Questões de Concurso Sobre questão fundiária em geografia

Foram encontradas 106 questões

Q3222083 Geografia
Sobre o processo de industrialização da agricultura brasileira, conforme Oliveira (2019), analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A lógica do desenvolvimento capitalista na agricultura está dissociada do processo de internacionalização da economia brasileira.

( ) A expansão da produção de soja no Brasil está relacionada ao hábito típico do brasileiro de cozinhar os alimentos utilizando o óleo de soja, por isso não é verdade que a produção de soja para exportação foi incentivada pelos governos militares pós-1964.

( ) Diante da total subordinação do campo à indústria, encontra-se no campo brasileiro o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado.

( ) A industrialização da agricultura tem acelerado o processo de separação entre a cidade e o campo, fazendo com que as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade não tenham possibilidade de unificação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3213022 Geografia
O processo de urbanização impacta diretamente o espaço agrário brasileiro. Analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA:
Alternativas
Q3205823 Geografia
A estrutura fundiária brasileira é marcada pela concentração de terras. Alguns eventos históricos contribuíram para a desigualdade e para a origem dos latifúndios.
Frutos da herança colonial, podemos apontar como eventos iniciais para a concentração de terras a/as
Alternativas
Q3181182 Geografia
Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram registrados, em 2023, os maiores números de conflito no campo no Brasil desde o início dos levantamentos, em 1985. Ao total, foram 2.203 conflitos, contra 2.050 do ano anterior e 2.130 do ano de 2020, até então o ano com o primeiro lugar em conflitos. Sobre a questão agrária no Brasil, julgue as afirmações a seguir:
(__) A origem da concentração de terras no Brasil está relacionada às sesmarias, grandes extensões de terra concedidas durante a colônia para a produção monocultora no sistema de plantation, destinada à exportação.
(__) A lei de terras de 1850 foi um instrumento que democratizou o acesso à terra no Brasil já que facilitou a apropriação de pequenas propriedades nos estados do Sudeste e Sul.
(__) Os conflitos no campo se concentram apenas nos estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país, onde predominam grandes propriedades com pecuária e agricultura de grãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3179389 Geografia
A estrutura fundiária no Brasil é marcada por profundas desigualdades históricas que influenciam o desenvolvimento do agronegócio e colocam em pauta a necessidade de políticas de reforma agrária.
Sobre a estrutura fundiária e a reforma agrária no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3147453 Geografia

Julgue o próximo item, a respeito da relação entre cidade e campo no contexto brasileiro, da geografia agrária e das transformações territoriais no campo brasileiro, bem como da urbanização brasileira e de desafios ambientais associados a esse processo. 


A territorialização dos monopólios atua, simultaneamente, no controle da propriedade privada da terra, no processo produtivo do campo e no processamento industrial da produção agropecuária e florestal (silvicultura).

Alternativas
Q3069351 Geografia
Que são terras devolutas? 
Alternativas
Q3022889 Geografia
De acordo com Fernandes et al. (2014), sobre o espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2606742 Geografia

“A estrutura fundiária brasileira é caracterizada por desigualdades. Grandes extensões de terras são destinadas à agropecuária, enquanto pequenas propriedades enfrentam desafios para se manterem produtivas. A reforma agrária é um tema relevante, buscando promover uma distribuição mais equitativa de terras e estimular a produção agrícola em diferentes áreas do país.”

Qual afirmativa se relaciona corretamente com a estrutura fundiária brasileira? 

Alternativas
Q2545855 Geografia
A partir da década de 1950, os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos então chamados países subdesenvolvidos, muitos dos quais eram ex-colônias recém-independentes. Como ficou conhecido o conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária proposto aos países pobres para resolver o problema da fome?
Alternativas
Q2504802 Geografia
A estrutura fundiária brasileira, ou seja, a distribuição e acesso à terra no período colonial ocorreu por capitanias hereditárias e seus donatários e por sesmarias, dando origem a grande parte dos latifúndios do país. Sobre esse tema, avalie as assertivas.
I- Mesmo com a independência do Brasil a estrutura fundiária brasileira continuou a ser marcada pela concentração de terras, com a manutenção dos latifúndios e a marginalização do acesso com a promulgação da Lei de terras de 1850, que possibilitou a compra da terra por meio do pagamento em dinheiro, deixando a margem os trabalhadores escravos que conquistaram a liberdade e pequenos agricultores. II- A estrutura fundiária brasileira marcada pelo caráter concentrador da propriedade da terra e, contraditoriamente, o crescimento do número de pequenas propriedades, fruto do processo de formação do campesinato brasileiro, no século XX. III- A distribuição territorial de concentração fundiária ocorre de forma desigual em todo o Brasil. No Nordeste, que herdou a estrutura agrária colonial a terra é concentrada em grandes latifúndios, em contrapartida o Centro-Oeste apresenta uma distribuição de terras equitativa em pequenas propriedades rurais. IV- A estrutura desigual de distribuição de terras e a precarização do trabalho no campo fez aumentar o número de movimentos sociais rurais, sendo um dos pioneiros o Movimento das Ligas Camponesas, sendo símbolo de luta pela reforma agrária no Brasil.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2465256 Geografia
Sobre a estrutura fundiária brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A estrutura fundiária brasileira, ou seja, a forma de distribuição de terras no Brasil, é desigual desde os primeiros tempos da colonização portuguesa em nosso país.
II. O acesso à terra no Brasil, com a Lei de Terras de 1850, só era possível através da compra em dinheiro. A Lei de Terras de 1850 limitou o acesso à terra para os trabalhadores escravizados que conquistavam sua liberdade.
III. Um dos mecanismos empregados historicamente no Brasil pelos latifundiários para obter mais terras era grilagem “legal”, ou seja, os institutos de terras dos Estados brasileiros concediam o uso da terra para um grupo de pessoas que, com o passar dos anos, reivindicavam a posse daquela terra por determinado período de tempo de uso.
Alternativas
Q2403103 Geografia
Texto V
Kapinawás: meio século de luta por território sagrado no Pernambuco

O Vale do Catimbau, no sertão de Pernambuco, é uma das áreas de maior biodiversidade da caatinga e também um tesouro arqueológico, com o segundo maior conjunto de inscrições rupestres do Brasil.

Parte do território Kapinawá se tornou terra indígena, mas uma área foi sobreposta ao Parque Nacional do Catimbau, criado em 2002; Enquanto lutam para recuperar suas terras, os Kapinawá fazem da caatinga um laboratório para experimentos em agroecologia, que combinam preservação da biodiversidade e produção alimentar.

Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/noticias-dafloresta/2024/01/30/kapinawas-meio-seculo-de-luta-pelo-territorio-sagrado-no-valedo-catimbau.htm?cmpid=copiaecola. Adaptado.


A demarcação da terra indígena apontada no Texto V é um movimento de luta que integra

Alternativas
Q2390466 Geografia

Julgue o item subsequente.


A nova fronteira agrícola, a MATOPIBA, está representada por uma realidade de alta produtividade em que os empresários vêm aumentando os investimentos de tecnologias modernas. É uma região estratégica que com a proximidade de importantes portos, como os de Belém, Itaqui, Suape e Pecém, tem como objetivos atender aos mercados interno e externo.

Alternativas
Q2353092 Geografia
A Questão Agrária no Brasil é um tema complexo que aborda a distribuição de terras, a agricultura, a reforma agrária e os encargos sociais relacionados à posse da terra. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2316629 Geografia

Julgue o item que se segue. 


Mais recentemente, na década de 1960, foi criado o Estatuto do Trabalhador Rural, que concede direitos trabalhistas aos camponeses e regulamenta as relações de trabalho no campo. Atualmente, existem diversas categorias de trabalho rural, tais como as apresentadas a seguir: Morador, Assalariado, Parceria, Arrendatário, Boiafria, Familiar. Na categoria de arrendatário, o trabalhador, mediante um acordo prévio com o proprietário, paga pelo uso da terra com uma parte da produção.

Alternativas
Q2316625 Geografia

Julgue o item que se segue. 


O palco principal dos conflitos agrário já foi uma região fortemente marcada pela grilagem de terras, conhecida como Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado de São Paulo. Atualmente, o maior número de conflitos ocorre nos limites da Amazônia, marcados pela expansão das fronteiras agrícolas às custas, muitas vezes, de desmatamento ilegal, ocupação de terras indígenas e grilagem. O território mais violento situa-se no sudeste do Pará, avançando também para o norte do Tocantins e oeste do Maranhão, conhecido como “Bico do Papagaio”. 

Alternativas
Q2262651 Geografia
“A produção do (a) ______ corresponde ao conjunto de atividades envolvidas na produção agropecuária, sob o comando de grandes grupos agroindustriais e financeiros, também comercializava insumos (sementes, fertilizantes, máquinas e equipamentos) [...] No Brasil, o(a) ______ produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros”.

(SAMPAIO; MEDEIROS, 2019, pp. 73-74)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


Alternativas
Q2184307 Geografia
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou no mês de novembro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o segundo módulo da Oficina de Práticas Agroflorestais na Terra Indígena Alto Rio Purus, localizada nos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, no Acre. A iniciativa visa construir estratégias locais para o fortalecimento ______, bem como das práticas agrícolas desenvolvidas nas comunidades da etnia Madija Kulina.
(adaptado de FUNAI, 2022).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2163696 Geografia
Julgue o item que se seguem. 
As atividades agrícolas e agrárias compõem um setor importante da economia que não é necessariamente absorvido pelo processo de industrialização. Há várias correntes de análise sobre o campo, no Brasil, que consideram a agricultura subordinada ao processo industrial, principalmente porque o modelo desenvolvimentista implantado no país se “expande” ao campo, e uma dessas vias de expansão foi o Estatuto da Terra de 1964, que previu a transformação das unidades agrícolas em empresas rurais. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: B
6: C
7: C
8: A
9: B
10: E
11: E
12: C
13: C
14: C
15: A
16: E
17: C
18: E
19: B
20: C