Questões de Concurso
Sobre comportamento do consumidor em marketing
Foram encontradas 262 questões
A prática mais indicada para garantir um relacionamento de longo prazo com os clientes é
No que se refere à história da publicidade no Brasil, julgue o item que se segue.
O merchandising abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a adequação de sua imagem nos pontos de venda até o acompanhamento de seu desempenho junto aos consumidores.
Os profissionais dessa área devem ter em mente que
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são
Podemos distinguir cinco tipos de necessidade em um cliente, quando tratamos as ações de Marketing em uma empresa. Suponhamos que um cliente deseje adquirir um “carro barato” (na visão do consumidor). Assim, tais necessidades podem ser caracterizadas, no caso, a partir do que deseja um cliente. Relacione a segunda com a primeira coluna, identificando cada tipo de necessidade e a leitura da percepção do cliente quanto ao bem desejado, numerando os parênteses.
(1) Necessidades declaradas
(2) Necessidades reais
(3) Necessidades não declaradas
(4) Necessidades de “algo mais”
(5) Necessidades secretas
( ) O cliente quer um carro cujo custo de manutenção – e não o seu preço inicial – seja baixo.
( ) O cliente espera um bom atendimento por parte do revendedor.
( ) O cliente gostaria que o revendedor incluísse um sistema de GPS.
( ) O cliente quer ser visto pelos amigos como um consumidor inteligente.
( ) O cliente quer um carro econômico.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Nativos digitais.
2. Geração milênio.
3. Imigrantes digitais.
Coluna 2
( ) Tende ao digital.
( ) 100% digital.
( ) Mix de marketing convencional e digital.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Na psicologia do consumidor, as emoções são consideradas irrelevantes para o processo de tomada de decisão de compra, sendo que os aspectos cognitivos, como a percepção e a avaliação racional, são os únicos fatores que influenciam as escolhas dos consumidores.
A Consumer Culture Theory (CCT) é uma teoria que rejeita a importância do contexto na produção de conhecimento, argumentando que as pesquisas devem focar em aspectos universais do comportamento do consumidor, independentemente das peculiaridades culturais e sociais.
A psicologia do consumidor é uma disciplina que se concentra exclusivamente nos aspectos individuais e isolados do consumidor, ignorando os fatores sociais e culturais que podem influenciar as decisões de compra.
Na pesquisa de marketing, os métodos qualitativos são considerados superficiais e pouco confiáveis, devido ao seu foco em entrevistas e observações, sendo menos eficientes do que os métodos quantitativos para entender o comportamento do consumidor.
As pesquisas qualitativa e quantitativa em marketing são métodos complementares e fundamentais, sendo a primeira utilizada para qualificar as características de um público-alvo, enquanto a segunda mensura as preferências do consumidor e auxilia a tomada de decisão com base em dados objetivos.
A Consumer Culture Theory (CCT) surgiu como uma alternativa à visão positivista predominante na pesquisa do consumidor na década de 1980, adotando uma orientação epistemológica baseada no interpretativismo e na pesquisa qualitativa, e hoje é considerada uma escola de pensamento autônoma no marketing.