Questões de História - República Autoritária : 1964- 1984 para Concurso

Foram encontradas 563 questões

Q2560673 História
A música popular brasileira foi um dos principais instrumentos utilizados para contestar a ditadura militar (1964- 1985). As letras de várias canções indicavam a insatisfação com o regime e vários compositores foram alvo de censura e perseguição. Entre elas a canção “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré que:
Alternativas
Q2557310 História

Julgue o item a seguir.


Em 1965, com a promulgação do primeiro Ato Institucional nº 1 (AI-1), todos os partidos políticos foram dissolvidos e adotou-se o bipartidarismo, resultando na existência de apenas dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O AI-1 também modificou dispositivos constitucionais, alterando o funcionamento do Poder Judiciário e concentrando cada vez mais poder no Executivo.

Alternativas
Q2557264 História

Julgue o item a seguir.


O governo de Ernesto Geisel (1974-79) é considerado o período de maior repressão da Ditadura Militar no Brasil. A censura dos meios de comunicação se intensificou e muitos prisioneiros políticos foram torturados. Os movimentos de oposição ao regime eram reprimidos de diversas maneiras pelas frentes do governo militar.

Alternativas
Q2555304 História
Leia a letra da música e responda:

Apesar de Você
Amanhã vai ser outro dia
Amanhã vai ser outro dia
Amanhã vai ser outro dia
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Composição: Chico Buarque

A letra da música de Chico Buarque de Holanda faz referência ao período ditatorial brasileiro instaurado no Brasil no período de 1964 a 1985.
Sobre esse período, podemos afirmar: 
Alternativas
Q2543273 História

No final do período, em 1984, a sociedade civil mostra sua força nas ruas ao mobilizar todo o país na luta pela campanha das “Diretas Já!”, que propunha a volta de eleições livres e diretas para presidente. Era a semente da Nova República. República! Era uma emenda constitucional do deputado matogrossense Dante de Oliveira, e que não alcançou o número mínimo de votos necessários no Congresso Nacional. A disputa presidencial em 1984 reuniu de um lado Paulo Maluf, o candidato apoiado pelos partidos políticos de apoio ao governo militar, e de outro Tancredo Neves, ex-governador de Minas Gerais.

Como a emenda das diretas não foi aprovada, a eleição:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: A