Questões de Concurso
Sobre traumas em medicina
Foram encontradas 388 questões
I. Rebaixamento do nível de consciência, com história de trauma cranioencefálico com escore da escala de coma de Glasgow menor que 15 e idade superior a 65 anos.
II. Alterações dos sinais vitais, com saturação arterial de oxigênio menor que 90%, enchimento capilar maior que três segundos.
III. Paciente com pressão arterial sistólica menor do que 90 mmHg, com febre e suspeita de neutropenia.
Quais estão corretos?
I- O exame FAST é normalmente realizado na parte "C” da avaliação primária, durante a avaliação da circulação e hemorragia, de acordo com as diretrizes do Advanced Trauma Life Support (ATLS).
II- O ultrassom fornece um importante exame de triagem inicial no paciente adulto com trauma. No entanto, o ultrassom não substitui os estudos de imagem mais sensíveis, muitas vezes necessários para identificar lesões específicas em pacientes com sintomas ou sinais abdominais ou torácicos preocupantes.
III- O objetivo principal do exame FAST é determinar a presença de líquido livre pericárdico, intratorácico ou intraperitoneal patológico, que aparece como uma coleção hiperecoica, ou a presença de pneumotórax.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Com relação aos hormônios na resposta ao trauma indique aquele cuja concentração está diminuída.
I Nas fraturas do tipo Lefort II as linhas de fratura tomam uma direção inferior na lâmina papirácea do osso etmoide, atravessando o assoalho da órbita e em torno do zigoma até as placas pterigoides.
II A maioria das fraturas maxilofaciais é intencionalmente reparada de maneira retardada, para permitir a redução do edema a elas associado que se desenvolve quase uniformente.
III Nas fraturas do tipo LeFort I o traço de fratura acompanha o assoalho do seio maxilar e, posteriormente, o tubérculo maxilar até as placas pterigoides.
IV Na prática, as fraturas de LeFort são frequentemente assimétricas, mistas ou impuras. Assim, pode haver uma fratura mista de LeFort de um lado e uma fratura Lefort II no outro lado da face.
Estão corretas:
Dentre as medidas terapêuticas abaixo propostas a mais adequada para este paciente é
Qual a pontuação na Escala de Coma de Glasgow (ECG) e o manejo inicial recomendado?
Qual é a conduta mais adequada no manejo inicial pré-hospitalar desse paciente, de acordo com o protocolo do ATLS?
Qual é a conduta inicial mais apropriada para este paciente?
Qual deve ser a intervenção inicial mais adequada no local para garantir a permeabilidade das vias aéreas?
Após a estabilização inicial, qual deve ser a conduta mais apropriada para o manejo desse paciente?
Qual é o procedimento correto de remoção e transporte no cenário pré-hospitalar para minimizar o risco de lesões adicionais?
Qual é o procedimento inicial de imobilização mais adequado no cenário pré-hospitalar?
Qual é a intervenção mais indicada?
Qual é a estratégia inicial mais apropriada para o manejo deste paciente?