Questões de Concurso
Sobre questão fundiária em geografia
Foram encontradas 102 questões
“A estrutura fundiária brasileira é caracterizada por desigualdades. Grandes extensões de terras são destinadas à agropecuária, enquanto pequenas propriedades enfrentam desafios para se manterem produtivas. A reforma agrária é um tema relevante, buscando promover uma distribuição mais equitativa de terras e estimular a produção agrícola em diferentes áreas do país.”
Qual afirmativa se relaciona corretamente com a estrutura fundiária brasileira?
I- Mesmo com a independência do Brasil a estrutura fundiária brasileira continuou a ser marcada pela concentração de terras, com a manutenção dos latifúndios e a marginalização do acesso com a promulgação da Lei de terras de 1850, que possibilitou a compra da terra por meio do pagamento em dinheiro, deixando a margem os trabalhadores escravos que conquistaram a liberdade e pequenos agricultores. II- A estrutura fundiária brasileira marcada pelo caráter concentrador da propriedade da terra e, contraditoriamente, o crescimento do número de pequenas propriedades, fruto do processo de formação do campesinato brasileiro, no século XX. III- A distribuição territorial de concentração fundiária ocorre de forma desigual em todo o Brasil. No Nordeste, que herdou a estrutura agrária colonial a terra é concentrada em grandes latifúndios, em contrapartida o Centro-Oeste apresenta uma distribuição de terras equitativa em pequenas propriedades rurais. IV- A estrutura desigual de distribuição de terras e a precarização do trabalho no campo fez aumentar o número de movimentos sociais rurais, sendo um dos pioneiros o Movimento das Ligas Camponesas, sendo símbolo de luta pela reforma agrária no Brasil.
É CORRETO o que se afirma em:
I. A estrutura fundiária brasileira, ou seja, a forma de distribuição de terras no Brasil, é desigual desde os primeiros tempos da colonização portuguesa em nosso país.
II. O acesso à terra no Brasil, com a Lei de Terras de 1850, só era possível através da compra em dinheiro. A Lei de Terras de 1850 limitou o acesso à terra para os trabalhadores escravizados que conquistavam sua liberdade.
III. Um dos mecanismos empregados historicamente no Brasil pelos latifundiários para obter mais terras era grilagem “legal”, ou seja, os institutos de terras dos Estados brasileiros concediam o uso da terra para um grupo de pessoas que, com o passar dos anos, reivindicavam a posse daquela terra por determinado período de tempo de uso.
Kapinawás: meio século de luta por território sagrado no Pernambuco
O Vale do Catimbau, no sertão de Pernambuco, é uma das áreas de maior biodiversidade da caatinga e também um tesouro arqueológico, com o segundo maior conjunto de inscrições rupestres do Brasil.
Parte do território Kapinawá se tornou terra indígena, mas uma área foi sobreposta ao Parque Nacional do Catimbau, criado em 2002; Enquanto lutam para recuperar suas terras, os Kapinawá fazem da caatinga um laboratório para experimentos em agroecologia, que combinam preservação da biodiversidade e produção alimentar.
Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/noticias-dafloresta/2024/01/30/kapinawas-meio-seculo-de-luta-pelo-territorio-sagrado-no-valedo-catimbau.htm?cmpid=copiaecola. Adaptado.
A demarcação da terra indígena apontada no Texto V é um movimento de luta que integra
Julgue o item subsequente.
A nova fronteira agrícola, a MATOPIBA, está representada
por uma realidade de alta produtividade em que os
empresários vêm aumentando os investimentos de
tecnologias modernas. É uma região estratégica que com
a proximidade de importantes portos, como os de Belém,
Itaqui, Suape e Pecém, tem como objetivos atender aos
mercados interno e externo.
Julgue o item que se segue.
Mais recentemente, na década de 1960, foi criado o
Estatuto do Trabalhador Rural, que concede direitos
trabalhistas aos camponeses e regulamenta as relações
de trabalho no campo. Atualmente, existem diversas
categorias de trabalho rural, tais como as apresentadas a
seguir: Morador, Assalariado, Parceria, Arrendatário, Boiafria, Familiar. Na categoria de arrendatário, o trabalhador,
mediante um acordo prévio com o proprietário, paga pelo
uso da terra com uma parte da produção.
Julgue o item que se segue.
O palco principal dos conflitos agrário já foi uma região
fortemente marcada pela grilagem de terras, conhecida
como Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do
estado de São Paulo. Atualmente, o maior número de
conflitos ocorre nos limites da Amazônia, marcados pela
expansão das fronteiras agrícolas às custas, muitas
vezes, de desmatamento ilegal, ocupação de terras
indígenas e grilagem. O território mais violento situa-se no
sudeste do Pará, avançando também para o norte do
Tocantins e oeste do Maranhão, conhecido como “Bico
do Papagaio”.
(SAMPAIO; MEDEIROS, 2019, pp. 73-74)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
(adaptado de FUNAI, 2022).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
( ) Na estrutura fundiária brasileira, coexistem diferentes formas de organização do trabalho na área rural. ( ) Todos os trabalhadores do campo são assalariados. ( ) A maior parte dos trabalhadores rurais são homens na faixa etária de 25 a 65 anos de idade. ( ) Menos de 25% dos trabalhadores rurais não são alfabetizados.
A sequência está correta em
Último pau de arara, canção de José Guimarães, Corumba e Venâncio.
O trecho da canção Último pau de arara remonta à migração da população do Sertão nordestino rumo a melhores condições de vida. Essa região se configura como uma das áreas secas mais densamente povoadas do mundo. O Cariri, citado na música, está localizado ao sul do estado do Ceará e é a segunda maior região metropolitana do estado.
O processo de formação de algumas das cidades do Cariri se deve
Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/ areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/ desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/. Acesso em: 1 set. 2022. (adaptado).
O texto apresenta uma definição de grilagem de terras, uma prática criminosa existente no Brasil. Uma grave consequência da ação da grilagem de terras é a(o)