Questões de Concurso Sobre ventilação não invasiva em fisioterapia

Foram encontradas 165 questões

Q3196769 Fisioterapia
A ventilação não invasiva (VNI) utiliza uma pressão inspiratória (IPAP e/ou PSV) para ventilar o paciente através de interface naso-facial e uma pressão positiva expiratória para manter as vias aéreas e os alvéolos abertos para melhorar a oxigenação (EPAP e/ou PEEP). É recomendado o uso de VNI nos casos de 
Alternativas
Q3191340 Fisioterapia
Leia os enunciados abaixo e marque, na sequência, a alternativa correta.

I – A técnica de reeducação toracoabdominal tem por intuito melhorar a ventilação pulmonar, principalmente em regiões basais, por meio da maior excursão do músculo diafragma.
II – A técnica de reeducação toracoabdominal não pode ser associada a manobras de higiene brônquica.
III - A tapotagem é bem tolerada pelo paciente, sendo indicada em algumas situações, tais como: tumores e tuberculose pulmonar.
IV - A manobra de compressão e descompressão torácica busca a negativação da pressão pleural com consequente direcionamento do fluxo de ar para essa área.
V - A intubação endotraqueal impede que os pacientes fechem a glote e é um passo essencial para a tosse eficaz, bem como ajuda a proteger o trato respiratório de possíveis infecções.
Alternativas
Q3130673 Fisioterapia
O controle efetivo da pressão do Cuff da cânula endotraqueal é um cuidado importante para prevenção da PAVM. A manutenção da pressão adequada do Cuff deve assegurar a vedação da traqueia para impedir microaspirações de secreções subglóticas para o trato respiratório inferior. É recomendada uma pressão de Cuff que varia entre
Alternativas
Q3130672 Fisioterapia
O termo “desmame ventilatório” refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea. Quando, nesse processo, ocorre a falha em mais de três testes de respiração espontânea (TRE) e/ou permanência por mais de sete dias em ventilação mecânica (VM) após o primeiro, ocorre o que é conhecido como desmame
Alternativas
Q3130670 Fisioterapia
No modo ventilatório PCV (pressure controlled ventilation), o objetivo é manter uma pressão na via aérea (PVa) constante durante a inspiração. Dessa forma, a pressão inspiratória (PI) acima da PEEP programada é fixa e determinada pelo operador. Qual é a ciclagem dessa modalidade?
Alternativas
Q3057917 Fisioterapia
Um paciente de 55 anos, diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), deu entrada no Pronto Socorro apresentando insuficiência respiratória aguda, com esforço expiratório e sibilos. Após a admissão, os dados gasométricos mostraram pH 7,32, PaCO2 60 mmHg, PaO2 55 mmHg e HCO3- 30 mEq/L. O paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, e o fisioterapeuta foi chamado com urgência. Sobre o caso, são feitas duas afirmativas ligadas pela palavra PORQUE:

I. O fisioterapeuta deverá iniciar com Ventilação Não Invasiva (VNI) com 2 níveis de pressão, apesar do rebaixamento no nível de consciência do paciente.
PORQUE
II. Segundo as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica 2013, a VNI está indicada para pacientes com rebaixamento de nível de consciência devido à acidose hipercápnica.

Conclui-se que:  
Alternativas
Q3055189 Fisioterapia
Sobre a Ventilação Não-Invasiva (VNI), alternativa de tratamento da insuficiência respiratória aguda para evitar a intubação traqueal, analise as afirmativas a seguir.

I. A VNI é contraindicada para pacientes com grau 9 na Escala de Coma de Glasgow.
II. A máscara facial cobre nariz, boca e olhos do paciente.
III. A VNI é um tratamento considerado como de primeira linha em pacientes com exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica ou edema agudo de pulmão.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3033740 Fisioterapia
Um paciente de 32 anos com histórico de asma não controlada é internado com crise asmática grave. Ele apresenta dificuldade respiratória intensa e hipoxemia. Qual abordagem fisioterapêutica respiratória deve ser considerada prioritária nesse cenário? 
Alternativas
Q3033732 Fisioterapia
Em um cenário de pós-operatório de revascularização miocárdica, o paciente de 68 anos desenvolveu atelectasia lobar no pulmão direito e apresenta saturação de oxigênio reduzida. Qual técnica fisioterapêutica deve ser priorizada para melhorar a expansão pulmonar e a troca gasosa? 
Alternativas
Q3032728 Fisioterapia
Para pacientes com diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), o suporte ventilatório não invasivo (VNI) utilizado no domicílio pode aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
O suporte adequado e os critérios para início da utilização da VNI em pessoas com ELA são:
Alternativas
Q3028926 Fisioterapia
A ventilação não invasiva (VNI) é uma técnica de suporte ventilatório que utiliza máscara ou outro dispositivo que não requer intubação traqueal para ajudar o paciente a respirar. Esse método é utilizado para melhorar a troca gasosa e diminuir o trabalho respiratório em pacientes com insuficiência respiratória. A VNI é aplicada através de diferentes modos de ventilação, como CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) e BiPAP (Bilevel Positive Airway Pressure). Ela é indicada para casos de insuficiência respiratória aguda, insuficiência cardíaca congestiva com edema pulmonar, apneia obstrutiva do sono, entre outros. Sobre os critérios de interrupção da VNI, considere as situações a seguir:

I. Aparecimento de lesões na pele ou na conjuntiva em contato com a máscara.
II. O paciente não se adaptar à VNI em até uma hora após seu início.
III. Rebaixamento do nível de consciência do paciente.

É CORRETO afirmar que a interrupção da VNI é indicada:
Alternativas
Q3019640 Fisioterapia
A Ventilação Não-Invasiva (VNI) é um método de assistência ventilatória sem uma via respiratória artificial invasiva. Utiliza-se a VNI para adiar e possivelmente prevenir a necessidade de intubação endotraqueal. Sobre as indicações da VNI, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3017930 Fisioterapia

Fisioterapia em Cardiovascular e Respiratória

Um paciente com insuficiência cardíaca congestiva em Queimadas, PB, foi encaminhado para fisioterapia respiratória e cardiovascular. O fisioterapeuta deve desenvolver um plano de tratamento que melhore a capacidade funcional e a qualidade de vida do paciente.

Considere as afirmativas abaixo:


1. O treinamento aeróbico de baixa intensidade é indicado para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, pois melhora a capacidade cardiovascular e reduz a dispneia.

2. A ventilação não invasiva (VNI) pode ser utilizada para aliviar a sobrecarga respiratória em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada.

3. A fisioterapia deve incluir exercícios de fortalecimento muscular inspiratório para melhorar a força dos músculos respiratórios e reduzir a dispneia.

4. O uso de fármacos broncodilatadores é contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca, pois podem exacerbar a disfunção cardíaca.

5. A reabilitação cardíaca deve ser interrompida imediatamente se o paciente apresentar sinais de hipotensão durante o exercício.


Alternativas: 

Alternativas
Q2967590 Fisioterapia

Entre os efeitos gerais da ventilação não invasiva não estão:

Alternativas
Q2938292 Fisioterapia

A ventilação não-invasiva (VNI) tem sido utilizada no tratamento de insuficiência respiratória hipoxêmica no período pós-operatório imediato de cirurgia abdominal e torácica eletivas, sendo associada à diminuição da necessidade de intubação e possivelmente à redução da mortalidade. Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que

Alternativas
Q2592673 Fisioterapia

O uso da ventilação não invasiva (VNI) aumentou na última década por reduzir a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva e, consequentemente, seus efeitos deletérios, além de diminuir as taxas de morbidade e mortalidade neonatal. Assim, na ausência de contraindicações, a VNI é a primeira opção de suporte ventilatório em diversas condições clínicas em neonatologia.


Qual é a contraindicação da VNI em neonatologia?

Alternativas
Q2592611 Fisioterapia

Com relação à utilização da ventilação não invasiva (VNI) durante o exercício em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, analise as afirmativas a seguir.


I. O uso de VNI é contraindicado em portadores de insuficiência cardíaca classe funcional III da New York Heart Association durante o exercício.

II. A VNI poderá ser ajustada na modalidade bilevel com IPAP (pressão positiva inspiratória nas vias respiratórias) suficiente para gerar um volume corrente de 6 a 8 mL/kg e EPAP (pressão positiva expiratória nas vias respiratórias) de 10 cmH2O.

III. A fração inspirada de oxigênio deverá ser ajustada para manter uma saturação periférica de oxigênio ≥ 90% durante o uso da VNI.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2592606 Fisioterapia

A insuficiência cardíaca descompensada (ICD) é uma síndrome clínica na qual uma alteração estrutural ou funcional do coração o incapacita de ejetar e / ou acomodar sangue dentro de valores pressóricos adequados, causando limitação funcional, intolerância aos esforços e retenção de fluidos, havendo necessidade de intervenção terapêutica imediata. Em casos mais graves, não responsivos ao tratamento medicamentoso, a oxigenoterapia e a ventilação não invasiva são indicadas para intubação e suporte ventilatório invasivo.


Sobre os fatores que dificultam o desmame da ventilação mecânica invasiva em pacientes com ICD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A ação da pressão positiva intratorácica aumenta a pré e pós-carga ventricular esquerda, contribuindo para a estabilização do quadro de ICD, porém dificulta o desmame da ventilação mecânica.

( ) Pacientes com ICD apresentam redução de força e massa muscular respiratória, podendo estar afetadas, também, a espessura dos capilares e a atividade das enzimas oxidativas do músculo, fatores que contribuem para a hipotrofia do diafragma, o que pode dificultar o desmame da ventilação mecânica.

( ) A redução do suporte ventilatório tem o potencial de induzir isquemia ou falência cardíaca em pacientes com reserva cardíaca limitada. Nesse momento, pode ocorrer liberação de catecolaminas, que resulta em taquicardia, o que também contribui para aumentar a pós-carga de ambos os ventrículos.

( ) Em pacientes com ICD, a supressão do suporte ventilatório pode retardar ou mesmo falhar, também devido a fatores como congestão pulmonar e síndrome do baixo débito cardíaco, que reduzem o trabalho respiratório e reduzem o fluxo sanguíneo dos músculos respiratórios.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2590978 Fisioterapia

A terapia com PEEP tem repercussões sobre a mecânica do sistema respiratório na troca gasosa e hemodinâmicas. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a estas repercussões.

Alternativas
Q2537099 Fisioterapia
O uso de incentivadores respiratórios em pacientes adultos e pediátricos inclui diversos dispositivos, sendo que a assertiva que aponta, corretamente, o nome e a dinâmica ventilatória, respectivamente, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: D
6: A
7: E
8: B
9: D
10: D
11: E
12: B
13: D
14: B
15: B
16: C
17: C
18: D
19: C
20: C