Questões de Concurso
Sobre líquidos corporais em medicina
Foram encontradas 37 questões
I. No líquido pleural, a presença de células mesoteliais multinucleadas é um indicador confiável de malignidade, especialmente em pacientes com histórico de exposição ao amianto.
II. A citologia do líquido pericardial que revela células com morfologia glandular e citoplasma vacuolado é altamente sugestiva de malignidade, particularmente de origem mamária ou pulmonar.
III. Em pacientes com carcinoma de ovário, o líquido ascítico frequentemente apresenta células tumorais com formação de pseudopapilas e um padrão microcístico.
IV. A presença de células gigantes, multinucleadas e atípicas no líquido pleural é fortemente indicativa de um processo inflamatório crônico, em vez de malignidade.
Estão corretas as afirmativas:
Qual das seguintes medidas é mais adequada para confirmar o diagnóstico de uma possível pneumopatia supurativa subjacente e determinar a causa subjacente?
Esse é um caso clínico de síndrome complexa compatível com
I - Teses sorológicos: Em situações em que Sample fecais não estão disponíveis, a sorologia pode ter um papel no diagnóstico. Existem duas categorias de testes sorológicos: detecção de antígenos e ensaios de detecção de detecção. Estes incluem ELISA, imunofluorescência indireta, imunofluorescência direta, imunoblot e imunocromatografia.
II - Biologia Molecular: Os avanços nas técnicas de biologia molecular fornecem uma grande vantagem de detecção rápida, bem como a quantificação de ovos de helmintos. A sensibilidade muito melhor das técnicas moleculares as torna especialmente úteis para monitorar o efeito do tratamento ou estratégias de controle. Estão disponíveis vários métodos diferentes de reação em cadeia da polimerase (PCR), tais como PCR convencional, PCR quantitativo (qPCR) e PCR multiplex (que detectam múltiplos parasitas de uma só vez).
III - Hemograma: A eosinofilia (>600/mm³ ou >6%) pode ser usada como marcador de infecção por helmintos.
IV - Escarro: Em caso de ascaridíase, ancilostomose ou S. sterocoralis, durante a fase de migração larval da infecção, o diagnóstico pode ser feito encontrando-se as larvas no escarro ou nas lavagens gástricas.
Assinale a alternativa correta:
PONCE, J.C. et al. Alcohol-related traffic accidents with fatal outcomes on the city of São Paulo. Accid Anal Prev. 2011: 43(3):782-7.
Na detecção e quantificação post mortem de álcool de um determinado indivíduo, os critérios usados objetivam diferenciar o etanol endógeno produzido por bactérias durante o processo de decomposição, do etanol exógeno, ingerido em bebidas alcoólicas quando em vida.
Ante o exposto, assinale a opção que contém metabólitos ante mortem do etanol utilizados como marcadores pela toxicologia analítica.
Um indivíduo masculino, pardo, 22 anos, sem relacionamento afetivo fixo, procura espontaneamente uma unidade de pronto-atendimento referindo disúria a dor e secreção uretral espessa que teve início há 3 dias. No interrogatório epidemiológico, pontuou uma relação sexual fortuita, sem proteção, com uma mulher 8 dias atrás. O parcial de urina mostrou piúria e a bacterioscopia pelo Gram do material colhido da uretra evidenciou diplococos Gram-negativos intracelulares dispostos aos pares.
Qual é o tratamento recomendado para o paciente em tela, a partir das diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro?
A análise citológica do líquido do cisto foi positiva para cisto mucinoso.
Indique a conduta a ser seguida.
( ) A hipocalemia pode ser causada por perdas renais, vômitos persistentes, sondagem nasogástrica, diarreia, fístulas entéricas, alcalose ou uso de insulina. ( ) A principal causa de hiponatremia é a administração excessiva de água por meio de soluções intravenosas, mas também pode ocorrer no trauma, no queimado e no pósoperatório imediato devido à diminuição transitória da secreção de hormônio antidiurético. ( ) A hipomagnesemia causa perda de potássio pelos rins, que não responde à reposição isolada de potássio, sendo necessária também reposição de magnésio.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,