Questões de Concurso
Sobre envenenamentos e acidentes em medicina
Foram encontradas 1.079 questões
I. Rebaixamento do nível de consciência, com história de trauma cranioencefálico com escore da escala de coma de Glasgow menor que 15 e idade superior a 65 anos.
II. Alterações dos sinais vitais, com saturação arterial de oxigênio menor que 90%, enchimento capilar maior que três segundos.
III. Paciente com pressão arterial sistólica menor do que 90 mmHg, com febre e suspeita de neutropenia.
Quais estão corretos?
I- O exame FAST é normalmente realizado na parte "C” da avaliação primária, durante a avaliação da circulação e hemorragia, de acordo com as diretrizes do Advanced Trauma Life Support (ATLS).
II- O ultrassom fornece um importante exame de triagem inicial no paciente adulto com trauma. No entanto, o ultrassom não substitui os estudos de imagem mais sensíveis, muitas vezes necessários para identificar lesões específicas em pacientes com sintomas ou sinais abdominais ou torácicos preocupantes.
III- O objetivo principal do exame FAST é determinar a presença de líquido livre pericárdico, intratorácico ou intraperitoneal patológico, que aparece como uma coleção hiperecoica, ou a presença de pneumotórax.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Com relação aos hormônios na resposta ao trauma indique aquele cuja concentração está diminuída.
I Nas fraturas do tipo Lefort II as linhas de fratura tomam uma direção inferior na lâmina papirácea do osso etmoide, atravessando o assoalho da órbita e em torno do zigoma até as placas pterigoides.
II A maioria das fraturas maxilofaciais é intencionalmente reparada de maneira retardada, para permitir a redução do edema a elas associado que se desenvolve quase uniformente.
III Nas fraturas do tipo LeFort I o traço de fratura acompanha o assoalho do seio maxilar e, posteriormente, o tubérculo maxilar até as placas pterigoides.
IV Na prática, as fraturas de LeFort são frequentemente assimétricas, mistas ou impuras. Assim, pode haver uma fratura mista de LeFort de um lado e uma fratura Lefort II no outro lado da face.
Estão corretas:
I Embora a sua composição possa variar de tecido para tecido, a maioria das lâminas basais maduras contém colágeno do tipo IV que tem uma estrutura mais flexível que os colágenos fibrilares.
II A taxa de síntese do colágeno aumenta após quatro semanas, acabando por equilibrar a taxa de destruição de colágeno pela colagenase MMP-1.
III Os níveis de glicoproteínas e mucopolissacarídeos aumentam durante a fase de maturação.
IV O início da fase proliferativa ocorre com a formação de uma matriz provisória de fibrina e fibronectina como parte da formação inicial do coágulo.
Estão corretas:
Dentre as medidas terapêuticas abaixo propostas a mais adequada para este paciente é
Qual a pontuação na Escala de Coma de Glasgow (ECG) e o manejo inicial recomendado?
Qual é a conduta mais adequada no manejo inicial pré-hospitalar desse paciente, de acordo com o protocolo do ATLS?
Qual é a conduta inicial mais apropriada para este paciente?
Qual deve ser a intervenção inicial mais adequada no local para garantir a permeabilidade das vias aéreas?