Questões de Concurso Sobre hipovitaminoses em medicina

Foram encontradas 121 questões

Q3287020 Medicina
Uma manifestação hematológica característica de deficiência de vitamina B12 em lactentes é:
Alternativas
Q3287019 Medicina
O achado clínico mais característico de deficiência de vitamina D em crianças é:
Alternativas
Q3267427 Medicina
A má absorção pode ser causada por diversas condições, sendo importante uma caracterização detalhada da história clínica do paciente para chegar a um diagnóstico específico. Nesse caso, diante de um paciente com diagnóstico de anemia megaloblástica, o mecanismo de má absorção envolvido é por:
Alternativas
Q3235006 Medicina
Paciente de 55 anos, do sexo feminino, com histórico de sobrepeso, menopausa há 8 anos, queixa-se de fraturas frequentes em coluna dorsal após quedas de baixa intensidade. Não apresenta histórico de doenças inflamatórias articulares. Refere hipertensão arterial e dislipidemia em tratamento. Os exames laboratoriais mostram cálcio sérico normal, vitamina D insuficiente (18 ng/mL) e densitometria óssea com T-score de -2,8 na coluna lombar.
Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial mais apropriada?
Alternativas
Q3213009 Medicina
Leia o caso clínico para responder à questão.


    Uma paciente de 89 anos é internada após queda da própria altura com consequente fratura proximal do fêmur direito. Ela é institucionalizada devido a uma demência na doença de Alzheimer. Segundo relatos, foi encontrada caída ao lado de sua cama no período da manhã. Sua queda não foi presenciada. Seus exames laboratoriais mostram hemoglobina: 7,9 g/dL, hematócrito: 27,1 %, leucócitos: 8.600 /mL e plaquetas: 175.000 / mL. Na investigação da anemia, foi constado um nível de vitamina B12 de 1.556 ng/L.
Assinale a alternativa que justifique os níveis elevados de vitamina B12, sabendo que ela não faz qualquer reposição. 
Alternativas
Q3225081 Medicina
Sobre a deficiência de vitamina B12, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3126926 Medicina
Menino de 16 anos, com diabete melito tipo 1 descompensado, está no 14º dia pós-operatório de apendicite perfurada. Encontra-se em tratamento com antibióticos, analgesia intermitente com opioide e insulinoterapia. Após liberação da dieta, evoluiu apresentando náuseas e vômitos não relacionados à dieta, distensão e dor abdominal. A tomografia de abdome descartou obstrução intestinal. Nesse caso, sobre o diagnóstico diferencial e respectiva TN, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3033760 Medicina
Um homem de 42 anos, sem comorbidades, é submetido à cirurgia bariátrica tipo bypass gástrico em Y de Roux. Três meses após a cirurgia, ele se queixa de fraqueza muscular, parestesias em membros inferiores e ataxia. Os exames laboratoriais mostram hemoglobina 9,8 g/dL, volume corpuscular médio (VCM) de 105 fL, ácido fólico normal, e uma elevação significativa do ácido metilmalônico. Qual é a causa mais provável dos sintomas desse paciente?
Alternativas
Q2541141 Medicina
Paciente masculino de 29 anos que retornou recentemente de 4 anos de trabalho missionário na Índia se apresenta ao consultório de cuidados primários reclamando de dormência e formigamento nos dedos dos pés bilateralmente nas últimas semanas, associado a dor na língua e caspa. O paciente afirma que seu histórico médico é significativo apenas para uma "infecção pulmonar", que foi tratada com medicações por um período prolongado. Qual dos seguintes suplementos dietéticos poderia ter evitado esse efeito adverso?
Alternativas
Q2498768 Medicina
Acerca da hipovitaminose, julgue as frases abaixo.

I. A deficiência de vitamina D está exclusivamente associada à saúde óssea e não influencia outras condições clínicas.
II. A vitamina C é essencial para a prevenção e tratamento do escorbuto, caracterizado por sangramento gengival e fraqueza.
III. A hipovitaminose A pode levar à cegueira noturna e à xeroftalmia.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Alternativas
Q2464904 Medicina
Pacientes com quadros anêmicos geralmente procuram atendimento médico para avaliação em decorrência de diversos sintomas, dentre eles o cansaço e sonolência. Sobre este assunto analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
I - Os sinais e sintomas refletem as respostas compensatórias à hipóxia tecidual e, geralmente, aparecem quando o nível de hemoglobina cai muito abaixo do nível normal de cada paciente. Os sinais e sintomas costumam ser mais pronunciados nos pacientes com limitação das reservas cardiopulmonares ou entre aqueles nos quais a anemia se instalou muito rapidamente. II - Sinais e sintomas como fraqueza, fadiga, sonolência, angina, síncope e dispneia aos esforços podem indicar anemia. Podem também ocorrer vertigem, dores de cabeça, zumbido, amenorreia, perda da libido e queixas gastrintestinais. III - Certos sintomas podem sugerir uma causa de base de anemia. Por exemplo, melena, epistaxe, hematoquezia, hematêmese ou menorragia indicam sangramento. Icterícia e urina escura, na ausência de doença hepática, sugerem hemólise.
Alternativas
Q2332953 Medicina
Em tempos em que a beleza é cada vez mais exigida por uma sociedade narcisista, muitas pessoas praticam a bulimia, regimes extremos e uso abusivo de medicações para emagrecer. As complicações clínicas mais comuns, entre os pacientes com bulimia nervosa, incluem: 
Alternativas
Q2332943 Medicina
Um lactente de 11 meses, alimentado exclusivamente com leite de vaca, é levado por sua mãe ao posto de saúde devido a dores nas pernas. Ao exame físico: criança hipocorada, apresenta dor ao manuseio das extremidades e permanece na posição em “pernas de rã”, quando colocada deitado na mesa de exame. O diagnóstico é:
Alternativas
Q2322317 Medicina
Indique o item correto em relação à miastenia gravis.
Alternativas
Q2322315 Medicina
Em relação ao quadro de hipoparatireoidismo, assinale o item correto. 
Alternativas
Q2322314 Medicina
Sabe-se que na suspeita de anemia por deficiência de ferro, um hemograma completo deve ser solicitado, bem como a dosagem de ferritina. De acordo com os critérios diagnósticos da OMS, uma anemia por deficiência de ferro é considerada grave se o valor da hemoglobina for 
Alternativas
Q2307239 Medicina
A cobalamina, também conhecida como vitamina B12, é uma vitamina hidrossolúvel com um importante envolvimento no metabolismo. A organização norte-americana Food and Nutrition Board, sugere que a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4µg (microgramas) para adultos, 1,2 µg para crianças com até oito anos e 2,8 µg para gestantes e mães que amamentam. Segundo estudos, a sua forma mais eficaz de suplementação é na forma de metilcobalamina. A respeito da vitamina B12, avalie as afirmativas abaixo.
I. A deficiência de vitamina B12 se manifesta classicamente como anemia megaloblástica, mas pode também se manifestar com queixas neurológicas e neuropsiquiátricas. II. Estão em risco os idosos, pacientes com má absorção crônica, história de ressecção ou bypass gástricos e os pacientes que tomam metformina, inibidores da bomba de prótons. III. A eficácia do tratamento com altas doses orais de vitamina B12 é significativamente inferior a terapia de vitamina B12 intramuscular. IV. O ácido metilmalônico e os níveis de homocisteína podem ajudar a diagnosticar a deficiência de vitamina B12 em um estágio precoce e assintomático.
Estão corretas o que se apresenta em: 
Alternativas
Q2292533 Medicina
Sobre as anemias o exame fisico pode incluir:
I - Icterícia: sugere hemólise ou eritropoese ineficiente.
II - Ausência ou redução de papilas linguais (língua lisa): sugere deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico.
III - Quelite angular e alterações das unhas (coiloníquia): ocorrem na anemia ferropênica de longa duração.
IV - Úlceras de perna em jovens: características das anemias hemolíticas constitucionais.
V - Palpação do fígado, do baço e dos linfonodos: pesquisa de infecção, linfoma, leucemias ou tumores metastáticos.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2292525 Medicina
Sobre anemias, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - A anemia sideroblástica congênita é causada por uma das inúmeras mutações autossômicas ou ligadas ao X e geralmente é uma anemia microcítica-hipocrômica.
II - As causas menos comuns incluem (anemia mielodisplásica): Deficiência de vitamina B6 (piridoxina) ou cobre (possivelmente causada pela ingestão de zinco, o que impede a absorção de cobre pelo trato gastrintestinal); Fármacos (p. ex., cloranfenicol, ciclosserina, isoniazida, linezolida e pirazinamida); Toxinas (como etanol e chumbo).
III - As formas hereditárias da anemia sideroblástica são menos comuns do que aquelas adquiridas e geralmente ocorrem na infância. A anemia sideroblástica congênita mais comum é uma forma ligada ao X causada por mutações germinativas no ALAS2 (5'-aminolevulinato sintase 2), um gene envolvido na biossíntese do heme. A vitamina B6 (piridoxina) é um cofator essencial para a enzima produzida pelo ALAS2, portanto os pacientes podem responder aos suplementos de piridoxina.
Alternativas
Q2285457 Medicina
As deficiências nutricionais são um grave problema de saúde pública, sobretudo em populações mais pobres e desassistidas. A deficiência de micronutrientes pode estar diretamente relacionada com certas doenças ou condições clínicas. Assinale a alternativa que associa, de forma CORRETA, as doenças/condições clínicas com as deficiências de ferro, zinco, vitamina A e vitamina D:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: E
6: C
7: E
8: C
9: A
10: C
11: A
12: A
13: C
14: E
15: D
16: D
17: C
18: D
19: A
20: E