Questões de História - Ocupação de novos territórios: Colonialismo para Concurso

Foram encontradas 123 questões

Q3076368 História
A conquista europeia da América teve um impacto devastador sobre as populações indígenas. Assinale um dos fatores que foi o mais significativo para a rápida diminuição da população nativa. 
Alternativas
Q3070335 História
Escolhi refletir sobre a explicação ainda presente e sempre repetida entre nós, de que o Brasil e os demais países da América Latina foram colônias de exploração – o que explicaria o nosso “atraso e subdesenvolvimento” no presente; enquanto os Estados Unidos surgiam como potência econômica e apresentam solidez nas instituições políticas devido a sua origem como colônia de povoamento. Sabe-se que tal explicação de base estrutural e econômica, além de generalizante e reducionista, não resiste à menor investigação por parte dos estudiosos que se debruçam sobre os documentos da época. É possível sugerir que a formulação colônia de povoamento e colônia de exploração encontrou a ressonância que conhecemos devido ao fato de já nos colocarmos em determinada posição em relação ao centro desenvolvido, sendo que em muitos momentos essa relação se configurou – e se configura – como de subordinação ou subalternidade.
Adaptado de JUNQUEIRA, Mary Anne. “Colônia de povoamento X colônia de exploração: reflexões e questionamentos sobre um mito”. In: Abreu, M.; Soihet, R.; Gontijo, R. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, pp. 173 – 184.

Com base no trecho, a autora interpreta que o uso dos termos “colônia de exploração” e “colônia de povoamento” está de acordo com 
Alternativas
Q3064112 História
Revolta que ocorreu na África Oriental Alemã (atual Tanzânia), que durou de 1905 a 1907, e sua origem está na desapropriação das terras dos autóctones, nos maus tratos e na imposição pelos alemães de altos impostos e trabalhos forçados. Essa Revolta foi denominada de:
Alternativas
Q3056597 História
No período de transição do feudalismo para o capitalismo, as transformações socioeconômicas que ocorreram na Europa foram acompanhadas por mudanças e reestruturações políticas, destacando-se o surgimento dos Estados Nacionais modernos. Um dos aspectos mais notáveis dessas novas configurações foi a adoção das práticas econômicas mercantilistas, que consistiam:
Alternativas
Q3050120 História
Leia os discursos a seguir.

Discurso I

Colocastes a Espanha em minhas mãos. Minha mão será firme, meu pulso não vacilará e eu procurarei alçar a Espanha ao posto que lhe corresponde conforme sua História e que ocupou em épocas passadas. Se invocamos as grandezas da Espanha imperial é porque elas nos movem com seus ideais, seus empenhos de salvação e fundação. Não queremos uma Espanha velha e difamada. Queremos um Estado onde a pura tradição e substância daquele passado espanhol ideal se enquadre nas formas novas, vigorosas e heroicas que os jovens de hoje e de amanhã trazem nesta alvorada imperial do nosso povo. A Espanha se organiza dentro de um amplo conceito totalitário, mediante àquelas instituições nacionais que asseguram sua totalidade, sua unidade e sua continuidade. A implantação dos princípios mais severos de autoridade que este Movimento implica não possui justificativa de caráter militar, mas na necessidade de um funcionamento regular das energias complexas da Pátria. Eu quero que minha política tenha o profundo caráter popular que sempre teve o profundo caráter popular que sempre teve na História da política da Grande Espanha. Nossa obra – minha e do meu governo – estará orientada com uma grande preocupação pelas classes populares, bem como pela tristeza da classe média.

Discurso proferido por Francisco Franco. Amanhece na Espanha. 1936.


Discurso II

As fundas pegadas e traços que ficaram de nós na terra e nas almas, por muita parte onde não é hoje nosso o domínio político, e tem maravilhado os observadores desde as costas de Marrocos à Etiópia e do mar Vermelho aos estreitos e ao mar da China, vêm exatamente de que a nossa obra não é a do caminheiro que olha e passa, do explorador que busca à pressa as riquezas fáceis e levantou a tenda e seguiu, mas a do que, levando em seu coração a imagem da Pátria, se ocupa amorosamente em gravá-la fundo onde adrega de levar a vida, ao mesmo tempo que lhe desabrocha espontâneo da alma o sentido da missão civilizadora. Não é a terra que se explora: é Portugal que revive.

SALAZAR, António de O. Discursos. Coimbra Ed, vol. III, p. 153. 1959.


A respeito dos discursos reproduzidos, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3026903 História
“A unificação política dos Estados alemães, a elevação do rei da Prússia a imperador [...], e a promoção de Berlim [...] a capital do Kaiserreich [...] deram um forte impulso à formação de uma classe alta alemã mais uniforme.”
Texto extraído de: ELIAS, Norbert. Civilização e informalização (parte I). In: ____. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX; tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 60.

Sobre o processo de unificação política que originou a Alemanha e as relações entre diferentes grupos sociais nesse contexto, conforme análise de ELIAS, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2953192 História

O mapa a seguir apresenta as principais áreas de embarque de escravos, na África, e de desembarque, nas Américas, entre 1500 e 1900.

Imagem associada para resolução da questão

A partir do mapa, assinale a opção que apresenta um dos objetivos do estudo da Africa no Ensino Fundamental, segundo a Lei nº 10.639/03.

Alternativas
Q2808375 História

Leia:


- Levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América;
- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
- Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Os objetivos acima foram levados para as “novas terras descobertas”. Marque a resposta correta que mostra qual grupo abaixo tinha esses objetivos:

Alternativas
Q2766778 História

A respeito das populações nativas que conquistadores espanhóis e portugueses encontraram ao chegarem à América do Sul, é correto afirmar que

Alternativas
Q2627583 História

De acordo com a história da região, os primeiros colonos a ocuparem efetivamente as terras do atual município de Coronel Pilar foram os imigrantes chegados em dezembro de 1875. Em sua maioria, eles eram tiroleses (província de Trento), mas também havia alguns vênetos (províncias de Vicenza, Treviso, etc.) e lombardos (províncias de Bergamo, Cremona, etc.). Sendo assim, eram famílias de imigrantes:

Alternativas
Q2612319 História

Sobre as principais as entradas e as bandeiras, duas formas de explorar o interior do Brasil no período colonial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2612311 História

O Período Pré-Colonial, que se estende de 1500 até 1532, é marcado por várias características importantes. São características desse período:


I. O relativo desinteresse dos portugueses pela exploração efetiva das terras recém-descobertas, devido ao foco no comércio com as Índias.

II. A extração inicial do pau-brasil como principal atividade econômica, com a criação das primeiras feitorias para armazenamento e envio do produto.

III. A realização de expedições com a finalidade de mapeamento e colonização do litoral.


Com base nas afirmativas, estão corretas:

Alternativas
Q2606894 História

A colonização da América protagonizou a consolidação do novo padrão de poder mundial e a classificação racial da população mundial como elemento fundamental à dominação colonial. Um sistema de poder mundial que constitui a globalização hoje em curso e que está intrinsecamente relacionado com a colonização da América e transformações nos modos de vida, territórios e identidades dos povos e comunidades tradicionais.

(QUIJANO. 2005.)


No processo de colonização da América, alguns elementos estiveram presentes, a saber:

Alternativas
Q2606595 História
Os séculos XV e XVI são um momento de transição para a história humana. Novas descobertas tecnocientíficas, novos mecanismos de transporte, novas visões filosóficas sobre o mundo, mudanças na política, discussões morais e ampliação da cultura, tudo isso ocorre no período destacado, que marca a saída da Idade Média e a chegada da Idade Moderna.
Correlacione corretamente as colunas a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão

A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é
Alternativas
Q2588223 História

A evolução do povoamento no território brasileiro pode ser dividida em várias fases distintas. A fase inicial, que se estende desde a colonização até fins do século XVII, representa um estágio fundamental na formação do território brasileiro. Sobre esse período, identifique a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2561143 História
Segundo algumas pesquisas e hipóteses de demografia histórica, havia uma população da ordem de 80 a 100 milhões de habitantes em todo o continente americano na época da chegada dos europeus. Calcula-se que esta população estivesse dividida em mais de 3.000 nações indígenas. Sobre esses povos nativos que habitavam a América, marque a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q2545968 História
Analise as assertivas abaixo, que descrevem um determinado reinado africano:
 O Reino localizava-se na África Central, tendo ao Norte a foz do Rio Zaire.
Após os primeiros contatos realizados pelo navegador Diogo Cão, seus governantes passaram a estabelecer relações diplomáticas com Portugal e converteram-se ao Cristianismo.
 O contato com os europeus resultou em uma ampla modificação das formas de organização social, uma vez que D. Afonso I (Mvemba-a-Nzinga) passou a implantar o modelo do Cristianismo de acordo com os regimentos enviados pelos soberanos portugueses.
Assinale a alternativa que corresponde ao Reino africano descrito acima.
Alternativas
Q2527250 História
A conquista europeia na África foi marcada pela violência e pelo racismo, instituídos, por exemplo, na desapropriação de terras, na cobrança de impostos, em formas de trabalho compulsório e no desrespeito às tradições locais. Diante disso, muitos povos africanos resistiram à dominação estrangeira, dando origem a prolongados conflitos. Sobre o Imperialismo europeu na África, assinale a alternativa que contém somente conflitos de resistência dos povos africanos contra o domínio imperialista: 
Alternativas
Q2520440 História

Julgue o item que se segue.


Os primeiros habitantes da América desenvolveram sociedades complexas antes da chegada dos europeus, com estruturas monumentais e sistemas políticos centralizados, inclusive podemos dizer que os primeiros traços do ser urbano surgiram nessa fase das américas.

Alternativas
Q2520426 História

Julgue o item que se segue.


Os primeiros habitantes da América foram extintos devido à chegada dos colonizadores europeus, sem deixar descendentes, pois apenas mestiços permaneceram vivos. A influência cultural foi basal em relação às demais nações que estiveram presentas na formação da sociedade americana atual.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: B
6: A
7: B
8: A
9: C
10: C
11: A
12: C
13: D
14: A
15: D
16: E
17: B
18: A
19: C
20: E