Questões de Concurso
Sobre disfagia e mastigação em fonoaudiologia
Foram encontradas 881 questões
Sobre esse tema, analise o caso abaixo:
Paciente, 56 anos, internado após um acidente vascular isquêmico e diagnosticado com disfagia. A fonoaudióloga responsável deixa o paciente em dieta por via alternativa e via oral pastosa homogênea com volume mínimo de 30 ml. A escala de FOIS determinada para esse caso é a seguinte:
I. É definida como a escuta dos sons associados à deglutição por meio da utilização do estetoscópio, posicionado na região cervical.
II. Deve ser apenas realizada após a deglutição, fornecendo pistas adicionais à avaliação clínica a respeito da presença ou ausência de resíduos na faringe ou na laringe.
III. Em uma deglutição disfágica, em geral, há três sons marcantes quando o bolo passa para a faringe: dois cliques audíveis acompanhados de um sopro expiratório.
É VERDADEIRO o que se afirma, apenas, em
Esse item observado corresponde ao (à)
(Tessitore e Cattoni, 2009. In: Marchesan, Silva e Tomé, 2016).
Identifique o item que relaciona o fator etiológico das alterações da deglutição ao respectivo tipo de deglutição e se é válido iniciar o tratamento antes da correção da alteração.
Coluna I
1 oral preparatória
2 oral propriamente dita
3 faríngea 4 esofágica
Coluna II
( ) consciente e voluntária, inicia-se com a apreensão do alimento, que será misturado com a saliva e transformado em bolo alimentar para ser deglutido.
( ) inconsciente e involuntária, consiste na transferência do bolo alimentar do esôfago ao estômago por meio de movimentos peristálticos.
( ) consciente e voluntária, inicia-se com posicionamento do bolo alimentar sobre a língua, sendo finalizada com sua ejeção para a faringe.
( ) consciente e involuntária, dura em média 1 segundo; bolo alimentar desencadeia o fechamento da nasofaringe pelo palato mole, para evitar a passagem do bolo alimentar para a cavidade nasal.
A sequência correta, de cima para baixo, é
( ) Força do movimento de ejeção do alimento aumentada. ( ) Presença de resíduos na faringe, com estase em valéculas e recessos piriformes. ( ) Aumento da tonicidade da faringe. ( ) Escape prematuro de alimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: