Questões de Concurso Sobre oncologia em medicina

Foram encontradas 3.285 questões

Q3141278 Medicina
Um paciente do sexo masculino, 62 anos, apresenta um tumor gástrico avançado (T4N3M1), com metástases hepáticas. Após avaliação cuidadosa, o cirurgião propõe uma gastrectomia total com linfadenectomia D2 e quimioterapia adjuvante. Qual o tipo histológico mais frequente de câncer gástrico e qual o tratamento quimioterápico adjuvante padrão?
Alternativas
Q3141093 Medicina
No Brasil, o câncer cervical é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O rastreamento desse câncer deve ser realizado em mulheres com faixa etária entre:
Alternativas
Q3130790 Medicina
Paciente de 42 anos, G2P2, diagnosticada com carcinoma ductal invasivo da mama esquerda, com 4,2 cm de diâmetro (T2N1M0), grau histológico III. O imunohistoquímico revelou receptor de estrogênio negativo, receptor de progesterona negativo, e HER2 negativo. Qual é o esquema de quimioterapia neoadjuvante mais indicado para essa paciente?
Alternativas
Q3130789 Medicina
Paciente de 34 anos, G2P1, com 18 semanas de gestação, foi diagnosticada com carcinoma ductal invasivo na mama esquerda, medindo 2,5 cm (T2), grau histológico II. O imunohistoquímico revelou receptor de estrogênio positivo (80%), receptor de progesterona positivo (70%), HER2 negativo e índice Ki-67 de 20%. A ultrassonografia axilar mostrou ausência de linfonodos suspeito. A paciente deseja preservar a gravidez e foi encaminhada para avaliação de tratamento oncológico. Qual a conduta mais apropriada em relação à avaliação axilar e manejo da paciente?
Alternativas
Q3130787 Medicina
Paciente de 45 anos, nulípara, sem histórico familiar de câncer de mama ou ovário, comparece para consulta de rotina. Ela está na fase lútea do ciclo menstrual e apresenta exame clínico das mamas normal. Pergunta sobre a necessidade de realizar mamografia, pois nunca realizou o exame. Não apresenta fatores de risco adicionais, como mutação genética conhecida ou história de radioterapia torácica. Qual sua orientação para essa paciente de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama no Brasil?
Alternativas
Q3130786 Medicina
Paciente de 52 anos, G3P3, diagnosticada com carcinoma ductal invasivo da mama direita, com 1,8 cm de diâmetro (T1cN1M0), grau histológico II. O imunohistoquímico revelou receptor de estrogênio positivo (95%), receptor de progesterona positivo (80%), HER2 negativo e índice Ki-67 de 18%. A paciente foi submetida a cirurgia conservadora com pesquisa de linfonodo sentinela. Anatomo-patológico: carcinoma mamário invasivo, G3, 1,5 cm, margens livres, um linfonodo sentinela comprometido em 03. Qual a melhor conduta nesse caso?
Alternativas
Q3130785 Medicina
Paciente de 37 anos, G3P2A1, comparece para consulta com dúvidas sobre como reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. Tem histórico familiar de câncer de mama em uma irmã aos 48 anos e em uma tia materna aos 52 anos. Menarca aos 11 anos, ainda em menacme, sem uso de contraceptivos hormonais. IMC de 31 kg/m². Não consome álcool regularmente e pratica atividade física esporadicamente. Relata ansiedade em relação ao risco familiar e deseja saber medida de prevenção primária do câncer de mama.
Alternativas
Q3130780 Medicina
Paciente de 44 anos com diagnóstico prévio de carcinoma endometrial estágio IB (invasão menor que 50% do miométrio) submetida a histerectomia total abdominal com anexectomia. No seguimento, após 2 anos, massa pélvica heterogênea de 2,5 cm no cúpula vaginal. Qual é a melhor conduta diagnóstica? 
Alternativas
Q3130752 Medicina
Qual sarcoma abaixo tem predileção por disseminação linfonodal: 
Alternativas
Q3130749 Medicina
O tumor mais associado à tilose palmo-plantar é:
Alternativas
Q3130572 Medicina
Uma paciente de 50 anos, diagnosticada com carcinoma ductal invasivo da mama esquerda (T2N1M0, RE: 90%, RP: 80%, HER2: negativo), foi submetida a mastectomia radical modificada com esvaziamento axilar, seguida de quimioterapia adjuvante e terapia endócrina com tamoxifeno, que está em uso há 2 anos. A paciente está assintomática e segue em acompanhamento oncológico. Sobre o seguimento de pacientes com câncer de mama após o tratamento inicial, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3130571 Medicina
Um homem de 65 anos procura atendimento devido a um nódulo endurecido na região retroareolar esquerda. O exame físico confirma a presença de um nódulo fixo de aproximadamente 2 cm, sem linfonodos palpáveis na axila. A biópsia core biopsy revela carcinoma ductal invasivo, com receptores hormonais positivos (RE: 90%, RP: 80%) e HER2 negativo. Após estadiamento, o tumor é classificado como T2N0M0. Sobre câncer de mama no homem podemos afirmar que:
Alternativas
Q3130570 Medicina
Uma mulher de 37 anos, com diagnóstico recente de carcinoma ductal invasivo triplo-negativo da mama esquerda, apresenta uma lesão de 2,5 cm, sem linfonodos palpáveis na axila. O PET-CT não revela evidências de metástases à distância. Qual a melhor conduta inicial e justificativa.
Alternativas
Q3130568 Medicina
Uma mulher de 58 anos, diagnosticada com câncer de mama metastático, apresenta queixa de dor intensa na região lombar há duas semanas. A tomografia computadorizada evidencia múltiplas metástases ósseas em coluna vertebral. A paciente está em cuidados paliativos e relata impacto significativo na sua qualidade de vida. Qual a melhor abordagem inicial para o manejo da dor dessa paciente?
Alternativas
Q3130550 Medicina
No manejo cirúrgico do adenocarcinoma de próstata localizado, a técnica cirúrgica considerada padrão-ouro para pacientes com expectativa de vida superior a 10 anos, visando à remoção completa da glândula e à preservação da continência urinária e potência sexual, é:
Alternativas
Q3130549 Medicina
Na aplicação da crioterapia em oncologia para o tratamento de tumores hepáticos primários ou metastáticos, a técnica utilizada promove necrose celular por meio de:
Alternativas
Q3130548 Medicina
O Prêmio Nobel de Medicina de 2024 foi concedido aos cientistas Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta dos microRNAs e seu papel fundamental na regulação gênica. Considerando a importância dessa descoberta para a oncologia, qual a principal implicação dos microRNAs no desenvolvimento e progressão do câncer?
Alternativas
Q3130547 Medicina
O inibidor de ponto de checagem imunológica nivolumabe atua no tratamento de neoplasias malignas ao bloquear:
Alternativas
Q3130546 Medicina
Paciente masculino, 62 anos, apresenta carcinoma epidermóide invasivo de seio piriforme direito T3N2bM0, com extensão para região pós-cricóide e fixação de prega vocal ipsilateral. Tomografia evidencia invasão parcial da cartilagem tireoide posterolateral e linfonodos metastáticos em níveis IIA/III direitos com dimensão de 3,2cm. No planejamento da laringectomia total com faringectomia parcial e esvaziamento cervical modificado tipo I bilateral, considerando a técnica cirúrgica e reconstrução, selecione a afirmativa correta:
Alternativas
Q3130545 Medicina
Paciente masculino, 58 anos, tabagista, apresenta quadro subagudo de fraqueza muscular proximal simétrica, disfagia progressiva e ptose palpebral flutuante há 4 meses. Exame neurológico evidencia reflexos preservados e força grau 3/5 em cintura escapular e pélvica. Investigação laboratorial mostra CK normal, FAN negativo e presença de autoanticorpos anti-SOX1 e anti-P/Q VGCC. Tomografia de tórax evidencia massa hilar direita de 2,8cm com captação aumentada em PET-CT. Na caracterização da síndrome paraneoplásica neurológica e correlação com biomarcadores, selecione a afirmativa correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: B
6: A
7: B
8: C
9: A
10: C
11: B
12: E
13: D
14: A
15: A
16: D
17: C
18: B
19: E
20: D