Questões de Concurso Sobre uroanálise em medicina

Foram encontradas 124 questões

Q3228868 Medicina
Mulher grávida de 19 anos, na 14ª semana de gestação, procura a unidade de saúde com o relato de vômitos excessivos na última semana. Ela não tem diarreia, mas está clinicamente desidratada. O exame de urina é positivo para cetonas, proteínas e nitritos.
Considerando o relato, o diagnóstico provável é
Alternativas
Q3213525 Medicina
Na coleta de material para exame microbiológico de urina, a principal recomendação para evitar contaminação é: 
Alternativas
Q3190408 Medicina
A rabdomiólise é uma condição grave caracterizada pela destruição muscular, liberando substâncias tóxicas na corrente sanguínea. Sobre a semiologia em casos de rabdomiólise, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3093546 Medicina
A dosagem de ácido metilhipúrico na urina é um indicador biológico de exposição a qual substância?
Alternativas
Q3071746 Medicina
Um paciente de 58 anos, com histórico de tabagismo, apresenta-se com hematúria macroscópica. Um exame citopatológico da urina é realizado, revelando células uroteliais com aumento do índice núcleo-citoplasmático, núcleos hipercromáticos e irregulares, e aumento da granulosidade do cromatina. Não há evidência de células inflamatórias significativas. Qual é o diagnóstico citopatológico mais provável com base nesses achados?
Alternativas
Q3059272 Medicina
Assinale a alternativa correta sobre o exame de urina.
Alternativas
Q2575048 Medicina

Julgue o item que se segue.


De acordo com as normas de estudo relacionadas a Sindrome da Paralisia Flácida Aguda, em menores de 15 anos, em caso de suspeita de poliomielite, deve ser coletada oportunamente uma amostra de urina para identificação de possíveis poliovírus.


Alternativas
Q2548821 Medicina
Mulher, 29 anos, com histórico de asma, chega na emergência com febre (38,2°C), calafrios e dor no flanco direito. No exame físico, há presença de dor a punho-percussão lombar à direita. Nega episódios similares anteriores. Em exame qualitativo de urina, há presença de cilindros leucocitários. Qual é o patógeno que provavelmente está causando as alterações clínicas descritas?
Alternativas
Q2428219 Medicina

O exame de urina rotina tipo 1 procura estabelecer uma avaliação física, análise das propriedades químicas e avaliação das características microscópicas do sedimento urinário com pesquisa de elementos anormais. Além da análise microscópica da sedimentoscopia urinária, as tiras ou fitas reagentes quimicamente sensíveis proporcionam uma análise bioquímica múltipla, rápida e simples. Analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.


I- O pH urinário ácido promove precipitação de fosfato e oxalato de cálcio, enquanto o pH alcalino promove cristalização de ácido úrico e cistina.

II-A glicosúria pode refletir a presença de hiperglicemia ou disfunção tubular proximal.

III-A detecção de bilirrubina na urina sugere obstrução do fluxo biliar ou hepatite.

Alternativas
Q2420500 Medicina

Uma paciente de 25 anos de idade, G1, P0 A0, IG 40 semanas, foi internada em dia 22/01/2020 com quadro de pré-eclâmpsia e submetida a parto cesáreo no mesmo dia da internação, tendo alta hospitalar em 30/01/2020.


Assinale a alternativa incorreta em relação à cobrança dos procedimentos no laudo suplementar.

Alternativas
Q2409446 Medicina

Responda às questões de números 49 e 50 com base no caso clínico a seguir.


Paciente masculino de 69 anos dá entrada no pronto-socorro com queixa de tosse e expectoração amarelada há 4 dias. Relata febre alta não aferida, calafrios e sudorese noturna. Relata dois episódios de fezes líquidas no período. Nega cefaleia, disúria ou lesões de pele. Refere diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica com tratamento irregular. Tabagista com carga tabágica de 30 maços/ano.

Ao exame, encontra-se em REG, consciente e orientado, desidratado ++/4+; temperatura axilar 38° C; FR 22 irpm, PA 120 x 70, ritmo cardíaco regular em 2 tempos sem sopros; FC 124 bpm, MV presente com EC em base e 1/3 médio HTD, saturação O2 92% em ar ambiente, dextro 340 mg/dL.

RX de tórax:


Se tivesse que avaliar o risco de evolução desse paciente pedindo somente um exame, o mais importante seria

Alternativas
Q2409110 Medicina

A cristalúria na urina é classificada em três grupos: habituais, patológicas e artefatuais. Numerosos medicamentos podem ser responsáveis por cristalúria. Qual medicação a seguir é responsável por cristais hexagonais no exame laboratorial de urina, semelhantes aos cristais de cistina sendo negativos na luz polarizada?

Alternativas
Q2373655 Medicina
Os exames laboratoriais de rotina são imprescindíveis para o bem-estar e para garantir a qualidade de vida. Eles auxiliam na avaliação do estado atual de saúde, e ajudam a prevenir doenças, bem como identificar alterações precocemente, a partir da análise da amostra de interesse clínico.

Com relação a imagem abaixo, ela se refere a reagente utilizado em um exame de: 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2364564 Medicina
Mulher, 27 anos de idade, internada devido pielonefrite, em D4 de Ceftriaxone. O resultado de urocultura coletada na admissão demonstra E. Coli ESBL (Extended Spectrum Beta Lactamase).

Com base nessa situação hipotética, o esquema de antibioticoterapia mais adequado é
Alternativas
Q2341388 Medicina
É considerada hematúria de origem glomerular aquela em que há as seguintes alterações urinárias:
Alternativas
Q2319119 Medicina
Um trabalhador metalúrgico, auxiliar de produção em fábrica de baterias para automóveis, procura o ambulatório da sociedade empresária com queixa de episódios de cólicas abdominais frequentes, dores articulares intensas no pé direito, fadiga e dificuldade de concentração.
Ao exame clínico o médico detecta sinais flogísticos intensos na primeira articulação metatarsofalângica do pé direito do trabalhador, assim como linha azul em suas gengivas. Em seu hemograma, este paciente apresentou sinais de anemia, com pontilhados basófilos em hemácias, e exame de urina com excesso de ácido delta aminolevulínico (ALA-U).
Nesse caso, assinale a opção que indica a principal suspeita diagnóstica.
Alternativas
Q2317906 Medicina
Paciente de 35 anos, sexo feminino, previamente hígida, inicia quadro de polaciúria e disúria há 3 dias. Alérgica a sulfa. Nega febre. Nega infecções prévias.
Assinale a opção que apresenta a conduta adequada para o caso. 
Alternativas
Q2317898 Medicina
Paciente de 75 anos, sexo feminino, foi submetida a cineangiocoronariografia diagnóstica. Dois dias após, a creatinina começou a aumentar, apesar do débito urinário mantido. A sedimentoscopia urinária demonstrou cilindros epiteliais.
Assinale a opção que apresenta a provável causa da insuficiência renal aguda.
Alternativas
Q2317865 Medicina
Paciente admitido com cetoacidose diabética, realizou teste urinário com nitroprussiato, que demonstrou cetonúria. Após 24 horas de tratamento, apesar da melhora do quadro, o paciente apresentava aumento da cetonúria.
Sobre o caso, é correto concluir que
Alternativas
Q2308123 Medicina
Sobre a dosagem urinária de ácido vanilmandélico (VMA), assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Sua análise é mais _______ do que a das catecolaminas, mas é ________ sensível do que outros testes (com sensibilidade de 65-81% e especificidade de 90%).
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E
5: D
6: C
7: E
8: D
9: D
10: A
11: C
12: E
13: A
14: D
15: D
16: A
17: C
18: A
19: C
20: C