Questões de Concurso Sobre pronomes pessoais retos em português

Foram encontradas 643 questões

Q3102573 Português
Leia os textos abaixo para responder à questão:


Texto1

A música Cuitelinho de Paulo Vanzolini e Antônio Carlos Xandó é um hino caipira gravado por Milton Nascimento, Nara Leão, Pena Branca e Xavantinho, Sérgio Reis, Renato Teixeira e vários outros artistas. Mas você sabe o que é Cuitelinho?

Nesse episódio de Sons da Terra os repórteres do Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima explicam que este é um nome genérico para beija-flor. Eles também falam sobre um dos autores da música, Paulo Vanzolini, que além de compositor era zoólogo.

Por Terra da Gente, 18/03/2021, G1

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/03/18/sons-da-terra-1803-voce-sabe-o-que-e-um-cuitelinho-cantado-na-musica-caipira.ghtml


Texto 2

Cuitelinho

Cheguei na beira do porto
Onde as ondas se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia.
O emprego dos pronomes pessoais é marcado por nítidas distinções entre as variantes do português empregado no Brasil.
Assinale a alternativa que está conforme a variante culta escrita. 
Alternativas
Q3102546 Português
Analise a tirinha abaixo: 
20.png (510×181)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à tirinha.

( ) A palavra saia (no 1º e 3º quadros) são exemplos de homônimos perfeitos.
( ) Pleonasmo é uma das funções da linguagem usada persuadir o interlocutor.
( ) A palavra fora (no 1º e 3º quadros) são exemplos de parônimos.
( ) O referente do pronome ela (2º quadro) é identificado pela linguagem não verbal (1º quadro).
( ) A charge aponta dois sentidos possíveis para a sentença Saia pra fora.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q3098453 Português
Acerca do emprego do pronome “nos” no trecho “Por que, às vezes, nos sentimos mal mesmo quando tudo parece ir bem?” (linhas 14-16), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3094814 Português
A era do diálogo com o cliente 


(Disponível em: exame.com/colunistas/relacionamento-antes-do-marketing/estamos-na-era-do-dialogo-comos-clientes-e-nao-do-monologo/ – texto adaptado especialmente para esta prova).
Considerando o emprego de recursos coesivos, analise as assertivas a seguir:

I. Na linha 02, o pronome pessoal “as” tem como referente a palavra “informações”, na mesma linha.
II. Na linha 06, o pronome demonstrativo “o” tem como referente o substantivo “processo”, na mesma linha.
III. Na linha 14, o pronome demonstrativo “disso” se refere a todo o período anterior, nas linhas 13-14.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3093080 Português
Assinale a alternativa em que o pronome destacado foi corretamente empregado.
Alternativas
Q3087446 Português
Primeira vacina para proteção de bebês contra o VSR chega ao Brasil

A primeira vacina aprovada para proteção de bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR) ainda no ventre materno chegou ao Brasil esta semana. O VSR é o principal causador de complicações respiratórias agudas na infância, com destaque para a bronquiolite.

A vacina Abrysvo, produzida pela Pfizer, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano. Ela deve ser aplicada em dose única nas mulheres grávidas, durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação. Ou seja, ela não é aplicada diretamente nas crianças.

"Quando a mãe recebe a vacina, os anticorpos produzidos por ela atravessam a placenta, fortalecendo o organismo do bebê, cujo sistema imunológico ainda está em desenvolvimento", explica a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.

Dados do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado na última quinta-feira (12/9), mostram que o VSR é a causa mais frequente de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na população brasileira. Ele foi detectado em 40,8% dos diagnósticos positivos para algum vírus respiratório. O VSR está também entre os principais responsáveis pelas internações e mortes de crianças com até 2 anos de idade. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estima que o VSR seja responsável por até 40% dos casos de pneumonias e 75% dos quadros de bronquiolite nas crianças de até 2 anos de idade.

A bronquiolite é uma infecção viral que acomete a parte mais delicada do pulmão (os bronquíolos) podendo causar quadros graves.

Por enquanto, a Abrysvo está disponível apenas nos centros e clínicas de vacinação particulares do país. A Pfizer informou ao Metrópoles que solicitou a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do SUS, em julho deste ano. O pedido enviado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está em análise pelo Ministério da Saúde.

"Continuaremos a trabalhar, tanto na rede privada quanto com o sistema público, para permitir que a nossa vacina chegue ao maior número possível de pessoas elegíveis, como forma de aumentar a proteção contra um vírus tão desafiador como o VSR", afirma a diretora de Primary Care da Pfizer Brasil, Camila Alves.

https://www.metropoles.com/saude/vacina-protecao-bebes-vsr-brasil
" Ela deve ser aplicada em dose única nas mulheres grávidas."
Não há o emprego de qualquer pronome pessoal no trecho lido acima.
Alternativas
Q3056380 Português
Texto 3


O aumento do limite para a emissão de carbono para a produção de hidrogênio verde previsto no marco sancionado no início deste mês atende às características do Brasil, segundo o chefe do programa de transformação industrial do Fórum Econômico Mundial. Ele é um dos responsáveis pelo relatório divulgado pela organização nesta quinta-feira (15) sobre a produção de hidrogênio verde na América Latina.


Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/08/potencialpoluente-maior-de-hidrogenio-verde-atende-a-criterios-do-brasil-diz-forumeconomico-mundial.shtml>. Acesso em: 16 ago. 2024. [Adaptado].
A coesão referencial entre o primeiro e o segundo período do texto é produzida por um pronome
Alternativas
Q3043194 Português
Julgue o item que se segue. 

A estrutura dos pronomes pessoais revela uma dualidade funcional, pois podem ser categorizados em pronomes pessoais tônicos e átonos, refletindo nuances de ênfase e integração na sintaxe. Além dessa distinção funcional, os pronomes pessoais também são classificados em pronomes retos e oblíquos, levando em consideração aspectos acentuais que evidenciam a complexidade intrínseca da gramática e sua interrelação com a expressão.
Alternativas
Q3042954 Português
Julgue o item a seguir. 

A estrutura dos pronomes pessoais revela uma dualidade funcional, pois podem ser categorizados em pronomes pessoais tônicos e átonos, refletindo nuances de ênfase e integração na sintaxe. Além dessa distinção funcional, os pronomes pessoais também são classificados em pronomes retos e oblíquos, levando em consideração aspectos acentuais que evidenciam a complexidade intrínseca da gramática e sua interrelação com a expressão. 
Alternativas
Q3041942 Português
Julgue o item subsequente. 

De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), os pronomes podem ser classificados em: pessoal: reto, oblíquo (reflexivo, não reflexivo); de tratamento; possessivo; demonstrativo; impreciso; interrogativo; relativo.
Alternativas
Q3037241 Português
Ciclistas versus pedestres


Quem mais desobedece às regras de trânsito é o pedestre. Este insiste em andar na ciclovia. Já tive dois acidentes de bicicleta na ciclovia. Em ambos fui atropelado pelo pedestre, mas somente eu me machuquei. Estou cansado de ver pessoas atravessando fora da faixa, no sinal vermelho e em locais proibidos.


J.C.L.S.- Rio de Janeiro—RJ, In: “Caixa Postal”, Revista Época, 5 de nov. 2012, p.14.
O trecho em questão trata-se de um depoimento pessoal, este feito por alguém que relata uma experiência. Este gênero textual fica evidente devido à seguinte estratégia linguística:
Alternativas
Q3031810 Português
O que é cloropicrina, arma química da Primeira
 Guerra que a Rússia é acusada de usar na Ucrânia



 Internet: <www.g1.globo.com> (com adaptações).

A respeito do texto, julgue o item seguinte. 


Na linha 9, o pronome pessoal “as” refere‑se ao Kremlin.

Alternativas
Q3030881 Português
A inveja

Inveja não olha de frente. Quem olha de frente tem prazer no que vê. Quem olha de lado olha com olho mau.

   Gosto de tomates. Resolvi plantar uns tomateiros lá em Pocinhas do Rio Verde (MG). Amadureceu o primeiro tomate, todo vermelho, com exceção de um pontinho preto na casca. Nem liguei para o ponto preto. Colhi o tomate e me preparei para comê-lo. Dei a primeira dentada e cuspi. O que havia dentro dele era um verme branco, grande, enrugado, gordo por haver comido toda a polpa do tomate.
   Foi essa a imagem que me veio à memória quando me preparava para falar sobre o mais terrível de todos os demônios. Ninguém suspeita. Ele vai comendo por dentro as coisas boas que crescem no nosso quintal. Eu sempre digo: demônios fazem ninhos no corpo. Cada um tem sua preferência. Neste caso a que me refiro, o demônio faz seu ninho nos olhos. E ele não gosta de coisas ruins e feias. Como o verme, ele prefere os tomates. Gosta de coisas bonitas. E o resultado é que, quando uma coisa bonita que cresce no nosso quintal (note bem: o demônio só faz sua obra no nosso quintal) é tocada pelo olho onde mora o verme ela imediatamente murcha, apodrece, cai. E aí vêm as moscas.
    O demônio que se aloja nos olhos se chama inveja. Inveja vem do latim invidere que, segundo o dicionário Webster, quer dizer “olhar pelos cantos dos olhos”. Inveja não olha de frente. Quem olha de frente tem prazer no que vê. Quem olha de lado olha com olho mau.
   Olho mau, olho gordo: muita gente tem medo desse olhar. Não precisa. O verme da inveja nunca faz nada com os tomates da horta alheia. Ele só come os tomates da horta da gente.
    Explico. Fernando Pessoa diz que a inveja “dá movimento aos olhos”. Olho de inveja não olha numa direção só. Lembre-se do que eu disse: que o olho onde se aninha o verme da inveja só gosta de ver coisas bonitas. Então é assim que acontece. Eu tenho um belo tomate crescendo no meu quintal. É certo que não há vermes dentro dele. Vai dar uma deliciosa salada. Mas, antes, vou mostrar o meu tomate para meu vizinho… Um pouco de exibicionismo faz bem para o ego. Mas aí eu olho para o quintal do vizinho. Ele também cultiva tomates. Vejo o tomate que cresce no tomateiro dele. Lindo! Vermelhíssimo, mais bonito que o meu. É nesta hora que o verme entra no meu olho. Meus olhos se movimentam. Voltam-se para o meu tomate que era minha alegria e orgulho. Já não é mais. Vejo-o agora mirrado, pequeno murcho. E ele corresponde: apodrece repentinamente e cai… Perdi o prazer da minha salada.
   Esse movimento dos olhos é a maldição da comparação. Quando eu comparo o meu “bom-bom-mesmo-mais-que-suficiente-para-me-fazer-feliz” com o “bom” maior do outro, fico infeliz. E o que antes me dava felicidade passa a me dar infelicidade. Com a comparação tem início a infelicidade humana. Isso acontece com tudo. Comparo minha casa, meu carro, minhas roupas, meu corpo, minha inteligência e até mesmo meu filho.
   Frequentemente os filhos são vítimas no jogo de inveja dos seus pais. Aquele meu filho, que é a minha alegria, delícia de criança, com um jeitinho só dele e que me encanta… Mas o filho do vizinho tira notas mais altas que o meu, é campeão de natação, é mais forte, mais alto e não é gordinho… Então, meu olho se movimenta e o verme se aninha. E se dá o mesmo com meu tomate: apodrece.

(ALVES, Rubem. Revista Psique. Em: maio de 2009.)
Sobre a classe gramatical das palavras grifadas, tem-se a correspondência INCORRETA em:
Alternativas
Q3028015 Português
Considere os itens abaixo:

I - AQUELE gato é meu; II - ELES fizeram as tarefas; III - NOSSOS objetivos são parecidos.

Assinale a alternativa que indica a correta classificação de cada pronome em destaque. 
Alternativas
Q3027718 Português
Tutores de animais denunciam hospital veterinário por maus‑tratos e negligência em Maceió

Cachorros foram internados para cirurgias, mas faleceram; polícia investiga o caso. Hospital diz que realizou procedimentos necessários, mas que morte foi uma fatalidade



Internet:<g1.globo.com>  (com adaptações).

Em relação ao texto, julgue o item a seguir. 


Na linha 26, no trecho “deixou ele”, há a ocorrência de um pronome pessoal do caso reto. Todavia, na linguagem formal escrita, esse pronome deveria ser substituído pela sua forma oblíqua. 

Alternativas
Q3022413 Português
Assinalar a alternativa que apresenta CORRETAMENTE, entre parênteses, um pronome para os termos sublinhados. 
Alternativas
Q3020552 Português
A escolha é sua!


Por Gilmar Marcílio









(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/gilmar-marcilio/noticia/2024/08/a-escolha-e suacm0h5vfeb001m015s41uymgk8.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o emprego de recursos coesivos referenciais, analise as assertivas a seguir:

I. Nas linhas 08-09, em “só o faço”, a palavra “o” é pronome pessoal e tem como referente a expressão “discurso verbal” na linha 09.

II. Na linha 16, em “a maioria delas”, “delas” tem como referente a palavra “convicções”, também na linha 16.

III. Na linha 29, o pronome pessoal “as” em “garimpando-as” tem como referente a palavra “qualidades” na mesma linha.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q3015654 Português
Assinale a alternativa correta de acordo com a sentença do último quadrinho: “Pra mim, não é seguro”.
Alternativas
Q2947375 Português

Leia a tira e responda às cinco questões seguintes.

(Acesso 19.05.10) http://clubedamafalda.blogspot.com/

Qual das alternativas abaixo tem, respectivamente, um substantivo e um pronome?

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: A
6: E
7: C
8: E
9: E
10: E
11: D
12: E
13: C
14: B
15: C
16: B
17: A
18: B
19: A
20: B