Questões de Concurso
Sobre disfagia e mastigação em fonoaudiologia
Foram encontradas 1.043 questões
I. A base de crânio envolve estruturas que sustentam vias auditivas e regiões cranianas importantes para ressonância vocal. II. A inervação do músculo estapediano não interfere na atenuação de sons intensos. III. O músculo masseter participa da mastigação, influenciando a dinâmica orofacial. IV. O nervo trigêmeo (V par craniano) exerce papel motor na fala, inervando a maioria dos músculos labiais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Analise as afirmações sobre a fisiologia da deglutição:
I. Na fase faríngea, o fechamento velofaríngeo impede a passagem do bolo alimentar para a via nasal.
II. A abertura do esfíncter esofágico superior ocorre previamente ao início da fase oral, garantindo trânsito livre do alimento.
III. A proteção das vias aéreas se dá pela elevação e anteriorização da laringe e pela oclusão da epiglote.
IV. O transporte do bolo pela faringe depende de contrações musculares sequenciais e do controle neurológico adequado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. Aumento da amplitude da abertura bucal.
II. Prevenção de dificuldades de deglutição.
III. Melhoria da produção vocal.
IV. Prevenção de atrofia muscular.
Estão CORRETOS:
Relacione os recursos tecnológicos, elencados a seguir, que podem ser associados no manejo das disfagias orofaríngeas às suas respectivas características:
1. Fotobiomodulação 2. Eletroestimulação neuromuscular 3. Estimulação cerebral não invasiva
( ) A depender do objetivo terapêutico e do tecido-alvo a ser irradiado, se estabelece o comprimento de onda, sendo o vermelho e o infravermelho os mais utilizados na fonoaudiologia.
( ) A modalidade conhecida como estimulação magnética transcraniana envolve a passagem de corrente através de uma ou mais bobinas posicionadas na cabeça para gerar um campo magnético.
( ) Um dos segredos dessa técnica é a possibilidade de variar os parâmetros de frequências, pulsos, burst, ciclos de trabalho, uma vez que fisiologicamente nossas contrações musculares, percepção dos estímulos e reações variam, mesmo dentro de um padrão de normalidade.
A relação correta, na ordem apresentada, é
Relacione as categorias de exercício a seguir às suas respectivas características:
1. Exercícios ativos 2. Exercícios passivos 3. Estímulos sensoriais
( ) Compreendem a aplicação de calor, frio, estimulação elétrica, vibração de alta frequência ou outros agentes e podem ser empregados para aumentar a consciência sensorial e iniciar uma resposta de deglutição.
( ) Incluem amplitude de movimento, alongamento, treinamento de força e são usados para aumentar a resistência, a potência e a força.
( ) Podem incluir massagens, estimulações, tapping, vibração e exercícios, nos quais o movimento é fornecido com a assistência ou inteiramente através do terapeuta ou cuidador, com pouca ação do indivíduo.
A relação correta, na ordem apresentada, é
Dessa forma, considera-se extremamente importante uma avaliação clínica minuciosa, que poderá ser completada com o seguinte exame:
Em relação à intervenção precoce na deglutição do idoso saudável, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É bastante provável que um idoso que apresente boas performances de mastigação e deglutição seja mais suscetível ao desenvolvimento da disfagia diante do quadro de saúde agravado.
( ) Na fase oral da deglutição, é indicado realizar estimulação sensorial focada no olfato e no paladar.
( ) Exercícios de elevação laríngea, coaptação glótica e fortalecimento da musculatura supra-hióidea são da fase faríngea da deglutição.
As afirmativas são, respectivamente,
Um dos recursos utilizados no tratamento do paciente disfágico no cenário da terapia intensiva é
Na reabilitação das disfagias, nas doenças neurogênicas, o treinamento de força muscular respiratório tem como objetivo
Nos casos em que não há possibilidade de introdução de alimentação por via oral a curto prazo, cabe discutir com a equipe a indicação de