Questões de Concurso
Sobre formatação em redação oficial
Foram encontradas 63 questões
Julgue o item subsequente.
Na redação oficial, é comum a utilização de um estilo
literário e metafórico para enriquecer o texto, aplicando
recursos estilísticos e figuras de linguagem para realçar a
expressividade e a criatividade do autor.
( ) A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação. ( ) O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. ( ) O texto do documento oficial não deve ter estrutura padronizada. ( ) Documentos oficiais não necessitam de endereçamento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
(_) Na composição do campo local e data do documento, deve existir obrigatoriamente apenas o local, sendo a data opcional para o redator.
(_) O nome da cidade deve ser acompanhado pela sigla da unidade da federação em que ela está localizada.
(_) Com relação à pontuação do campo, sempre se deve colocar o ponto final após a data.
I. Clareza e precisão. II. Concisão. III. Informalidade e padronização. IV. Impessoalidade.
A redação oficial ao ser utilizada para transmitir informações, normas e decisões, deve observar determinados atributos expressos pelo Manual de Redação da Presidência da República. Em conformidade com o referido manual, é CORRETO afirmar que, das assertivas apresentadas, são atributos da redação oficial.
I. A língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade.
II. O uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário.
III. A consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.
Assinale
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed.,rev., atual. e ampl. - Brasília: Presidência da República, 2018. 189p. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf. Acesso em 01 dez. 2022. (Adaptado)
O uso dos sistemas eletrônicos para a produção de documentos oficiais não anula os requisitos básicos previstos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação de textos. Relacione os atributos da redação oficial apresentados na coluna à esquerda com as definições apresentadas na coluna à direita.
(1) Precisão (2) Objetividade (3) Concisão (4) Formalidade (5) Padronização
( ) Observância a regras de civilidade, apresentação do texto, diagramação e emprego da norma-padrão da língua.
( ) Qualidade do texto em transmitir o máximo de informação com o mínimo de palavras.
( ) Emprego de linguagem respeitosa e uso das orientações dos manuais.
( ) Articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto.
( ) Apresentação de ideias em hierarquia: inicialmente, as principais e, posteriormente, as secundárias.
A sequência correta é
DESPACHO DAPES/SAS/MS Brasília, 03 de maio de 2019.
1. Acusa-se o recebimento do Ofício nº 017/19 – JUR/SEC referente à solicitação de posicionamento deste Ministério quanto ao uso do termo “violência obstétrica”.
2. Embora não haja consenso quanto à definição desse termo, o conceito de “violência obstétrica” foca a mulher e o seu momento de vida (gestação, parto ou puerpério).
3. A definição isolada do termo violência é assim expressa pela Organização Mundial da Saúde (OMS): “uso intencional de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação” (OMS, 1996, n.p). Essa definição associa claramente a intencionalidade com a realização do ato, independentemente do resultado produzido.
4. O posicionamento oficial do Ministério da Saúde é que o termo “violência obstétrica” tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério. [...]
9. Pelos motivos explicitados, ressalta-se que a expressão “violência obstétrica” não agrega valor e, portanto, estratégias tem sido fortalecidas para a abolição do seu uso com foco na ética e na produção de cuidados em saúde qualificada. Ratifica-se, assim, o compromisso de as normativas deste Ministério pautarem-se nessa orientação. (Disponível em: https://sei.saude.gov.br/. Acesso em 18/12/2022. Fragmento/Adaptado.)
De acordo com a norma culta da língua portuguesa e com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), analise as afirmativas a seguir.
I. No item 2, a conjunção “embora” pode ser substituída por “mesmo que”, sem que haja prejuízo substancial ao sentido da frase.
II. No item 3, a citação direta que define o termo “violência” está em desacordo com as normas para citações previstas pela ABNT.
III. No item 9, há um desvio de concordância em relação ao verbo “ter”.
IV. Ainda no item 9, o termo “ratifica-se” pode ser substituído por “retifica-se”, sem que haja prejuízo substancial ao sentido da frase.
Está correto o que se afirma apenas em