Questões de Concurso Sobre análise do discurso em linguística

Foram encontradas 146 questões

Q3206165 Linguística
Leia o trecho abaixo.

Segundo Bakhtin (2004), o __________constitui a unidade fundamental da comunicação, estando sempre inserido em um contexto social e histórico. O ______________concebe a linguagem como fundamentalmente interativa, isto é, cada enunciado dialoga com outros, nunca existindo de forma isolada. Na sua concepção, a ___________permeia todos os discursos, uma vez que as palavras refletem as marcas das relações de poder e dos valores sociais de uma comunidade. Os _________________representam estruturas relativamente estáveis de enunciados, que se alteram de acordo com a esfera de utilização da linguagem, seja ela científica, jornalística ou literária.

Os termos que preenchem, corretamente e respectivamente, as lacunas desse trecho são: 
Alternativas
Q3206162 Linguística

Leia o texto a seguir, para responder à questão 17.



Figura 2 


Q17.png (673×442)


Disponível em: <https://grandesnomesdapropaganda.com.br/anunciantes/coca-cola-lanca-na-americalatina-novo-filme-em-comemoracao-ao-orgulho-lgbtqia/ > Acesso em: 20 set.2024.



A respeito do discurso presente na campanha publicitária da Coca-Cola, é INCORRETO afirmar que o(a)

Alternativas
Q3206156 Linguística
A ideologia e o discurso são elementos abordados por diferentes perspectivas teóricas, destacando-se especialmente os estudos da análise de discurso crítica.
Considerando essa corrente dos estudos discursivos, é INCORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3206154 Linguística
Van Dijk (2012) argumenta que há uma relação muito estreita entre o discurso e as relações de poder na sociedade, envolvendo várias questões que devem ser analisadas criticamente no contexto educacional.

A partir de uma reflexão sobre o discurso e a manutenção do poder, na perspectiva vandijkiana, afirma-se que
Alternativas
Q3206150 Linguística

Leia atentamente o cartaz apresentado abaixo e, logo após, responda à questão.



Figura: 1



Q3_5.png (386×544)

Disponível em: :<https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1514>Acesso em:20 set.2024


Segundo Koch e Elias (2017), a argumentação é um processo discursivo no qual um enunciador busca convencer o seu interlocutor a adotar uma postura, concordar com uma ideia ou realizar uma ação específica, empregando recursos linguísticos e estratégias discursivas.

Considerando o contexto do cartaz "Minha fé não é motivo para a sua violência”, é correto afirmar que o cartaz
Alternativas
Q3206149 Linguística

Leia atentamente o cartaz apresentado abaixo e, logo após, responda à questão.



Figura: 1



Q3_5.png (386×544)

Disponível em: :<https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1514>Acesso em:20 set.2024


De acordo com Marcuschi (2008), os textos multimodais, que são caracterizados pelo emprego de imagens e textos, são fundamentais na formação de sentidos. Isso porque eles estabelecem uma interação dialógica entre os elementos que os compõem.

Com base na imagem presente no cartaz "Minha fé não é motivo para a sua violência", pode-se dizer que a imagem
Alternativas
Q3206148 Linguística

Leia atentamente o cartaz apresentado abaixo e, logo após, responda à questão.



Figura: 1



Q3_5.png (386×544)

Disponível em: :<https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1514>Acesso em:20 set.2024


O conceito de dialogismo, conforme definido por Bakhtin (2004), pressupõe a interação de diversas vozes no discurso. As ideias e as expressões, neste sentido, não existem isoladamente, ou seja, elas estão em constante diálogo.

No contexto do cartaz "Minha fé não é motivo para a sua violência", afirma-se que o princípio do dialogismo ocorre porque o cartaz
Alternativas
Q3206147 Linguística
De acordo com Bakhtin (1992), os gêneros do discurso representam as diversas formas de organização da comunicação humana. 

Em sua perspectiva da linguagem, o filósofo os define como 
Alternativas
Q3179450 Linguística
A escrita e a revisão de textos acadêmicos e criativos exigem habilidades específicas, mas ambas as práticas demandam um rigor na organização e na clareza das ideias, além de uma atenção minuciosa aos detalhes linguísticos e estilísticos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a escrita e a revisão de textos acadêmicos e criativos.
Alternativas
Q3177554 Linguística

Sobre as concepções de linguagem como discurso e processo de interação, à luz das teorias bakhtinianas, analise as afirmativas abaixo:



I. O conceito de dialogismo enfatiza que todo enunciado se constitui em relação a outros enunciados, sendo a linguagem essencialmente interativa.


II. A polifonia refere-se à coexistência de múltiplas vozes em um discurso, representando diferentes perspectivas sociais e ideológicas.


III. O gênero discursivo é caracterizado por sua estabilidade relativa e pela função de organizar os textos de acordo com esferas de atividade humana.


IV. O conceito de enunciação está desvinculado das condições contextuais e sociais do ato comunicativo.



Após análise, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q3171497 Linguística
Dentre as inúmeras possibilidades de retextualização, conforme Marcuschi, analise as relações abaixo:

Q38.png (306×65)

São verdadeiras as relações:
Alternativas
Q3164554 Linguística
As sequências ou tipos textuais partem do princípio de que os textos possuem um conjunto limitado de critérios que os definem e os categorizam. Dentro dessa sistemática, assinale a alternativa que representa a propriedade que estabelece que não pode ocorrer ambiguidade tipológica, não havendo a possibilidade de dupla classificação de um texto.
Alternativas
Q3164553 Linguística
Complete o excerto abaixo, extraído da obra de Marcuschi, “Da fala para a escrita – atividades de retextualização”.

A ________________ reocupa-se com os processos de produção de sentido, tornando-os sempre como situados em contextos socio-historicamente marcados por atividades de negocição ou por processos inferenciais. Não toma as categorias linguísticas como dadas a priori, mas como construídas interativamente e sensíveis aos fatos culturais. Preocupa-se com a análise dos gêneros textuais e seus usos em sociedade. Tem muita sensibilidade para fenômenos cognitivos e processos de textualização na oralidade e na escrita, que permitem a produção de coerência como uma atividade do leitor/ouvinte sobre o texto recebido.
Alternativas
Q3163653 Linguística

A concepção de linguagem varia de acordo com diferentes teorias. Para a perspectiva interacionista, a linguagem não é apenas um meio de transmitir informações, mas um processo social que acontece nas interações. Assim, os gêneros textuais são formas de concretizar esse uso social da linguagem. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas:



I. Gêneros textuais são estruturas fixas que não variam conforme o contexto.


II. O ensino de gêneros textuais implica reconhecer as funções sociais dos textos.


III. A língua, como forma de interação, envolve tanto a oralidade quanto a escrita.



Sobre as afirmativas, pode-se dizer que:

Alternativas
Q3157760 Linguística
Lá se vão 16 anos desde que o paper fundador do Bitcoin foi publicado. Desde então, milhares de empreendedores e entusiastas da tecnologia pregaram um mundo novo na nossa relação com o dinheiro. Não colou. Como dinheiro, o Bitcoin e suas cripto irmãs até hoje ocupam quase que exclusivamente os subterrâneos da economia global. E quando você quer fazer pagamentos, continua a usar dinheiro de verdade – reais, dólares, euros.
A segunda onda previu uma revolução completa no mundo dos investimentos, na qual as redes de blockchain, capazes de garantir a segurança das transações de forma simples, iriam eliminar intermediários e transformar o mercado financeiro por completo.
Essa segunda aposta também não pegou – e tem como exemplo mais simbólico um prejuízo de 255 milhões de dólares australianos (R$ 830 milhões) da bolsa da Austrália, a mais ambiciosa em apostar na transição dos sistemas centralizados para o uso de blockchain. O projeto fracassou e o sistema tradicional continua em operação.
Só que após a coleção de promessas fracassadas e muito dinheiro perdido nessas apostas, a tecnologia que serve de base para o funcionamento das criptomoedas começa a mostrar que pode, sim, ser uma ferramenta para aperfeiçoar a maneira com a qual empresas captam dinheiro – e com a qual pessoas investem.
Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/economia/entenda-de-uma-vez-a-tokenizacao-de-investimentos/. Acesso em: 29 ago. 2024.

Com base nas diferentes modalidades linguísticas presentes no fragmento acima, o texto
Alternativas
Q3156438 Linguística
Indique a opção abaixo que não representa uma estratégia argumentativa: 
Alternativas
Q3306397 Linguística
Identifique a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA sobre a enunciação.
Alternativas
Q3255470 Linguística
A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
Alternativas
Q3252974 Linguística
A Linguística Crítica propõe uma abordagem engajada e reflexiva sobre os estudos da linguagem, rompendo com a ideia de neutralidade científica herdada do positivismo. Sobre o contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A Linguística Crítica rejeita a noção de neutralidade científica e reconhece que a prática científica é influenciada por aspectos ideológicos e sociais.
II. O positivismo, predominante na consolidação da linguística, limitava-se à descrição de fenômenos observáveis sem considerar implicações sociais mais amplas.
III. A Linguística Crítica defende que os linguistas devem descrever os fenômenos linguísticos, sem influenciar decisões na esfera social ou política.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3169572 Linguística
Cada enunciado representa um novo evento, uma ocorrência singular e irrepetível no contexto da comunicação discursiva. Ele pode ser citado, mas não duplicado, uma vez que, nesse contexto, se transforma em um novo acontecimento. O enunciado surge na inter-relação discursiva, sendo impossível ser considerado o primeiro ou o último, pois já é uma resposta a outros enunciados, constituindo-se como uma réplica a eles.
O enunciado é visto por Bakhtin como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: A
6: B
7: C
8: C
9: B
10: B
11: B
12: C
13: B
14: C
15: C
16: D
17: D
18: A
19: B
20: A