Questões de Concurso Sobre saúde do adulto na atenção básica em medicina

Foram encontradas 163 questões

Q3130576 Medicina
Em relação à abordagem inicial do paciente com consumo abusivo de álcool na Atenção Primária à Saúde, considerando a aplicação do protocolo de rastreamento e intervenção breve (AUDIT e IB), assinale a alternativa que apresenta corretamente a conduta adequada:
Alternativas
Q3126569 Medicina
    Um executivo que mora em São Paulo tem uma importante reunião agendada para a região Nordeste do Brasil. Ele procurou orientação quanto ao risco da diarreia do viajante.

Com base nessa situação hipotética, a orientação profilática deve ser
Alternativas
Q3107930 Medicina
Homem, 68 anos, ex-tabagista, apresenta-se com histórico de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca crônica e DPOC. Encontra-se sob terapia medicamentosa otimizada, e questiona seu médico sobre estratégias de imunização considerando sua idade e suas morbidades. Refere que já teve catapora na infância e, nos últimos 10 anos, as únicas vacinas que tomou foram as de "gripe” em campanhas anuais e quatro doses da vacina contra covid (última dose em 2024).
Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2024/2025, todas as alternativas apresentam imunizantes indicados para o caso, EXCETO:
Alternativas
Q3101387 Medicina

Vicentina, 24 anos, chega ao seu consultório visivelmente preocupada com episódios de tontura que a acometem há duas semanas. A jovem relata que a tontura surge subitamente ao movimentar a cabeça, descrevendo a sensação como uma rotação intensa e desagradável, que a impede de realizar as suas atividades habituais, incluindo o trabalho. Felizmente, a tontura é breve e desaparece em poucos minutos. Intrigado com o caso, o médico realiza o teste de Dix-Hallpike. Durante o exame, Vicentina apresenta nistagmo vertical com componente rotatório e relata piora da tontura.

Diante dos sintomas de Vicentina e dos achados do exame físico, qual a conduta mais adequada? 

Alternativas
Q3101384 Medicina
Alberto, um homem em situação de rua que frequenta os arredores da sua Unidade Básica de Saúde (UBS), busca atendimento queixando-se de mal-estar. Durante a consulta, o médico identifica que a sua pressão arterial está alterada. Administra um anti-hipertensivo e o libera com um formulário de contrarreferência, para agendar uma consulta de acompanhamento na UBS. Considerando os princípios da Atenção Primária à Saúde (PNAB) e essa situação, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3101383 Medicina
Francisco, 42 anos, agricultor, é admitido na UPA após ser encontrado inconsciente em seu local de trabalho. Apresentase com diaforese profusa, dispneia com sibilos audíveis, sialorreia, vômitos, diarreia, miose e tremores. A frequência cardíaca está bradicárdica. Considerando o contexto ocupacional e o quadro clínico apresentado, qual o diagnóstico mais provável e a conduta terapêutica inicial mais apropriada?
Alternativas
Q3101379 Medicina

João, 34 anos, procura atendimento na UBS relatando que, há um mês, teve a sua primeira crise convulsiva, o que o levou a buscar ajuda em um hospital. Na época, exames clínicos e laboratoriais, além de uma tomografia de crânio, descartaram causas agudas para o episódio. Foi então iniciado o uso de valproato em baixa dose (10 mg/kg/dia). Desde então, João não apresentou novos sintomas, e, no momento, o seu exame físico é normal.

Considerando a situação clínica de João e os protocolos do Ministério da Saúde, qual a conduta mais adequada?

Alternativas
Q3101378 Medicina
Paulo, 30 anos, vive com HIV e está em tratamento antirretroviral, incluindo sulfato de indinavir. Ele chega à emergência com dor lombar intensa à esquerda, irradiando para a fossa ilíaca esquerda, acompanhada de disúria e hematúria macroscópica. Ao exame físico, apresenta Giordano positivo à esquerda. Preocupado com a sua saúde, Paulo relata que está em tratamento regular e pergunta qual exame de imagem poderia trazer mais clareza ao seu quadro. A resposta CORRETA à pergunta de Paulo é
Alternativas
Q3100811 Medicina
O Senhor José, um homem de 55 anos, morador de Governador Valadares, procura ajuda na UBS, queixando-se de formigamento e dormência nas mãos, que o incomodam há cerca de 2 anos. Ele também relata dores e uma sensação de choque na região dos cotovelos, além de dificuldade para sentir alguns objetos com as mãos. O Senhor José nega outros problemas de saúde e afirma que nunca fumou ou bebeu em excesso.
É realizado um exame físico completo, e não se encontra lesões na pele. Os exames laboratoriais (hemograma, glicemia, hemoglobina glicada, hormônios da tireoide, vitamina B12, vitamina D) estão todos normais. As sorologias para HIV, sífilis e hepatites B e C são negativas, assim como o fator antinuclear (FAN). Ao examinar os nervos do Senhor José, nota-se um espessamento nos nervos ulnares (próximos ao cotovelo) e, ao testar a sensibilidade com monofilamentos, percebe que ele só consegue sentir o monofilamento mais grosso (vermelho, 4g) em alguns pontos das palmas das mãos.
Para investigar melhor o problema, solicita-se uma eletroneuromiografia (ENMG) dos quatro membros.
Considerando o quadro clínico e os achados do exame físico, qual o padrão eletroneuromiográfico mais frequentemente encontrado em casos como o do Senhor José? 
Alternativas
Q3100808 Medicina
O Senhor Cosme, um homem de 48 anos que vive sozinho, é um rosto conhecido na comunidade. Seu histórico de alcoolismo, com consumo diário de 15 doses de aguardente ao longo de 20 anos, é motivo de preocupação para os seus vizinhos. Recentemente, ele foi hospitalizado com gastrite e, diante do diagnóstico, decidiu interromper o consumo de álcool. Dois dias após a alta hospitalar, o Senhor Cosme começou a apresentar sintomas preocupantes: tremores nas mãos, ansiedade, náuseas, insônia, irritabilidade e sudorese. No terceiro dia, o seu quadro agravou-se significativamente, com tremores generalizados, agitação, alucinações visuais, auditivas e táteis, vômitos, sudorese intensa, febre alta e taquicardia. Preocupados com a situação, os seus vizinhos acionaram o corpo de bombeiros, que o levou às pressas para o pronto-socorro. Na avaliação inicial, o hemograma, a função renal e a creatinofosfoquinase apresentaram resultados normais.
Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada para o Senhor Cosme?
Alternativas
Q3100806 Medicina
O Senhor Joaquim, de 57 anos, buscou auxílio na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência, queixandose de uma profunda fadiga que o acompanha há cerca de uma semana. Mesmo ciente de que a UBS está priorizando o atendimento a pacientes com diabetes e hipertensão naquele dia, ele decide tentar a sorte. Sensibilizado com a situação do Senhor Joaquim, o médico o acolhe com atenção, demonstrando que cada paciente é único e merece ser ouvido. Durante a consulta, o Senhor Joaquim se abre sobre os problemas familiares que vêm tirando o seu sono há semanas. Relata que dorme pouco e acorda ainda mais cansado, sem energia para enfrentar o dia a dia. Compartilha também o seu estilo de vida sedentário e a ausência de doenças crônicas preexistentes. Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta a opção terapêutica mais resolutiva para o Senhor Joaquim e os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) relacionados ao caso. 
Alternativas
Q3093537 Medicina
O uso do tabaco é fator de risco importante para diversas doenças cardiovasculares, neoplasias e enfisema pulmonar, entre outros. Os óbitos atribuídos a doenças relacionadas ao tabaco na população trabalhadora superam, em muitas vezes, aqueles causados por acidentes de trabalho. Considerando os estágios de prontidão para mudança do hábito de fumar propostos pelo modelo transteórico, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3088285 Medicina
O Brasil é pioneiro na criação de uma política de saúde voltada para o público masculino na América Latina. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) visa à melhoria das condições de saúde dos homens brasileiros, com foco na redução dos fatores de risco e das vulnerabilidades a que essa população está sujeita. Em consonância com essa Política, o Ministério da Saúde estabeleceu propostas para ações de promoção à Saúde do Homem para as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).
Fazem parte dessas propostas de Promoção à saúde do Ministério da Saúde:

I- Realização das consultas de Pré-natal do parceiro.
II- Ações de saúde em lugares amplamente frequentados por homens: campos de futebol, bares, fábricas, oficinas, praças, obras da construção civil, etc.
III- Abordagem com enfoque nos princípios de humanização que implicam na promoção, reconhecimento e respeito aos direitos dos homens, obedecendo às suas peculiaridades socioculturais.
IV- Grupos de discussão sobre masculinidade, cuidado e saúde.
V- Redução do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

São propostas para ações de promoção à Saúde do Homem para as equipes da APS:
Alternativas
Q3083359 Medicina
Em Maricá a experiência desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca com ações em Agroecologia, como a implementação da Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, destaca o campo da Segurança Alimentar e Nutricional no espaço escolar público, com potência para “Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade” como uma das ações do Programa Saúde na Escola, proposto pelo Ministério da Saúde. A Atenção Primária à Saúde tem importante atribuição no cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade, incluindo seu papel de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.
O “Manual de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde” (MS, 2021) sugere que sejam encaminhados para acompanhamento na Atenção Especializada aqueles usuários com as seguintes características: 
Alternativas
Q3083355 Medicina
Thiago vai à Unidade Saúde da Família Ubatiba e a Médica de Família e Comunidade Lizete observa na consulta que a Carteira de Vacina está atrasada.
Nos casos de atraso, assinale para quais vacinas há a indicação de reiniciar o esquema vacinal. 
Alternativas
Q3077390 Medicina
O perfil laboratorial compatível com pacientes com anemia de doença crônica é 
Alternativas
Q3077389 Medicina
Paciente com diabetes mellitus tipo 2 iniciou uso de insulina NPH 10UI ao deitar-se. Não há dados relevantes ao caso em relação a medicações orais em uso, comorbidades, complicações ou sinais de alarme. Uma semana depois do início da insulina, voltou para consulta na Unidade Básica de Saúde com glicemia capilar de 50mg/dL em jejum. A conduta adequada a ser adotada nesse caso é
Alternativas
Q3077387 Medicina
Paciente com fibrilação atrial crônica vai à consulta com sua Médica de Família e Comunidade (MFC). Está em uso de 5mg de varfarina e apresenta INR=3,5. O risco de sangramento não tem relevância nesse caso. A conduta adequada a ser adotada é
Alternativas
Q3077386 Medicina

Sobre o CAGE, instrumento utilizado para o rastreamento de transtornos por uso de álcool, NÃO é um aspecto avaliado pelo instrumento: 

Alternativas
Q3077382 Medicina
Analise a intervenção a seguir, feita por um preceptor a um estudante de medicina, após a realização de uma consulta.

“João, você estruturou sua consulta seguindo adequadamente as etapas que trabalhamos em sala de aula. E você demonstrou uma boa habilidade de se comunicar efetivamente com a paciente. Contudo, notei que você teve dificuldade de interromper a paciente em alguns momentos, perdendo o foco da consulta. É importante desenvolvermos essa capacidade de redirecionar a conversa quando o foco é perdido. Com o tempo, vamos desenvolver melhor essa sua habilidade. Isso vai ser mais fácil tendo em vista sua preocupação com os pacientes e seu compromisso com o estágio. O que acha?”.

A técnica de ensino-aprendizagem usada pelo preceptor foi a de
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C
5: E
6: B
7: A
8: E
9: B
10: C
11: A
12: E
13: B
14: B
15: C
16: D
17: B
18: C
19: E
20: A