Questões de Concurso Comentadas sobre ortopedia e traumatologia na fisioterapia em fisioterapia

Foram encontradas 1.294 questões

Q3172376 Fisioterapia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada fase de reabilitação às respectivas intervenções para pacientes que realizaram artroplastia total de joelho.

Coluna 1
1. Fase de proteção máxima.
2. Fase de proteção moderada.
3. Fase de proteção mínima.

Coluna 2
( ) Estabilização de tronco/pelve.
( ) Mobilização de patela.
( ) Modulação da dor.
( ) Treino proprioceptivo.
( ) Exercícios específicos para tarefas funcionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3172375 Fisioterapia
Má-formação congênita da coluna cervical em que ocorre a fusão de duas ou mais vértebras, podendo estar associada a outras más-formações no sistema cardiopulmonar e geniturinário. O trecho refere-se à:
Alternativas
Q3172350 Fisioterapia
A partir do protocolo avançado de reabilitação na reconstrução do ligamento cruzado anterior, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tempo de lesão à atividade/procedimento que pode ser realizado.

Coluna 1
1. 1ª e 2ª semanas.
2. 4ª semana.
3. 5ª semana.
4. 6ª a 12ª semanas.
5. 17ª a 23ª semanas.
6. 24ª semana.

Coluna 2
( ) Apoio com carga total/bike sem carga.
( ) Carga total/rampa e escada.
( ) RICE.
( ) Marcha na esteira.
( ) Treino de freadas bruscas/exercício pliométrico.
( ) Treino específico para o esporte.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3168281 Fisioterapia
Em relação às alterações anatômicas, fisiológicas e patológicas do sistema musculoesquelético, analise as assertivas abaixo:

I. A osteoartrite é uma doença degenerativa que afeta principalmente as articulações sinoviais, provocando desgaste da cartilagem e remodelação óssea.
II. A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo ulnar no canal do carpo, resultando em dor e parestesia na região do antebraço.
III. A distrofia muscular de Duchenne é caracterizada pela degeneração progressiva das fibras musculares, sendo causada por uma mutação genética ligada ao cromossomo X.
IV. A tendinite é uma inflamação aguda ou crônica dos tendões, geralmente associada a movimentos repetitivos e esforço excessivo.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3165318 Fisioterapia
Os testes ortopédicos na fisioterapia são ferramentas clínicas essenciais usadas para avaliar a integridade e funcionalidade das estruturas musculosqueléticas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O teste de Neer envolve a elevação ativa do membro superior contra resistência, no plano da escápula e em rotação medial.
(__)No teste de Gerber, após o paciente colocar a mão no dorso no nível da coluna lombar baixa, solicitamos que a afaste das costas para avaliar o tendão subescapular.
(__)No teste de Jobe, solicitamos que o paciente coloque a mão no dorso no nível da coluna lombar baixa e a afaste das costas.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3162779 Fisioterapia
Um paciente com hérnia de disco lombar apresenta dor irradiada para o membro inferior e limitação funcional significativa. Durante a avaliação fisioterapêutica, qual abordagem deve ser priorizada para alívio dos sintomas? 
Alternativas
Q3162771 Fisioterapia
Um atleta profissional sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) e está em fase de reabilitação fisioterapêutica. Sabendo que o objetivo principal é o retorno seguro às atividades esportivas, quais intervenções são mais indicadas para essa fase?
Alternativas
Q3157811 Fisioterapia

Julgue o item a seguir, acerca de artrocinemática do complexo do cotovelo. 


A posição de flexão da articulação umerorradial que proporciona maior estabilidade é em 90 graus, e a da articulação umeroulnar corresponde à flexão total. 

Alternativas
Q3157810 Fisioterapia

Julgue o item a seguir, acerca de artrocinemática do complexo do cotovelo. 


Para uma posição de repouso do complexo do cotovelo, a flexão na articulação umeroulnar e radioulnar deve ser de 70 graus, enquanto a articulação umerorradial deve estar em extensão total. 

Alternativas
Q3157809 Fisioterapia

Julgue o item a seguir, acerca de artrocinemática do complexo do cotovelo. 


Na patomecânica do complexo do cotovelo, a tensão na placa apofisária causada por forças em valgo excessivas do esqueleto imaturo pode ocasionar uma condição denominada little league elbow. 

Alternativas
Q3155684 Fisioterapia
Em relação ao uso da laserterapia em reabilitação musculoesquelética, um paciente apresenta uma tendinopatia crônica no ombro, com histórico de dor persistente e limitação funcional. Considerando as evidências científicas sobre a aplicação do laser de baixa intensidade (LLLT) na reabilitação de lesões tendíneas, qual seria o protocolo mais indicado para esse caso?
Alternativas
Q3155682 Fisioterapia
A eletroestimulação transcutânea (TENS) é amplamente utilizada no manejo da dor aguda e crônica. No entanto, a escolha do protocolo correto, incluindo parâmetros de frequência e intensidade, é crucial para o sucesso terapêutico. Um paciente com neuropatia periférica diabética apresenta dores em queimação nos membros inferiores, com sensação de hipersensibilidade cutânea e alodinia. Diante dessa situação clínica, qual seria o protocolo de TENS mais apropriado para aliviar a dor e melhorar a funcionalidade desse paciente?
Alternativas
Q3155679 Fisioterapia
No tratamento de pacientes com lesões no sistema musculoesquelético, a utilização da terapia por ondas de choque extracorpórea (ESWT) tem sido amplamente estudada para condições como tendinopatias e fasciite plantar. Considere um paciente com diagnóstico de fasciite plantar crônica, que já passou por várias modalidades de tratamento sem sucesso significativo. Com base nas evidências científicas mais recentes, qual seria o protocolo de ESWT mais indicado para esse caso?
Alternativas
Q3155678 Fisioterapia
Em um paciente idoso que apresenta osteoartrite severa nos joelhos, com perda significativa de mobilidade e dor intensa, a fisioterapia deve focar em intervenções que aliviem a dor, melhorem a funcionalidade, e mantenham a força muscular. Com base nas evidências mais atuais para o tratamento conservador de osteoartrite, qual das seguintes intervenções fisioterapêuticas tem o maior suporte científico para alcançar esses objetivos? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150764 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 45 anos, administrador de empresa, praticante regular de natação e ciclismo, nega comorbidades, procura atendimento fisioterápico para reabilitação de ombro direito após queda da própria altura sobre o ombro, há 15 dias. Refere que, desde a queda, apresenta dificuldade em realizar atividades como pegar objetos em altura acima da cabeça e pentear o cabelo. Ao exame físico, na inspeção foi observada protusão de ombros e retificação torácica; no exame dinâmico, ritmo escapuloumeral normal, limitação de amplitude dos movimentos de abdução horizontal (100º), flexão (120º), abdução (130º) e rotação lateral (60º) em ombro direito, dor ao final do movimento; no teste manual de força apresentou, grau 4 para músculos flexores, abdutores e rotadores laterais de ombro bilateralmente; e, nos testes especiais, positivo em teste de Yergason e Lata vazia e negativo em teste de Apley.
Sobre o caso clínico descrito acima, qual das alternativas não representa disfunção associada aos achados clínicos.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150757 Fisioterapia
Tendo em vista que as síndromes dolorosas do ombro, como a doença do manguito rotador, são altamente incidentes e igualmente incapacitantes, sendo, em alguns casos, resultado da compressão mecânica e da irritação dos tecidos moles (manguito rotador e bursa subacromial) no espaço supra umeral, é correto afirmar que o impacto
Alternativas
Q3144479 Fisioterapia
Sobre as fraturas da diáfise do úmero e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3144478 Fisioterapia
Sobre a tração cutânea, amplamente utilizada no tratamento de patologias do sistema musculoesquelético, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3144477 Fisioterapia
Conforme a classificação de Tachdjian (1995), descrita no livro “Ortopedia e Traumatologia: Temas Fundamentais e a Reabilitação” (Ruaro, 2004), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de paralisia braquial obstétrica à descrição correspondente.

Coluna 1

1. Tipo Erb-Duchenne.
2. Tipo Klumpke.
3. Tipo Seeligmüller.

Coluna 2

( ) Afeta as raízes nervosas C8 e T1. Menos comum, geralmente envolve fraqueza e paralisia na mão e no antebraço. Pode estar associada à síndrome de Claude Bernard-Horner, que se manifesta por ptose (queda da pálpebra superior), miose (constrição da pupila) e anidrose (diminuição da sudorese) no lado afetado.
( ) Afeta as raízes nervosas C5, C6 e C7. É a forma mais comum de paralisia braquial obstétrica, resultando em fraqueza e paralisia dos músculos do ombro e do braço.
( ) Afeta todas as raízes do plexo braquial, C5, C6, C7, C8 e T1. A paralisia é extensa e afeta tanto os músculos do ombro quanto do braço e da mão. Também pode estar associada à síndrome de Claude Bernard-Horner.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137468 Fisioterapia
Paciente, sexo feminino, 40 anos, com história de dor em joelho direito, principalmente à flexão maior que 90 graus, com presença de claudicação. Considerando o joelho como uma das articulações mais utilizadas do corpo humano que, diariamente, faz parte da atividade básica de locomoção e que é formado por várias estruturas para lhe garantir estabilidade, qual dos testes a seguir relacionados NÃO é utilizado para o adequado diagnóstico dessa articulação? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: E
5: E
6: A
7: C
8: E
9: C
10: C
11: E
12: A
13: B
14: D
15: D
16: C
17: A
18: D
19: B
20: D