Questões de Concurso Comentadas sobre questão fundiária em geografia

Foram encontradas 96 questões

Q3069351 Geografia
Que são terras devolutas? 
Alternativas
Q3022889 Geografia
De acordo com Fernandes et al. (2014), sobre o espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2606742 Geografia

“A estrutura fundiária brasileira é caracterizada por desigualdades. Grandes extensões de terras são destinadas à agropecuária, enquanto pequenas propriedades enfrentam desafios para se manterem produtivas. A reforma agrária é um tema relevante, buscando promover uma distribuição mais equitativa de terras e estimular a produção agrícola em diferentes áreas do país.”

Qual afirmativa se relaciona corretamente com a estrutura fundiária brasileira? 

Alternativas
Q2545855 Geografia
A partir da década de 1950, os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos então chamados países subdesenvolvidos, muitos dos quais eram ex-colônias recém-independentes. Como ficou conhecido o conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária proposto aos países pobres para resolver o problema da fome?
Alternativas
Q2504802 Geografia
A estrutura fundiária brasileira, ou seja, a distribuição e acesso à terra no período colonial ocorreu por capitanias hereditárias e seus donatários e por sesmarias, dando origem a grande parte dos latifúndios do país. Sobre esse tema, avalie as assertivas.
I- Mesmo com a independência do Brasil a estrutura fundiária brasileira continuou a ser marcada pela concentração de terras, com a manutenção dos latifúndios e a marginalização do acesso com a promulgação da Lei de terras de 1850, que possibilitou a compra da terra por meio do pagamento em dinheiro, deixando a margem os trabalhadores escravos que conquistaram a liberdade e pequenos agricultores. II- A estrutura fundiária brasileira marcada pelo caráter concentrador da propriedade da terra e, contraditoriamente, o crescimento do número de pequenas propriedades, fruto do processo de formação do campesinato brasileiro, no século XX. III- A distribuição territorial de concentração fundiária ocorre de forma desigual em todo o Brasil. No Nordeste, que herdou a estrutura agrária colonial a terra é concentrada em grandes latifúndios, em contrapartida o Centro-Oeste apresenta uma distribuição de terras equitativa em pequenas propriedades rurais. IV- A estrutura desigual de distribuição de terras e a precarização do trabalho no campo fez aumentar o número de movimentos sociais rurais, sendo um dos pioneiros o Movimento das Ligas Camponesas, sendo símbolo de luta pela reforma agrária no Brasil.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2465256 Geografia
Sobre a estrutura fundiária brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A estrutura fundiária brasileira, ou seja, a forma de distribuição de terras no Brasil, é desigual desde os primeiros tempos da colonização portuguesa em nosso país.
II. O acesso à terra no Brasil, com a Lei de Terras de 1850, só era possível através da compra em dinheiro. A Lei de Terras de 1850 limitou o acesso à terra para os trabalhadores escravizados que conquistavam sua liberdade.
III. Um dos mecanismos empregados historicamente no Brasil pelos latifundiários para obter mais terras era grilagem “legal”, ou seja, os institutos de terras dos Estados brasileiros concediam o uso da terra para um grupo de pessoas que, com o passar dos anos, reivindicavam a posse daquela terra por determinado período de tempo de uso.
Alternativas
Q2403103 Geografia
Texto V
Kapinawás: meio século de luta por território sagrado no Pernambuco

O Vale do Catimbau, no sertão de Pernambuco, é uma das áreas de maior biodiversidade da caatinga e também um tesouro arqueológico, com o segundo maior conjunto de inscrições rupestres do Brasil.

Parte do território Kapinawá se tornou terra indígena, mas uma área foi sobreposta ao Parque Nacional do Catimbau, criado em 2002; Enquanto lutam para recuperar suas terras, os Kapinawá fazem da caatinga um laboratório para experimentos em agroecologia, que combinam preservação da biodiversidade e produção alimentar.

Disponível em https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/noticias-dafloresta/2024/01/30/kapinawas-meio-seculo-de-luta-pelo-territorio-sagrado-no-valedo-catimbau.htm?cmpid=copiaecola. Adaptado.


A demarcação da terra indígena apontada no Texto V é um movimento de luta que integra

Alternativas
Q2390466 Geografia

Julgue o item subsequente.


A nova fronteira agrícola, a MATOPIBA, está representada por uma realidade de alta produtividade em que os empresários vêm aumentando os investimentos de tecnologias modernas. É uma região estratégica que com a proximidade de importantes portos, como os de Belém, Itaqui, Suape e Pecém, tem como objetivos atender aos mercados interno e externo.

Alternativas
Q2353092 Geografia
A Questão Agrária no Brasil é um tema complexo que aborda a distribuição de terras, a agricultura, a reforma agrária e os encargos sociais relacionados à posse da terra. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2316629 Geografia

Julgue o item que se segue. 


Mais recentemente, na década de 1960, foi criado o Estatuto do Trabalhador Rural, que concede direitos trabalhistas aos camponeses e regulamenta as relações de trabalho no campo. Atualmente, existem diversas categorias de trabalho rural, tais como as apresentadas a seguir: Morador, Assalariado, Parceria, Arrendatário, Boiafria, Familiar. Na categoria de arrendatário, o trabalhador, mediante um acordo prévio com o proprietário, paga pelo uso da terra com uma parte da produção.

Alternativas
Q2316625 Geografia

Julgue o item que se segue. 


O palco principal dos conflitos agrário já foi uma região fortemente marcada pela grilagem de terras, conhecida como Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado de São Paulo. Atualmente, o maior número de conflitos ocorre nos limites da Amazônia, marcados pela expansão das fronteiras agrícolas às custas, muitas vezes, de desmatamento ilegal, ocupação de terras indígenas e grilagem. O território mais violento situa-se no sudeste do Pará, avançando também para o norte do Tocantins e oeste do Maranhão, conhecido como “Bico do Papagaio”. 

Alternativas
Q2262651 Geografia
“A produção do (a) ______ corresponde ao conjunto de atividades envolvidas na produção agropecuária, sob o comando de grandes grupos agroindustriais e financeiros, também comercializava insumos (sementes, fertilizantes, máquinas e equipamentos) [...] No Brasil, o(a) ______ produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros”.

(SAMPAIO; MEDEIROS, 2019, pp. 73-74)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


Alternativas
Q2184307 Geografia
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou no mês de novembro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o segundo módulo da Oficina de Práticas Agroflorestais na Terra Indígena Alto Rio Purus, localizada nos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, no Acre. A iniciativa visa construir estratégias locais para o fortalecimento ______, bem como das práticas agrícolas desenvolvidas nas comunidades da etnia Madija Kulina.
(adaptado de FUNAI, 2022).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2163696 Geografia
Julgue o item que se seguem. 
As atividades agrícolas e agrárias compõem um setor importante da economia que não é necessariamente absorvido pelo processo de industrialização. Há várias correntes de análise sobre o campo, no Brasil, que consideram a agricultura subordinada ao processo industrial, principalmente porque o modelo desenvolvimentista implantado no país se “expande” ao campo, e uma dessas vias de expansão foi o Estatuto da Terra de 1964, que previu a transformação das unidades agrícolas em empresas rurais. 
Alternativas
Q2143890 Geografia
Movimento que ocorre no campo brasileiro, que busca a redistribuição de terras pouco utilizadas entregando-as a quem não as possui, além de outras mudanças sociais no campo brasileiro: 
Alternativas
Q2112630 Geografia
A agropecuária é parte de nossa vida cotidiana. Vital, a produção de alimentos determina a organização do espaço rural e suas relações com o espaço urbano, articulando atividades sociais, culturais e econômicas fundamentais para a vida humana. As atuais características e condições de trabalho no campo brasileiro estão diretamente relacionadas à histórica estrutura agrária que há séculos vem sendo organizada no Brasil. Sobre as condições de trabalho no campo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na estrutura fundiária brasileira, coexistem diferentes formas de organização do trabalho na área rural. ( ) Todos os trabalhadores do campo são assalariados. ( ) A maior parte dos trabalhadores rurais são homens na faixa etária de 25 a 65 anos de idade. ( ) Menos de 25% dos trabalhadores rurais não são alfabetizados.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2036193 Geografia
A rigor, movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato. Entre as suas principais reivindicações, estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate a substituição do homem pela máquina no meio agropecuário. Assinale a alternativa que apresenta o maior e o mais atuante movimento social popular rural nos últimos tempos no Brasil.
Alternativas
Q2028366 Geografia
Imagem associada para resolução da questão

Último pau de arara, canção de José Guimarães, Corumba e Venâncio.

O trecho da canção Último pau de arara remonta à migração da população do Sertão nordestino rumo a melhores condições de vida. Essa região se configura como uma das áreas secas mais densamente povoadas do mundo. O Cariri, citado na música, está localizado ao sul do estado do Ceará e é a segunda maior região metropolitana do estado.
O processo de formação de algumas das cidades do Cariri se deve 
Alternativas
Q2027715 Geografia
Sobre a estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo brasileiro é correto afirmar que 
Alternativas
Q2026284 Geografia
“Grilagem” é a prática criminosa que envolve invadir, ocupar, lotear e obter ilicitamente a propriedade de terras públicas ou de terceiros sem autorização do órgão competente e em desacordo com a legislação. Colocado de forma simples: é a invasão de terras para apropriação particular, por meio de desmatamento e violência, com ou sem fraude documental.
Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/ areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/ desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/. Acesso em: 1 set. 2022. (adaptado).

O texto apresenta uma definição de grilagem de terras, uma prática criminosa existente no Brasil. Uma grave consequência da ação da grilagem de terras é a(o)
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: E
6: C
7: C
8: C
9: A
10: E
11: C
12: E
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: D
19: D
20: B