Questões de Concurso Sobre disfagia e mastigação em fonoaudiologia

Foram encontradas 935 questões

Q3174372 Fonoaudiologia
Paciente de 60 anos, sexo masculino, submetido à laringectomia total há 3 meses, apresenta dificuldade na comunicação e aspiração frequente durante a alimentação. Na avaliação fonoaudiológica, observou-se ausência de voz, presença de tosse e pigarro durante a deglutição, além de resíduos alimentares em cavidade oral após a deglutição. Considerando o quadro clínico, quais condutas fonoaudiológicas são prioritárias para este paciente? 
Alternativas
Q3174369 Fonoaudiologia
Considerando a metodologia de aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na prática fonoaudiológica para documentação de casos de disfagia neurogênica, identifique a correta correlação entre os componentes de funcionalidade:
Alternativas
Q3174363 Fonoaudiologia
Em relação às sequelas de queimaduras de face e pescoço e seu impacto na deglutição, assinale a alternativa que descreve corretamente uma abordagem terapêutica fonoaudiológica baseada em evidências recentes:
Alternativas
Q3174357 Fonoaudiologia
O manejo da respiração oral em pacientes pediátricos exige uma abordagem multidisciplinar para prevenir alterações no sistema estomatognático. Dentre os sinais clínicos associados ao padrão de respiração oral, aquele que sugere maior impacto na funcionalidade da deglutição e mastigação é:
Alternativas
Q3174356 Fonoaudiologia
A avaliação fonoaudiológica da Disfunção Temporomandibular (DTM) deve ser abrangente e incluir diferentes instrumentos e técnicas. Considerando a avaliação da função mastigatória em pacientes com DTM, qual dos seguintes métodos é considerado o mais preciso para quantificar a força mastigatória e analisar a atividade muscular durante a mastigação?
Alternativas
Q3168298 Fonoaudiologia
Disfagia é um conceito usado para caracterizar um distúrbio da deglutição decorrente de causas neurológicas e/ou estruturais. Durante a avaliação da deglutição, existe um protocolo a ser seguido, sendo que uma das etapas consiste em observar a ocorrência de escorrimento do alimento ou líquido pelos lábios, após a captação do bolo, geralmente por insuficiência do vedamento labial. Esse teste é conhecido como: 
Alternativas
Q3165182 Fonoaudiologia
A fissura labiopalatina é uma malformação congênita que compromete funções essenciais como alimentação, fala e audição. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A avaliação fonoaudiológica de indivíduos com fissura labiopalatina inclui análise da ressonância, articulação e competência velofaríngea.
(__)Alterações auditivas em indivíduos com fissura labiopalatina resultam principalmente de alterações articulares que comprometem a ressonância vocal.
(__)A reabilitação cirúrgica corrige integralmente as funções relacionadas à fala e alimentação, sem a necessidade de terapia complementar.
(__)A intervenção fonoaudiológica para fissura labiopalatina inclui terapia de fala e estimulação precoce, com abordagem interdisciplinar.

A sequência está correta em: 
Alternativas
Q3165177 Fonoaudiologia
Os distúrbios da deglutição, ou disfagias, podem afetar a segurança e a eficiência da deglutição, exigindo avaliação e intervenção específicas. Analise as afirmativas a seguir.

I.Na disfagia esofágica, a penetração de alimentos na via aérea é comum devido à incoordenação entre as fases oral e faríngea.
II.A avaliação fonoaudiológica da disfagia é baseada unicamente na observação clínica, sendo dispensáveis métodos instrumentais como a videofluoroscopia.
III.As intervenções para disfagia podem incluir ajustes na consistência alimentar, manobras posturais e exercícios de fortalecimento muscular, visando a segurança da deglutição.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3165176 Fonoaudiologia
A disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada por alterações funcionais na articulação temporomandibular (ATM) e nos músculos mastigatórios, resultando em dor e limitação dos movimentos mandibulares. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)Fatores emocionais podem contribuir para o desenvolvimento da DTM, além de condições como má oclusão e hábitos parafuncionais.
(__)A avaliação fonoaudiológica da DTM baseia-se na observação da amplitude dos movimentos mandibulares, sem considerar padrões de mastigação e postura de repouso.
(__)Exercícios miofuncionais podem ser utilizados no tratamento da DTM, complementando técnicas de relaxamento para a redução de tensão muscular.
(__)A abordagem interdisciplinar no manejo da DTM é importante para integrar diferentes áreas da saúde, como Fonoaudiologia, Odontologia e Fisioterapia.

A sequência está correta em: 
Alternativas
Q3165175 Fonoaudiologia
O sistema estomatognático desempenha funções essenciais como mastigação, fala e respiração, sendo influenciado por fatores fisiológicos e hábitos. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre o funcionamento e a avaliação desse sistema. 
Alternativas
Q3165171 Fonoaudiologia
A disfagia orofaríngea neurogênica resulta de danos no sistema nervoso central ou periférico, afetando a deglutição e a segurança alimentar. Com base nesse tema, assinale a alternativa correta sobre suas características e abordagens terapêuticas. 
Alternativas
Q3161490 Fonoaudiologia
No manejo de disfagias, exames complementares podem exigir anestesia leve. Qual exame fonoaudiológico pode requerer sedação em situações específicas?
Alternativas
Q3161489 Fonoaudiologia
Os distúrbios de sucção, deglutição e mastigação podem impactar o desenvolvimento infantil. Qual prática é indicada para avaliar a deglutição em um recém-nascido com suspeita de disfagia?
Alternativas
Q3161488 Fonoaudiologia
As funções estomatognáticas incluem sucção, mastigação e deglutição. Qual das alterações abaixo está relacionada a uma disfunção miofuncional? 
Alternativas
Q3156667 Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica de paciente com trauma facial complexo Le Fort III e fixação rígida recente, o achado que indica necessidade de reabordagem cirúrgica imediata é:
Alternativas
Q3156659 Fonoaudiologia
Durante a avaliação fonoaudiológica para readaptação de prótese traqueoesofágica em paciente com tempo de uso superior a 12 meses, o indicador mais preciso para determinar a necessidade de mudança no diâmetro do dispositivo é:
Alternativas
Q3156650 Fonoaudiologia
Na identificação precoce de disfagia orofaríngea em neonatos gemelares com síndrome genética em UCINCo, o achado clínico mais preditivo de broncoaspiração silente é:
Alternativas
Q3155873 Fonoaudiologia
A disfagia orofaríngea em pacientes com doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson, é uma condição comum que pode resultar em complicações graves, como a aspiração. A intervenção precoce com base em técnicas fonoaudiológicas visa melhorar a segurança e a eficiência da deglutição. Em um paciente com doença de Parkinson que apresenta dificuldade para iniciar a deglutição e sinais de penetração laríngea, qual seria a intervenção terapêutica mais apropriada para reduzir o risco de aspiração?
Alternativas
Q3155860 Fonoaudiologia
A terapia miofuncional orofacial é amplamente utilizada no tratamento de distúrbios de mastigação, deglutição e respiração. Considere um paciente que apresenta deglutição atípica associada a um padrão respiratório predominantemente oral. Para garantir a reeducação funcional adequada, a terapia deve priorizar o uso de técnicas que favoreçam a coordenação entre respiração nasal e a deglutição adequada. Qual das técnicas abaixo seria a mais apropriada para reeducar o padrão respiratório e a deglutição desse paciente? 
Alternativas
Q3155859 Fonoaudiologia
A disfagia é um dos principais distúrbios de motricidade orofacial, frequentemente observada em pacientes com doenças neurológicas como acidente vascular cerebral (AVC). Durante a avaliação de um paciente que apresenta sinais de disfagia orofaríngea, a avaliação fonoaudiológica deve incluir testes específicos para determinar o grau de comprometimento e os riscos associados, como a aspiração. Qual seria a técnica mais adequada para a avaliação detalhada da deglutição e dos riscos de aspiração em um paciente pós-AVC?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: A
6: D
7: D
8: C
9: B
10: E
11: E
12: B
13: A
14: A
15: D
16: B
17: B
18: E
19: E
20: C