Questões de Concurso
Sobre saúde do adulto na atenção básica em medicina
Foram encontradas 162 questões
Uma paciente de 42 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2, procura atendimento médico por queixas de fadiga persistente, perda de peso involuntária e aumento da frequência urinária nas últimas semanas. Ao iniciar a anamnese, o médico descobre que a paciente enfrenta uma separação recente, mudanças de emprego e dificuldades financeiras. Apesar disso, ela nega alterações significativas na dieta ou adesão ao tratamento do diabetes.
Com base nesse caso, assinale a alternativa que descreve a conduta mais adequada durante a anamnese:
Com base nessa situação hipotética, a orientação profilática deve ser
Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2024/2025, todas as alternativas apresentam imunizantes indicados para o caso, EXCETO:
Vicentina, 24 anos, chega ao seu consultório visivelmente preocupada com episódios de tontura que a acometem há duas semanas. A jovem relata que a tontura surge subitamente ao movimentar a cabeça, descrevendo a sensação como uma rotação intensa e desagradável, que a impede de realizar as suas atividades habituais, incluindo o trabalho. Felizmente, a tontura é breve e desaparece em poucos minutos. Intrigado com o caso, o médico realiza o teste de Dix-Hallpike. Durante o exame, Vicentina apresenta nistagmo vertical com componente rotatório e relata piora da tontura.
Diante dos sintomas de Vicentina e dos achados do exame físico, qual a conduta mais adequada?
João, 34 anos, procura atendimento na UBS relatando que, há um mês, teve a sua primeira crise convulsiva, o que o levou a buscar ajuda em um hospital. Na época, exames clínicos e laboratoriais, além de uma tomografia de crânio, descartaram causas agudas para o episódio. Foi então iniciado o uso de valproato em baixa dose (10 mg/kg/dia). Desde então, João não apresentou novos sintomas, e, no momento, o seu exame físico é normal.
Considerando a situação clínica de João e os protocolos do Ministério da Saúde, qual a conduta mais adequada?
É realizado um exame físico completo, e não se encontra lesões na pele. Os exames laboratoriais (hemograma, glicemia, hemoglobina glicada, hormônios da tireoide, vitamina B12, vitamina D) estão todos normais. As sorologias para HIV, sífilis e hepatites B e C são negativas, assim como o fator antinuclear (FAN). Ao examinar os nervos do Senhor José, nota-se um espessamento nos nervos ulnares (próximos ao cotovelo) e, ao testar a sensibilidade com monofilamentos, percebe que ele só consegue sentir o monofilamento mais grosso (vermelho, 4g) em alguns pontos das palmas das mãos.
Para investigar melhor o problema, solicita-se uma eletroneuromiografia (ENMG) dos quatro membros.
Considerando o quadro clínico e os achados do exame físico, qual o padrão eletroneuromiográfico mais frequentemente encontrado em casos como o do Senhor José?
Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada para o Senhor Cosme?
Fazem parte dessas propostas de Promoção à saúde do Ministério da Saúde:
I- Realização das consultas de Pré-natal do parceiro.
II- Ações de saúde em lugares amplamente frequentados por homens: campos de futebol, bares, fábricas, oficinas, praças, obras da construção civil, etc.
III- Abordagem com enfoque nos princípios de humanização que implicam na promoção, reconhecimento e respeito aos direitos dos homens, obedecendo às suas peculiaridades socioculturais.
IV- Grupos de discussão sobre masculinidade, cuidado e saúde.
V- Redução do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
São propostas para ações de promoção à Saúde do Homem para as equipes da APS:
O “Manual de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde” (MS, 2021) sugere que sejam encaminhados para acompanhamento na Atenção Especializada aqueles usuários com as seguintes características:
Nos casos de atraso, assinale para quais vacinas há a indicação de reiniciar o esquema vacinal.