Questões de Concurso
Sobre hematologia em medicina
Foram encontradas 2.237 questões
I. Poliesplenia pode ocorrer como sequela de trauma, com autotransplante de tecido esplênico.
II. A isquemia esplênica é frequentemente observada após processos oclusivos da artéria esplênica ou de seus ramos, pois não existem anastomoses intraparenquimatosas.
III. O shunt esplenorrenal espontâneo pode ser observado em pacientes com hipertensão portal crônica.
Quais estão corretas?
I.Na púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), a destruição autoimune de plaquetas resulta em contagens muito baixas, frequentemente abaixo de 50.000/mm³.
II.As púrpuras não trombocitopênicas, como a vasculite leucocitoclástica, estão diretamente relacionadas a alterações da coagulação.
III.O tratamento da PTI pode incluir corticosteroides e imunoglobulina intravenosa, sendo a esplenectomia indicada em casos refratários.
Está correto o que se afirma em:
I.A anemia hemolítica autoimune é causada pela destruição de hemácias por anticorpos, mas não está associada a alterações no esfregaço de sangue periférico.
II.O aumento da bilirrubina indireta é uma característica comum nas anemias hemolíticas, devido à degradação acelerada da hemoglobina.
III.O teste de Coombs identifica a presença de anticorpos ou proteínas de complemento ligados às hemácias, sendo essencial no diagnóstico de esferocitose hereditária.
Está correto o que se afirma em: