminhada para fisioterapia. O fisioterapeuta deve elaborar um programa de exercícios para melhorar o controle urinário.
Considere as afirmativas abaixo:

1. Os exercícios de Kegel, focados no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, são fundamentais para o tratamento da incontinência urinária de esforço.
2. A biofeedback pode ser utilizada para ajudar a paciente a identificar e contrair corretamente os músculos do assoalho pélvico durante os exercícios.
3. O uso de eletroestimulação do assoalho pélvico é contraindicado em pacientes com incontinência urinária, pois pode aumentar o risco de lesão muscular.
4. A fisioterapia deve incluir orientações posturais para evitar o aumento da pressão intra-abdominal durante as atividades diárias.
5. A reabilitação uroginecológica deve ser interrompida imediatamente se a paciente relatar aumento da dor durante os exercícios.

Alternativas: 
Alternativas
Q2916511 Fisioterapia

A fístula é uma comunicação anormal entre dois órgãos ou cavidades. As fístulas do trato urinário podem ser resultantes de traumas cirúrgico ou obstétrico, irradiação ou neoplasias. Anatomicamente, em uma fistula vesicocérvico vaginal há comunicação entre

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: B
5: C
6: A
7: B
8: D
9: D
10: B
11: B
12: A
13: C
14: C
15: C
16: C
17: E
18: A
19: A
20: D