Questões de Concurso Sobre disfagia e mastigação em fonoaudiologia

Foram encontradas 881 questões

Q3081271 Fonoaudiologia
Na avaliação da deglutição, a definição da ingesta por via oral pode ser realizada pela Escala FOIS (Functional Oral Intake Scale).
Sobre esse tema, analise o caso abaixo:

Paciente, 56 anos, internado após um acidente vascular isquêmico e diagnosticado com disfagia. A fonoaudióloga responsável deixa o paciente em dieta por via alternativa e via oral pastosa homogênea com volume mínimo de 30 ml. A escala de FOIS determinada para esse caso é a seguinte: 
Alternativas
Q3081253 Fonoaudiologia
Sobre ausculta cervical, analise as afirmativas abaixo:


I. É definida como a escuta dos sons associados à deglutição por meio da utilização do estetoscópio, posicionado na região cervical.

II. Deve ser apenas realizada após a deglutição, fornecendo pistas adicionais à avaliação clínica a respeito da presença ou ausência de resíduos na faringe ou na laringe.

III. Em uma deglutição disfágica, em geral, há três sons marcantes quando o bolo passa para a faringe: dois cliques audíveis acompanhados de um sopro expiratório.


É VERDADEIRO o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Q3081252 Fonoaudiologia
Na avaliação da deglutição, observamos o tempo entre a captação completa do bolo até o início da elevação do complexo hiolaríngeo, determinada pelo disparo do reflexo de deglutição.
Esse item observado corresponde ao (à)
Alternativas
Q3080254 Fonoaudiologia
“A deglutição depende de fatores como características craniofaciais e morfológicas, oclusão e mordida, mobilidade, força e propriocepção dos órgãos fonoarticulatórios.”
(Tessitore e Cattoni, 2009. In: Marchesan, Silva e Tomé, 2016).
Identifique o item que relaciona o fator etiológico das alterações da deglutição ao respectivo tipo de deglutição e se é válido iniciar o tratamento antes da correção da alteração.
Alternativas
Q3080253 Fonoaudiologia
A deglutição é um processo que, didaticamente, pode ser dividido em quatro fases, conforme apresentado na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com a Coluna II.

Coluna I

1 oral preparatória
2 oral propriamente dita
3 faríngea 4 esofágica

Coluna II

( ) consciente e voluntária, inicia-se com a apreensão do alimento, que será misturado com a saliva e transformado em bolo alimentar para ser deglutido.
( ) inconsciente e involuntária, consiste na transferência do bolo alimentar do esôfago ao estômago por meio de movimentos peristálticos.
( ) consciente e voluntária, inicia-se com posicionamento do bolo alimentar sobre a língua, sendo finalizada com sua ejeção para a faringe.
( ) consciente e involuntária, dura em média 1 segundo; bolo alimentar desencadeia o fechamento da nasofaringe pelo palato mole, para evitar a passagem do bolo alimentar para a cavidade nasal.

A sequência correta, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q3080252 Fonoaudiologia
Em respiradores orais, a mastigação e a deglutição podem se apresentar, respectivamente:
Alternativas
Q3080249 Fonoaudiologia
De acordo com Marchesan (2005), deglutição atípica e deglutição adaptada têm como características, respectivamente:
Alternativas
Q3077465 Fonoaudiologia
Uma mãe procura um fonoaudiólogo com queixas de dificuldade para amamentar seu bebê de 2 meses. Relata que o bebê apresenta choro excessivo durante as mamadas, engasgos frequentes e ganho de peso insuficiente. Qual a principal hipótese diagnóstica e quais as possíveis intervenções fonoaudiológicas para este caso?
Alternativas
Q3074053 Fonoaudiologia
As disfagias orofaríngeas de origem mecânica podem estar relacionadas a alterações estruturais ou anatômicas. Sobre a atuação fonoaudiológica nesse tipo de disfagia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3074052 Fonoaudiologia
As disfagias orofaríngeas de origem neurogênica podem ocorrer em diversos distúrbios neurológicos. Sobre a atuação fonoaudiológica nesse tipo de disfagia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3074041 Fonoaudiologia
Na prática fonoaudiológica, a CIF é utilizada para avaliar a funcionalidade e a incapacidade relacionadas à comunicação e à deglutição. Indique qual das seguintes abordagens é uma aplicação específica da CIF na prática fonoaudiológica.
Alternativas
Q3071218 Fonoaudiologia
A mordida cruzada é uma maloclusão dentária que pode afetar a função mastigatória, a fala e a estética facial. Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE um tipo de mordida cruzada?
Alternativas
Q3071212 Fonoaudiologia
A deglutição atípica é um padrão inadequado de deglutição que pode persistir após a fase oral infantil. Qual das seguintes características NÃO está associada à deglutição atípica?
Alternativas
Q3070197 Fonoaudiologia
Sobre as causas de aspiração em idosos, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Força do movimento de ejeção do alimento aumentada. ( ) Presença de resíduos na faringe, com estase em valéculas e recessos piriformes. ( ) Aumento da tonicidade da faringe. ( ) Escape prematuro de alimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3070109 Fonoaudiologia
A reabilitação das disfagias visa à obtenção da funcionalidade da deglutição, dentro dos limites individuais, buscando‐se eliminar riscos de penetração laríngea e/ou aspiração traqueal de saliva e alimentos, melhorar as condições nutricionais e de hidratação, e retomar a alimentação por via oral, quando e o quanto possível. No processo terapêutico são selecionados exercícios para cada estrutura que precisa ser reabilitada. Sobre os exercícios utilizados na reabilitação das disfagias, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3067209 Fonoaudiologia
Uma paciente do sexo feminino, 32 anos, sofreu Acidente Vascular Encefálico (AVE) e foi diagnosticada com afasia. Durante a avaliação fonoaudiológica, apresentou compreensão oral da linguagem relativamente preservada, expressão oral prejudicada, dificuldade na organização de frases orais e também na escrita, na leitura, no ditado e na soletração. Este quadro indica que a paciente deve passar por um planejamento terapêutico que deve abordar especificamente na afasia:
Alternativas
Q3067208 Fonoaudiologia
Um paciente do sexo masculino, 71 anos, sofreu Acidente Vascular Encefálico (AVE) com acometimento do bulbo. Quando encaminhado para o setor de fonoaudiologia, apresentou alterações na fala, ressonância hipernasal, voz rouco-soprosa e alteração na deglutição, com estase em valécula. Com relação aos aspectos da deglutição deste paciente, pode-se dizer que a alternativa que melhor contempla a inervação e o mecanismo de defesa afetados é:
Alternativas
Q3065455 Fonoaudiologia
A deglutição é um processo complexo que envolve uma evolução progressiva de diversas estruturas anatômicas para garantir o transporte seguro do alimento da boca até o estômago. Esse processo pode ser dividido em fases. Cada fase requer uma atuação, como descrito nas afirmativas a seguir. Marque a alternativa falsa:
Alternativas
Q3065446 Fonoaudiologia
A função do Sistema Estomatognático que tem a finalidade de morder, triturar e pasteurizar o alimento é chamada mastigação. Ela tem o objetivo de preparar o bolo alimentar para ser deglutido e depende do íntegro funcionamento de músculos. São músculos da mastigação, exceto:
Alternativas
Q3065443 Fonoaudiologia
A fala e a deglutição são funções do Sistema Estomatognático que desempenham papéis importantes na comunicação e alimentações dos indivíduos. Elas compartilham das mesmas estruturas estomatognáticas, que devem estar em pleno funcionamento para desempenhar seu papel de forma eficiente. Normalmente, as estruturas listadas abaixo participam tanto dos processos de fala quanto de deglutição, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: E
6: D
7: A
8: A
9: A
10: C
11: D
12: A
13: C
14: D
15: B
16: C
17: C
18: B
19: E
20: E