Questões de Concurso Sobre higiene e inspeção de produtos de origem animal (hipoa) em veterinária

Foram encontradas 1.140 questões

Q3103345 Veterinária
O leite consiste de uma mistura homogênea de grande número de substâncias. Tradicionalmente, o principal componente padronizado durante o beneficiamento do leite de consumo é a gordura láctea. O produto será considerado integral quando apresentar um teor mínimo 3% (m/m) de gordura e para o desnatado um valor máximo de gordura de:
Alternativas
Q3103344 Veterinária
O tratamento UHT, ou de temperatura ultra-alta, requer um esterilizador e uma unidade asséptica (para embalar o produto). É usado para produtos de baixa acidez (pH acima de 4,6), como leite UHT, leite UHT aromatizado, cremes UHT, e outras opções de lácteos. A temperatura utilizada no processo UHT é entre:
Alternativas
Q3103342 Veterinária
Pescado congelado é aquele submetido a processos de congelamento rápido, de forma que o produto ultrapasse rapidamente os limites de temperatura de cristalização máxima. O processo de congelamento rápido somente pode ser considerado concluído, de acordo com o Decreto nº 9.013/17, quando o produto atingir a temperatura de:
Alternativas
Q3103341 Veterinária

De acordo com o Decreto nº 9.013/17 sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, os produtos destinados ao aproveitamento condicional em decorrência do julgamento da inspeção ante mortem e post mortem, devem ser submetidos, a critério do SIF. Sobre esse contexto, analise as afirmações abaixo:


I - pelo frio, em temperatura não superior a -5ºC (cinco graus Celsius negativos) por dez dias;


II - pelo sal, em salmoura com no mínimo 24ºBe (vinte e quatro graus Baumé), em peças de no máximo 3,5cm (três e meio centímetros) de espessura, por no mínimo vinte e um dias;


III - pelo calor, por meio de cozimento em temperatura de 76,6ºC (setenta e seis inteiros e seis décimos de graus Celsius) por no mínimo vinte minutos;


IV - pelo calor, por meio de fusão pelo calor em temperatura mínima de 121ºC (cento e vinte e um graus Celsius). 


Dos itens acima: 

Alternativas
Q3094223 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº 003, de 28 de junho de 2024 normatiza o regime de trabalho dos servidores e empregados públicos que atuam na inspeção: 
Alternativas
Q3094222 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM Nº 004 de 28 de junho de 2024 define a frequência de comunicação de dados de produção e mapas nosográfico de abate dos estabelecimentos registrados no S.I.M.-CIMERP à Coordenadoria do Serviço de Inspeção como:
Alternativas
Q3094221 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº 001 de 06 de março de 2024 que trata sobre a obrigatoriedade da apresentação e implantação dos programas de autocontrole pelos estabelecimentos registrados no S.I.M.-CIMERP. Essa legislação, apresenta a possibilidade de elaboração de um programa especial de implementação para as agroindústrias de pequeno porte e também traz a possibilidade de que no inicio do relacionamento com o S.I.M.-CIMERP ela possa apresentar descrito somente alguns elementos. Com base nisso assinale a alternativa que não representa um PAC obrigatório para registro das agroindústrias de pequeno porte.
Alternativas
Q3094220 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº002 de 06 de março de 2024 estabelece os procedimentos para cálculo do Risco Estimado Associado ao Estabelecimento (RE) através de uma fórmula, cujo resultado dessa operação é utilizado para determinar a frequência mínima de fiscalização de estabelecimentos sujeitos a inspeção periódica. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta a fórmula correta?
Alternativas
Q3094218 Veterinária
A Instrução Normativa CIMERP/SIM nº 001, de 02 de junho de 2023, traz um quadro com as orientações para confecção da chancela do selo S.I.M. para embalagens e carimbos, com base nesse quadro, o Modelo V é para ser aplicado em carcaças ou quartos de bovinos e bubalinos. Assinale a alternativa com o tamanho desse selo: 
Alternativas
Q3094216 Veterinária
O Projeto CONSIM tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional.
(Fonte: Ministério da Agricultura. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/ptbr/assuntos/defesa-agropecuaria/suasa/projeto-consim-1/projeto-consim).

Com base nas informações disponibilizadas na página do projeto, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3094215 Veterinária
Os critérios para avaliação de equivalência ao SUASA relativos à estrutura física, dependências e equipamentos de um estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de produtos de origem animal foi definido pelo MAPA em 2017, através da IN n°05. Com base nesses critérios julgue as seguintes afirmativas:

( ) O estabelecimento agroindustrial de pequeno porte deve pertencer, de forma individual ou coletiva, a agricultores familiares ou equivalentes ou a produtores rurais e possuir área útil construída até 250m² (considerando banheiros e vestiários), com finalidade exclusiva ao processamento de produtos de origem animal.

( ) O estabelecimento que estiver anexo a residência, pode ter uma entrada comum a mesma, desde que possua barreira sanitária no ponto de acesso e um aviso que é proibida a entrada de pessoas não autorizadas na área industrial.

(....) O estabelecimento deve ser construído de maneira a propiciar uma circulação de ar adequada, com pé direito de altura satisfatória que permita boas condições de temperatura e ventilação e de forma que o fluxo de ar não siga da área mais contaminada para a área menos contaminada. Em caso de insuficiência de manutenção do conforto térmico na área de processamento e produção, o estabelecimento pode lançar mão de exaustores e climatizadores, não sendo permitida a instalação de ventiladores.

(....) Piso, paredes, forro (ou teto) da área de processamento devem ser impermeáveis, de cor clara, de material resistente que permita limpeza e desinfecção adequada.


Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3094214 Veterinária
A inspeção e fiscalização sanitária em estabelecimentos agroindústrias de pequeno porte que processam produtos de origem animal para consumo humano, são regidas pela Instrução Normativa número 16 de 23 de junho de 2015 do Ministério da Agricultura e Pecuária, desde que o ente responsável por executar tais funções não possua regulamento próprio. Com base nessa legislação é correto afirmar:
Alternativas
Q3094213 Veterinária
Recentemente, a Portaria 672 de 08 de abril de 2024 do Ministério da Agricultura, estabeleceu os procedimentos para cadastro dos Serviços de Inspeção, estabelecimentos e produtos no e-SISBI, bem como as regras e diretrizes para o processo de Integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Para os consórcios públicos que executam os serviços de inspeção é obrigatório incluir no e-SISBI:

(I) Relação de municípios que compõe o consórcio.
(II) Programa de trabalho elaborado de acordo com o modelo definido e disponibilizado pelo MAPA.
(III) Protocolo de intenções entre o consórcio e os municípios que contemple, de forma expressa, a atividade de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.
(IV) População de cada município que compõe o consórcio.
Alternativas
Q3084768 Veterinária
A inspeção de produtos de origem animal é regida pela Lei n° 1.283, de 18 de dezembro de 1950 e pela Lei n° 7.889, de 23 de novembro de 1989, as quais dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, tendo sido regulamentadas pelo Decreto n° 9.013, de 29 de março de 2017, e suas atualizações, intitulado Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), além da Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) possui, em sua estrutura regimental, o DIPOA ao qual compete elaborar as diretrizes de ação governamental para a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal que serão executados por meio do SIF. Dessa forma, o SIF é o responsável pela inspeção e fiscalização nos estabelecimentos registrados junto ao DIPOA, seguindo as determinações estabelecidas no RIISPOA que abrangem todo o processo de fabricação realizado nos estabelecimentos que recebem bovinos e bubalinos para abate, manipulação, distribuição ou industrialização.
Assinale a alternativa que indica a doença em que NÃO se condenam carcaças e órgãos de bovinos acometidos. 
Alternativas
Q3081873 Veterinária
Sobre os padrões de identidade e qualidade do queijo, analise as afirmativas a seguir.

I. Queijo fresco é o que está pronto para o consumo logo após a sua fabricação.
II. Considera-se a data de fabricação dos queijos frescos o último dia da sua elaboração e, para queijos maturados, o dia do término do período da maturação.
III. O processo de maturação de queijos pode ser realizado em estabelecimento sob inspeção federal diferente daquele que iniciou a produção, respeitados os requisitos tecnológicos exigidos para o tipo de queijo e os critérios estabelecidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal,B para garantia da rastreabilidade do produto e do controle do período de maturação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3081872 Veterinária
O queijo artesanal é um dos maiores patrimônios do povo mineiro. Para regulamentar e proteger sua produção e dar novo impulso à comercialização, inclusive fora do estado, foram criadas normas sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais de Minas Gerais. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3081869 Veterinária
A água dura é um problema para a ação dos sabões, para o cozimento de vegetais e para sua utilização na indústria. A origem da dureza das águas pode ser natural (por exemplo, dissolução de rochas calcárias, ricas em cálcio e magnésio) ou antropogênica (lançamento de efluentes industriais). A dureza da água é expressa em mg/L, equivalente em carbonato de cálcio (CaCO3). O Valor Máximo Permitido (VPM) para o parâmetro dureza da água no padrão organoléptico de potabilidade é de:
Alternativas
Q3081867 Veterinária
As principais causas de condenações de carcaças e vísceras estão relacionadas com a presença de lesões sugestivas de doenças como tuberculose, brucelose e cisticercose, além de alterações advindas de manejo pré-abate e abate inadequados, como contaminações, contusões e fraturas. Analise as afirmativas a seguir.

I. Carcaças ou partes de carcaças ou órgãos com abcessos ou lesões supuradas localizadas, sem comprometimento dos linfonodos e de outros órgãos, e se a carcaça se encontrar em bom estado geral, após a remoção das partes atingidas – serão liberadas, caso não haja essa possibilidade, serão condenadas.
II. Carcaças com icterícia (carcaça, órgãos e vísceras), coloração amarela na gordura, tecido conjuntivo, aponeuroses, ossos, túnica interna dos vasos – terão condenação total.
III. Carcaças com tuberculose caseosa ou calcificada discreta (mais de um linfonodo), com reação em linfonodos satélites – destina a carcaça, órgãos e vísceras a tratamento pelo calor, após condenação das áreas atingidas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3075771 Veterinária
Um produtor de leite está preocupado com a ocorrência de mastite em seu rebanho. Após realizar os testes diagnósticos adequados, foi confirmado que a mastite está sendo causada por bactérias. Qual das alternativas abaixo apresenta a medida de controle mais adequada para prevenir e controlar a mastite em um rebanho leiteiro? 
Alternativas
Q3074880 Veterinária
Indique qual dos seguintes métodos é utilizado na inspeção sanitária de leite e produtos lácteos em laticínios, e qual a importância dessa metodologia. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: D
6: A
7: A
8: A
9: C
10: D
11: C
12: B
13: B
14: A
15: A
16: A
17: C
18: A
19: B
20: A