Questões de Concurso Sobre traumas em medicina

Foram encontradas 442 questões

Q3282364 Medicina

Paciente de 30 anos, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no pronto-socorro estável hemodinamicamente, lúcido, contactuante. Dor em flanco esquerdo. Realizou tomografia computadorizada, que evidenciou hematoma perirrenal e lesão de parênquima esquerdo de 1,2 cm, sem contato com via excretora (ausência de extravasamento de contraste).


Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do trauma e a conduta inicial.

Alternativas
Q3279503 Medicina
Dr. Luiz Otávio é chamado em seu consultório pela enfermeira da equipe solicitando que avalie um lactente de 3 meses de vida que acabou de chegar nos braços da genitora, que está muito aflita. Ela lhe entrega seu filho e pede que examine a criança que não acordou bem, relata ainda que notou uma respiração ruidosa quando foi pegar a criança no berço e que a barriga da criança está “entrando” quando respira, coisa que nunca tinha acontecido anteriormente. Nega história familiar de atopia ou pródromos gripais. Dr. Luiz acalma a mâe e passa a examinar a criança que apresenta o exame físico a seguir: Paciente em regular estado geral, taquidispneico (frequência respiratória 62 incursões por minuto), descorado +/IV, saturando 94% em ar ambiente. Sistema respiratório apresenta murmúrio v esicular reduzido em ápice do hemitórax direito, com sibilo fixo na mesma região. Nota-se tiragem subdiafragmática e tosse. O Sistema cardiovascular tem bulhas normofonéticas em 2 tempos sem sopros. Diante da história e do exame físico, qual a suspeita mais compatível com o quadro do lactente em questão?
Alternativas
Q3279497 Medicina
Seu Antônio tem 55 anos é trabalhador rural e é etilista. Comparece a consulta com história que há duas semanas ao consertar a cerca de sua propriedade, feriu a mão esquerda com o arame. Ao retirar o curativo, a médica constata um abscesso na porção tenar da mão, de cerca de 3 cm, flutuando ao toque superficial. Em relação ao manejo deste abscesso pela médica de família e comunidade, qual a conduta correta?
Alternativas
Q3279384 Medicina
Homem de 24 anos,1,75 m, 68 kg, vítima de acidente automobilístico quatro horas antes, tendo ficado preso nas ferragens e sofreu esmagamento da perna direita. Chegou ao Pronto Socorro consciente, desorientado, com períodos de agitação intercalados com sonolência. Havia aspirado conteúdo gástrico durante o encaminhamento ao hospital. A família negava patologias prévias e vícios. Após administração sequência rápida de intubação orotraqueal, apresentou parada cardiorrespiratória. A droga utilizada no procedimento que provavelmente causou a PCR foi:
Alternativas
Q3279011 Medicina
O trauma raquimedular é uma condição que pode levar a deficit neurológicos permanentes, exigindo manejo imediato e adequado.
Assinale a alternativa que está correta em relação ao diagnóstico e ao tratamento do trauma raquimedular.
Alternativas
Q3279003 Medicina
O trauma cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. A esse respeito é correto afirmar:
Alternativas
Q3278677 Medicina
Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, vítima de acidente de trânsito, chega ao pronto-socorro com trauma abdominal. Apresenta frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto, pressão arterial de 90/60 mmHg, frequência respiratória de 28 incursões por minuto e palidez. O exame físico revela distensão abdominal sugestiva de hemorragia interna. O nível inicial de hemoglobina é de 9,5 g/dL, com suspeita de sangramento ativo. O paciente está consciente e nega doenças prévias conhecidas.
Qual é a conduta mais adequada em relação à transfusão de concentrado de hemácias (CH) nesse momento? 
Alternativas
Q3260176 Medicina
As fraturas de crânio são potencialmente muito graves porque podem resultar em lesões cerebrais que, se não corrigidas de imediato, podem causar morte da vítima; PROCEDIMENTOS EM FRATURA DO CRÂNIO:

I - Mantenha a cabeça levemente levantada.
II - Afrouxe as roupas no pescoço.
III - Apoie a cabeça em local firme.
IV - Se houver ferimento, cubra com gaze pressionando.
V - Dê algo para a vítima comer ou beber.

Estão corretas: 
Alternativas
Q3260174 Medicina
Na maioria dos acidentes de trânsito é comum que cabeça dos ocupantes do veículo se choque contra para-brisa, painel, volante, banco ou outro obstáculo, causando assim a:
Alternativas
Q3259375 Medicina
Sobre o uso da ultrassonografia (USG) em ambiente de urgência traumática e não traumática, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3259374 Medicina
Segundo o Advanced Trauma Life Suport (ATLS), durante a ressuscitação volêmica no paciente politraumatizado, o líquido de reposição deve estar a uma temperatura ideal de: 
Alternativas
Q3259367 Medicina
Com relação aos traumatismos torácicos, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3259365 Medicina

Paciente de 20 anos de idade foi trazido ao pronto-socorro após esmagamento da região perineal em acidente automobilístico, sem outros traumas (membros, craniano, tórax ou abdome). Após avaliação inicial, paciente apresentou impossibilidade de urinar e o raio x não evidenciou fratura de bacia.


Qual a hipótese diagnóstica e a conduta?

Alternativas
Q3259363 Medicina

Homem de 37 anos de idade, vítima de queda de moto após choque em alta velocidade com um carro, é trazido ao pronto socorro. Apresenta-se com vias aéreas pérvias, murmúrios vesiculares presentes e simétricos, FR de 30 ipm, FC de 125 bpm, PA de 90 x 50 mmHg. Apresenta ainda sinais de fratura em face, antebraço direito e perna direita. Dor à palpação da bacia e distensão abdominal, sem outras alterações.


Em relação a classificação do choque a indicação ou tratamento:

Alternativas
Q3259362 Medicina
Com relação ao FAST, no trauma abdominal, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3259360 Medicina
Um paciente politraumatizado, encontra se com abertura ocular ao estímulo doloroso, apresentando palavras inapropriadas e com flexão anormal. Nas alternativas a seguir qual o valor da escala de Glasgow correspondente:
Alternativas
Q3259356 Medicina
Com relação ao trauma cranioencefálico, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3259355 Medicina
Com relação ao trauma em gestantes, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3259352 Medicina
Com relação ao trauma, dentro de certos limites, o débito urinário pode ser utilizado para monitorar o fluxo sanguíneo renal. No adulto e para crianças abaixo de 1 ano respectivamente, a reposição adequada deve restabelecer um valor de débito urinário de aproximadamente:
Alternativas
Q3259351 Medicina
Com relação a reposição de sangue no trauma, assinale a alternativa CORRETA com relação a transfusão maciça:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: E
5: B
6: A
7: E
8: A
9: B
10: D
11: B
12: B
13: D
14: A
15: B
16: B
17: D
18: B
19: C
20: C