Questões de Concurso Sobre fisioterapia respiratória em fisioterapia

Foram encontradas 2.798 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Acupuntura |
Q3249876 Fisioterapia
T.C.D, mulher, 39 anos de idade, queixa-se de crises de asma constantes que, segundo ela, se iniciaram depois de adulta após grande estresse emocional ocorrido há cerca de 18 anos. Encontra-se em uso de agonista Beta 2 e corticoide inalatório, que aliviam parcialmente as crises.

Relata já ter realizado inúmeros testes alérgicos, todos negativos. A paciente descreve que tem estado muito tensa, com baixo limiar de tolerância, especialmente nos períodos de tensão pré-menstrual.

Ao exame físico, nota-se língua vermelha, principalmente nas laterais e com revestimento amarelo e pulso em corda do lado esquerdo.

Assinale a opção que apresenta o diagnóstico e o melhor tratamento para essa paciente.
Alternativas
Q3247509 Fisioterapia
No acompanhamento fisioterapêutico de pacientes em reabilitação respiratória, pode ser relevante avaliar infecções bacterianas associadas. De que forma a coleta e o preparo de amostras para ensaios microbiológicos podem influenciar a segurança e a eficácia do tratamento?
Alternativas
Q3243268 Fisioterapia
A abordagem dos distúrbios respiratórios do sono com uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas é considerada a forma mais eficiente de tratamento. É feita por meio de aparelho apropriado, chamado CPAP que se adapta a um tubo flexível através do qual o ar liberado pelo aparelho é conduzido até uma máscara firmemente adaptada ao nariz do paciente. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3236376 Fisioterapia
Assinale a alternativa que descreve corretamente o quadro de um paciente candidato à mobilização em terapia intensiva.
Alternativas
Q3222178 Fisioterapia
Uma paciente idosa com histórico de quedas recentes está recebendo fisioterapia para melhora da capacidade funcional, após alta recente de internação por erisipela. A paciente tem histórico de pneumonia de repetição e embora tenha sido liberada para exercícios, ainda apresenta dispneia com o esforço. Qual das seguintes intervenções é a mais apropriada no início da reabilitação, a fim de melhorar sua aptidão cardiovascular?
Alternativas
Q3222169 Fisioterapia
Um fisioterapeuta está tratando um paciente que recentemente foi diagnosticado com fibromialgia e DPOC. O cansaço é a queixa principal do paciente. Qual instrumento adequado para graduação da dispneia desse paciente?
Alternativas
Q3222164 Fisioterapia
A paciente de 45 anos, previamente saudável, relata persistência de fadiga intensa, fraqueza muscular, dispneia ao esforço e piora na qualidade de vida 16 semanas após infecção por COVID-19. Durante a avaliação inicial da paciente, qual dos testes a seguir é mais indicado para avaliar a capacidade funcional e o impacto dos sintomas? 
Alternativas
Q3222163 Fisioterapia
Uma paciente de 45 anos, previamente ativa e sem comorbidades, apresentou COVID-19 há 16 semanas. Ela relata persistência de fadiga intensa, fraqueza muscular, dispneia ao esforço e piora na qualidade de vida. Durante a avaliação fisioterapêutica, são observadas limitações na realização das atividades diárias. Considerando o quadro clínico descrito e os princípios de reabilitação pósCOVID-19, qual seria a abordagem fisioterapêutica mais adequada para essa paciente?
Alternativas
Q3222162 Fisioterapia
Um paciente de 58 anos foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à insuficiência respiratória aguda (IRpA) após uma cirurgia abdominal de emergência. No prontuário, consta histórico de diabetes tipo 2, obesidade e instabilidade hemodinâmica durante o período pós-operatório. Atualmente, o paciente encontra-se em ventilação mecânica invasiva, apresentando dificuldade no desmame ventilatório e um aumento progressivo no tempo de internação. A respeito da insuficiência respiratória aguda (IRpA), assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3221056 Fisioterapia

Leia as afirmativas sobre avaliação respiratória na Fisioterapia e marque V para verdadeiro e F para falso: 


( ) A espirometria é um exame que mede volumes e fluxos pulmonares, sendo útil na avaliação de doenças respiratórias obstrutivas e restritivas.


( ) A pressão inspiratória máxima (PImáx) e a pressão expiratória máxima (PEmáx) avaliam a força da musculatura respiratória.


( ) O teste da caminhada de seis minutos é um parâmetro isolado de função pulmonar, sem correlação com capacidade funcional.


( ) A ausculta pulmonar permite identificar alterações na ventilação pulmonar por meio da análise dos sons respiratórios. 


A sequência correta é: 

Alternativas
Q3221052 Fisioterapia
Um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) apresenta dispneia aos mínimos esforços e limitação funcional. A prescrição de exercícios para reabilitação pulmonar deve considerar: 
Alternativas
Q3221049 Fisioterapia

Sobre a ventilação mecânica invasiva, analise as afirmativas: 


I - O modo assisto-controlado permite que o paciente inicie a inspiração, mas garante ciclos ventilatórios caso ele não consiga respirar espontaneamente.


II - A pressão positiva expiratória final (PEEP) é utilizada para evitar o colapso alveolar e melhorar a oxigenação.


III - O modo ventilatório espontâneo é indicado para pacientes em desmame da ventilação mecânica, reduzindo a dependência do suporte ventilatório.


IV - A ventilação com volume controlado ajusta automaticamente a pressão para garantir uma ventilação alveolar eficaz. 


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q3221045 Fisioterapia
Um paciente idoso com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) descompensada é admitido na unidade de terapia intensiva, apresentando sinais de fadiga respiratória e hipercapnia. A estratégia mais apropriada para otimizar a ventilação e prevenir a necessidade de intubação orotraqueal é: 
Alternativas
Q3219935 Fisioterapia
Durante a internação, o paciente está sujeito ao imobilismo. Uma vez instalado, ocorrem alterações nos sistemas, que podem levar a complicações com maior suscetibilidade em idosos, pessoas com necessidades especiais e em pessoas com doenças crônicas. A posição de sedestação pode ser adotada para os pacientes. É CORRETO afirmar que a sedestação pode desencadear: 
Alternativas
Q3215598 Fisioterapia
Na ausculta pulmonar, o som de alta intensidade, contínuo, ouvido com mais frequência na expiração, mas que pode ser ouvido durante a inspiração como resultado da constrição da via aérea, é denominado 
Alternativas
Q3215597 Fisioterapia
Leia atentamente o texto a seguir.

“Técnica de inspiração forçada destinada à desobstrução de vias nasofaríngeas”.

O texto refere-se
Alternativas
Q3215594 Fisioterapia
Os equipamentos utilizados para medida da força da musculatura respiratória e para a medida da capacidade residual funcional são, respectivamente:
Alternativas
Q3213144 Fisioterapia
No contexto da fisioterapia respiratória, qual técnica é mais indicada para facilitar a remoção de secreções em pacientes com doenças pulmonares obstrutivas crônicas?
Alternativas
Q3213135 Fisioterapia
Qual a principal técnica fisioterapêutica para prevenir complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgias abdominais? 
Alternativas
Q3209261 Fisioterapia
G.L. 44 anos, com diagnóstico de DPOC, será avaliado quanto ao grau de dispneia que possui pela escala do Medical Research Council (MRC).

Como ele apresenta falta de ar ao correr ou subir uma pequena ladeira, ele apresenta grau
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: D
5: B
6: D
7: E
8: C
9: E
10: A
11: C
12: A
13: B
14: A
15: C
16: B
17: C
18: C
19: A
20: B